Cenários estratégicos

Fisher Photostudio/Shutterstock Conhecer bem os cenários estratégicos é essencial a todas as empresas. Veja as razões!

Num mercado cada vez mais competitivo, conhecer os cenários estratégicos é realmente essencial às empresas, uma vez que saber o que acontece ao seu redor é o que permite a uma organização não ficar para trás, poder aproveitar as oportunidades, tirar vantagens dos momentos e tendências, lidar com as ameaças, criar soluções e inovações e se tornar cada vez mais competitiva.

Como tal, para identificar os diferentes cenários estratégicos, é muito importante conhecer as dimensões do macroambiente da empresa, olhar para frente e entender o que querem dizer e se, as tendências podem ou não se confirmar no futuro. Esta avaliação também é importante para decifrar aquilo que é vantajoso ou não para sua empresa e orientar sobre qual a direção mais propícia ou não para o seu negócio seguir.

Portanto, para não errar, é preciso definir bem quais são os alvos da empresa e, analisar como eles se encaixam nestes cenários ou não. E ai que entra o Coaching oferecendo a visão sistêmica que o empresa precisa ter em relação ao empreendimento, ao mercado e ao seu futuro.

Análise Swot – uma ferramenta poderosa

Uma das melhores ferramentas para avaliação dos cenários estratégicos é a Análise Swot que dá uma visão geral do negócio por meio da captação de informações importantes em relação a ele e aos seus concorrentes. Baseado em quatro pontos fundamentais, o método consiste em identificar as Vantagens e Oportunidades, bem como as Ameaças e Fraquezas do seu empreendimento.

No que tange os fatores internos, de forma resumida, podemos dizer que consiste em conhecer as oportunidades e vantagens da sua empresa naquele cenário, identificar quais são as chances que ela tem de crescimento, de se destacar no mercado e quais são seus diferenciais frente aos seus concorrentes.

Olhando para fora, para os fatores externos, podemos dizer que são as fraquezas do negócio (pontos de melhoria, limitações na gestão, falta de investimentos, falta de qualificação) e também os fatores que ameaçam seu sucesso (concorrentes; preço e praça). Conhecer todos estes elementos é então, muito importante para saber onde a empresa está e onde pode chegar.

Benefícios do Coaching na Identificação dos Cenários Estratégicos

PSC

O Coaching é um processo de desenvolvimento humano e aceleração de resultados, como tal é um aliado poderoso das empresas no aprimoramento e evolução técnica, emocional e comportamental de seus colaboradores e líderes de forma planejada, rápida e objetiva.

Quanto mais preparados estes profissionais estiverem, maior também será a efetividade de seu trabalho, mais assertiva a tomada de decisões, a construção do seu planejamento estratégico, ou seja, a identificação e o aproveitamento dos cenários estratégico em prol do crescimento do negócio.

Portanto, além de ferramentas como a Análise Swot, você tem no Coaching um poderoso instrumento de transformação de cenários estratégicos em resultados extraordinários, pois para tirar melhor proveito dos momentos, contar com lideranças preparadas é essencial para conduzir a empresa ao sucesso.

E se você quer tornar seus profissionais ainda mais preparados para identificar os cenários estratégicos, aproveitar as oportunidades e acelerar os resultados da sua empresa, conheça a formação Business And Executive Coaching, potencialize suas ações e seja ainda mais bem-sucedido na administração do seu negócio.