coaching-professores-lideranca

Coaching para Professores: desenvolvendo a liderança

Por: José Roberto Marques | Blog | 24 de junho de 2019

Ser professor é algo verdadeiramente admirável. São indivíduos que escolheram como missão de vida compartilhar conhecimentos, para que outras pessoas tenham a oportunidade de também terem uma profissão, uma carreira e se desenvolverem em suas trajetórias e jornadas evolutivas. 

Admiro ainda mais os professores, pois trabalhar com educação em nosso país é algo que requer bastante força de vontade, amor e paixão pelo o que faz e desejo de querer ver todos tendo a possibilidade de superar suas barreiras e obstáculos, no sentido de alcançarem resultados extraordinários em suas vidas. 

Diante disso, hoje resolvi falar um pouco sobre como o Coaching colabora para potencializar ainda mais a atuação destes grandes mestres de nossas vidas, ajudando-os a vencerem e superarem os desafios de sua profissão, que realmente não são poucos, para tornarem-se indivíduos respeitados na prática e realizados com o que fazem. 

Acompanhe-me nesta leitura e confira:

Os desafios enfrentados pelos professores

Você conhece ou já ouviu falar em Coaching para Professores? Pois bem, esta é uma abordagem voltada a atender as necessidades no que tange o desenvolvimento profissional e pessoal dos mestres. Tem como objetivo dar a eles todo o suporte que precisam para desenvolver novas competências, expandir suas habilidades e impulsionar seus resultados como professor ou líder na escola ou universidade.

Mesmo não sendo desta área, todos nós estamos cientes de que a rotina de um professor, no Brasil, na maioria dos casos, não é compatível com a sua importância social. Os professores são os responsáveis por educar o país e são os primeiros a transformar homens comuns em homens extraordinários.

Ainda assim, seus desafios à frente de uma sala de aula ou na direção de uma unidade escolar não são poucos, aliás, são os mais diversos. Isso exige preparo e também o desenvolvimento de competências de liderança, para que possam, não apenas compartilhar conhecimentos, mas também aprender a liderar pessoas, inspirar, dar exemplo e agir com ainda mais efetividade.

Os benefícios do Coaching no desenvolvimento da liderança dos professores

Não se engane; a liderança é uma competência comportamental essencial a todos os tipos de profissionais e, com os professores, não é diferente. Liderar uma escola; equipe escolar e, desenvolver uma autoridade positiva, frente aos alunos, é muito importante, para que o professor possa ter um bom desempenho como líder e, para que sua atuação ao administrar, lecionar e realizar seu trabalho, de uma forma geral, tenha mais chances de sucesso.

Confira, a seguir, os benefícios que o Coaching oferece aos professores, para que estes desenvolvam, efetivamente e na prática, a sua liderança, dentro e fora de sala de aula. 

Desenvolve e aprimora habilidades e competências

O Coaching para Professores atua no desenvolvimento de habilidades técnicas, emocionais e comportamentais em déficit, no aprimoramento de suas competências, a vencer suas atitudes e crenças limitantes e expandir sua mentalidade como líder. Este mix de qualidades é um ponto-chave para que professores tornem-se líderes coaches em suas escolas e tenham uma atuação de excelência em seus ambientes de trabalho.

Desperta a liderança

Outro aspecto importante que o processo trabalha é no entendimento de que ser líder independe do cargo ou função, ou seja, um professor é um líder quando inspira seus alunos e colegas positivamente, quando dá bons exemplos, age de maneira correta, se comunica de forma assertiva e consegue transmitir e compartilhar seus conhecimentos, de maneira assertiva, às pessoas à sua volta.

Além disso, o Coaching atua para que os professores possam incorporar habilidades de gestão de pessoas e uma visão de negócios ao seu portfólio de conhecimentos.

Ajuda na superação de bloqueios e crenças limitantes

Estou falando de uma metodologia que é ainda um poderoso apoio para que esses maravilhosos profissionais possam vencer suas crenças limitantes, os pensamentos sabotadores que impedem um desempenho de excelência de sua parte. 

Desenvolve a inteligência emocional

O Coaching para professores também é essencial para que os mestres escolares desenvolvam maior inteligência emocional, no sentido de ajudá-los a lidar melhor com os desafios da sua profissão, com as pressões do dia a dia, falta de valorização, com o estresse e ansiedade, bem como para que eles consigam desenvolver qualidades fundamentais como: automotivação, planejamento, determinação, resiliência e engajamento.

Tudo isso, para que eles tenham maior tranquilidade para trabalhar e fazer o que verdadeiramente amam, que e transmitir conhecimentos a seus alunos e colaborar para a formação destes. 

Melhora a relação com os alunos

Um dos grandes desafios enfrentados pelos professores, seja da rede pública ou privada, é lidar com a grande diversidade de alunos e com o comportamento destes em sala de aula. Digo isso, pois, muitas vezes, é difícil prender a atenção deles, o que pode acabar gerando dispersão e conflitos desnecessários. 

Assim, o processo de Coaching aplicado à educação tem como objetivo tornar a comunicação dos professores cada vez mais assertiva, para que eles compreendam de que forma os seus alunos recebem melhor o conteúdo que está sendo passado e, com isso, seja possível prender a atenção destes, sem que eles se dispersem e acabe gerando conversas paralelas, que atrapalhem o andamento da aula. 

Com isso, a relação aluno/professor tem grande potencial de melhoria, já que os estudantes passarão a ter maior facilidade para aprender e o professor também para ensinar. 

Faça Coaching e transforme a sua liderança em sala de aula

Como deu para acompanhar ao longo do texto, o Coaching é um processo poderoso, que só tem a agregar à atuação do professor, tanto dentro, quanto fora de sala de aula. Por meio de suas técnicas e ferramentas, comprovadamente eficazes, o profissional consegue desenvolver e aprimorar ainda mais a sua liderança, conseguindo conectar-se, verdadeiramente, com seus alunos e transmitir o conhecimento necessário para que estes tenham uma formação de excelência em sua vida acadêmica. 

Além disso, por meio desta metodologia, é possível também tornar-se líder, não só em sala de aula, mas na escola como um todo, inspirando os outros professores a atuarem com excelência, através do seu exemplo e do compartilhamento de tudo o que você aplicar, bem como das mudanças, técnicas e comportamentos que você empregar, após implementar o Coaching em sua atuação. 

O que está esperando então, professor? Conheça a formação Leader Coaching Training – LCT, um curso voltado ao desenvolvimento de habilidades de liderança, por meio das técnicas e ferramentas de Coaching, e expanda seu leque de possibilidades, aumentando suas chances de sucesso como professor e líder, como foi o que aconteceu com a professora Helen Caetano, que se permitiu ir além e teve a sua carreira, bem como a sua vida pessoal transformada pelo processo de Coaching:

Faça como a Helen e permita que o Coaching transforme a sua liderança, dentro e fora de sala de aula!

Tudo isso somado, impacta diretamente na qualidade da liderança do professor, em seu empoderamento profissional e pessoal e na certeza de que este dá o seu melhor para fazer valer sua missão de ensinar o outro e aprender, crescer e evoluir também.

Agora me conte, professor: o que você achou deste conteúdo? Já sabia que o Coaching pode te ajudar a ter uma performance ainda melhor com seus alunos e também com seus colegas de trabalho? Deixe o seu comentário, falando sobre suas experiências profissionais e, se este texto fez sentido para você, compartilhe-o em suas redes sociais, para que ele possa ajudar ainda mais professores a se transformarem através do Coaching. 

 

Copyright:DGLImages/Shutterstock

Deixe seu Comentário: