Coaching em Grupo na empresa com profissionais trocando ideias de pé

Tsyhun/Shutterstock O Coaching em Grupo trabalha a sinergia e o desenvolvimento dos profissionais em conjunto

Antes de iniciar um processo de Coaching em Grupo é importante entender que toda equipe é um grupo, mas nem todo grupo é uma equi­pe. É simples de explicar, vamos lá. Um grupo é caracterizado por um conjunto de pessoas que apresentem objetivos em comuns, e que se reúnem por afinidades, interesses em de­bater esses objetivos etc. A formação de um grupo pode gerar bons resultados a partir da troca positiva entre os seus par­ticipantes. Entretanto o simples fato de formar um grupo não os torna em uma equipe.

A equipe é um tanto quanto diferente do grupo. Além do fato de estarem reunidos em prol de um mesmo objetivo, alguns pontos positivos caracterizam uma equipe. O trabalho desenvolvido nas equipes normalmente tem uma sinergia muito grande, tendo como consequência um ambiente de trabalho mais criativo e confiável.

Coaching em Grupo – Como Funciona o Trabalho com as Equipes

No Coaching Group nem sempre trabalhamos com equi­pes. Só estaremos trabalhando com equipes se esses grupos forem, por exemplo, um departamento de uma mesma em­presa. Trabalhando com grupos mistos de pessoas de vários lugares, formações, necessidades e carreiras não podemos exigir deles a coesão de uma equipe.

O verdadeiro diferencial de uma equipe é a certeza de que todos ali são imprescindíveis na conclusão da tarefa, bem como a convicção de que o somatório de todos os elementos do grupo torna aquele conjunto bem mais forte do que ele eventualmente seria se fosse desmembrado em seus representantes. A ideia – tornada clichê, mas ainda assim verdadeira de que a união faz a força é sempre essencial para que exista ali de fato uma equipe.

Há nas equipes um nível de colaboração muito grande, um sentimento disseminado de ajuda mútua. O trabalho é desenvolvido de uma forma mais transparente, podendo um contar com o outro espontaneamente, sabendo que sempre que preciso, existirá o apoio necessário. Ou seja, as pessoas trabalham como um time coeso. Mas ambientes de equipe não eliminam a possibilidade de conflitos, pois os conflitos fazem parte da essência humana. Eles servem como parâmetro dos pontos a serem desenvolvidos.

Pense nas experiências em que você se sentiu energizado e, sobretudo, produtivo em esforços em grupo. Lembre-se de um momento em que, mesmo por um instante, você tenha se sentido verdadeiramente ligado ao grupo em que estava. Pode ter ocorrido numa reunião familiar, com amigos, num relacionamento ou em sua comunidade. É possível que tenha acontecido no trabalho, numa equipe, num departamento ou numa organização.

PSC

Pense em imagens específicas do quanto você se sentiu animado e elevado pelo grupo com o qual estava trabalhando, se socializando ou se divertindo.

  • Qual foi a sensação?
  • Que tal se você pudesse experimentar essa mesma sensação com a maioria dos grupos de que faz parte?

Isso é sinergia no âmbito da equipe. E o Coaching em Grupo pode ajudar a fazer com que essas sensações sejam perma­nentes.

Fundamentos para Criar um Campo Coletivo de Energia no Grupo

Os grupos são capazes de gerar poderosos campos de energia. No entanto é importante que a consciência da bus­ca da formação desse campo seja comum a todos. Campos coletivos têm o poder de criar uma visão compartilhada e edificante. Esse tipo de grupo conhece a interligação descrita pela física quântica e os antigos iogues.

Para gerar um campo coletivo de energia é necessário realizar alguns passos: garantir um ambiente seguro, para que se possa estabelecer um contato efetivo, onde todas as pessoas se sintam confortáveis para expor seus pontos de vista sobre qualquer tipo de assunto e assim se ajudarem mutuamente.

Para que isso seja eficaz é importante que todos os membros do grupo estejam abertos para receber todos os tipos de informações e energias, havendo, com isso, uma verdadeira troca de experiências. Esse é então o segundo passo para gerar um campo coletivo.

O terceiro passo é desenvolver atividades para criar a abertura. Por exemplo, em um Coaching Group pode ser in­serida uma pessoa estranha, para que os participantes possam compartilhar com ela os maiores desafios e angústias que existem na vida de cada um e entre o grupo como um todo.

Sendo assim, todos devem ouvir com aceitação incondi­cional o que este membro externo tem a dizer, sem inter­rupções. Com isso, haverá uma possibilidade maior de se alcançar o cerne do problema e chegar a uma solução que beneficie a todos.

Essas trocas sempre são poderosas. Evidentemente, quanto mais abertura nós criamos, maior é a energia do grupo, ou somente entre você e seu coachee, e grandes são as pos­sibilidades de mudança de vida. Assim é criado um ambiente propício para que ocorram processos de cocriação, com a intenção de que as pessoas deem apoio umas às outras e em todos os momentos, alegres e tristes. Para que atinjam seus objetivos de forma mais rápida.