Cultivar o pensamento positivo transforma a maneira como encaramos a vida e torna as experiências verdadeiras oportunidades para conquistarmos os nossos objetivos. O seu poder reflete em nossa saúde e bem-estar, porque aprendemos a ressignificar as situações. Esses conceitos são a base da psicologia positiva.

Psicologia Positiva e o Coaching – Entenda sua Influência em Nossa Saúde

Evgeny Atamanenko/Shutterstock O Coaching e a Psicologia Positiva influenciam positivamente no bem-estar e na saúde do ser humano

A Psicologia Positiva originou-se nos anos 1990 com a dedicação do ex-presidente da Associação Americana de Psicologia, Martin Seligman, em entender as origens da felicidade. Em seu livro: Felicidade Autêntica, o especialista diz que a felicidade é algo que deve ser cultivado diariamente com bom-humor, otimismo e gentileza.

Apesar de ter surgido nessa época, os profissionais da saúde já se preocupavam com a ação das emoções no organismo humano há mais tempo. A Psicologia Positiva se aprofundou ainda mais nesse conceito. Não desconsidera as patologias, mas foca na esfera mais iluminada da mente para promover a qualidade de vida a partir da natureza positiva das experiências e vivências do indivíduo. Baseada na importância do equilíbrio entre mente e corpo, é inspirada a psicologia humanista.

A Psicologia Positiva orienta os pacientes a olhar para si mesmo e encontrar não apenas os seus desejos e emoções reprimidas, como é o caso das terapias convencionais. Eles são levados a enxergar principalmente as qualidades arquivadas na mente, que nem sempre estão na esfera da consciência. Dessa forma, passam a mentalizar os seus objetivos e a valorizá-los em detrimento das dificuldades.

Somos escravos de nossas crenças e valores. Quando estamos focados em limites autoimpostos, tendemos a ser pessoas infelizes, desmotivadas, desanimadas e frustradas. Essas emoções tendem a influenciar negativamente o bom funcionamento do organismo e até causar doenças. Por outro lado, a ação do pensamento positivo preserva a saúde.

Felicidade, otimismo e fé são verdadeiros escudos contra doenças. A teoria da psicologia positiva tem sido reforçada por diversos estudos científicos que comprovam fisiologicamente a influência das emoções e pensamentos no comportamento das células, neurotransmissores, entre outros sistemas do organismo. Apesar do tipo de pensamento cultivado não ser a única causa das patologias, ser uma pessoa negativa pode aumentar as chances de desenvolver principalmente colesterol, doenças coronárias, obesidade, problemas gástricos e de pele e alterações nas produções hormonais.

PSC

Tudo isso acontece porque as emoções não são apenas vividas mentalmente. Elas geram uma resposta fisiológica imediata. Basta lembrarmos quando ficamos com raiva, por exemplo. Esse estado mental cria sintomas físicos, como aumento da pressão e circulação mais rápida do sangue. Quando essas condições são constantes, tornam o organismo mais suscetível às doenças.

Psicologia Positiva e Coaching  

O Coaching Positivo utiliza-se dos conceitos de psicologia positiva para auxiliar as pessoas nos processos de autotransformação que influencia em seu bem-estar. O método orienta os coaches a identificarem e potencializarem os seus recursos internos para alcançar a satisfação e felicidade, elementos que interferem diretamente na maneira como eles se relacionam com o mundo.

Quem passa por esse processo aprende a utilizar as suas emoções com inteligência, ter uma postura positiva diante das adversidades e cultivar a resiliência. O resultado é o alcance do equilíbrio entre corpo e mente, o que acaba ajudando no bom funcionamento dos órgãos e sistemas.

“Ter felicidade é ter saúde”. Precisamos estar bem física e mentalmente para obtermos a energia necessária a conquista dos nossos sonhos e objetivos. Tenha mais qualidade de vida com as técnicas do coaching e da psicologia positiva. No IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, você encontra o método adequado às suas necessidades!

E você, costuma cultivar pensamento positivo? Conte as suas experiências nos comentários!