O Coaching é uma metodologia fantástica por dois motivos: o primeiro é o fato de ser realmente eficaz e trazer resultados extraordinários em um curto espaço de tempo; já o segundo se refere à sua versatilidade, pois se encaixa perfeitamente em qualquer área. Desse modo, se você tem objetivos relacionados tanto à vida pessoal quanto profissional, um Coach poderá te ajudar a alcançá-los. Para saber mais a respeito da relação entre Coaching e carreiras é só continuar acompanhando o artigo.

Coaching e Carreiras – A Metodologia Que Te Ajuda a Alcançar o Sucesso

Cada indivíduo possui dentro de si um grande potencial, porém, para acioná-lo é preciso utilizar as ferramentas e os mecanismos certos e é exatamente nesse ponto que o Coaching se encaixa. Com a ajuda de um Coach de Carreira você tem a oportunidade de se conhecer melhor, identificar seus pontos fortes e aqueles que precisam ser desenvolvidos, definir metas e até, quem sabe, alterar a rota e mudar de área.

O conhecimento técnico é algo realmente importante, entretanto, apenas um diploma não será capaz de te fazer alcançar o sucesso. É preciso ir além, saber o que deseja, ter um planejamento para realizar as suas metas e buscar desenvolver outras habilidades que também são necessárias, como, por exemplo, a inteligência emocional, a autoconfiança, a liderança, entre tantas outras.

7 Benefícios Que o Coaching de Carreiras Pode Te Oferecer

O Coach de Carreira faz diversas perguntas ao seu coachee, nome dado ao cliente, para identificar as questões que mais precisam de atenção durante o processo. Então, com base nas respostas dadas, ele irá definir os caminhos a serem seguidos, para que o indivíduo desenvolva todas as habilidades que precisa para alcançar os seus objetivos. Confira, a seguir, os principais benefícios que o Coaching pode oferecer para a sua carreira e a sua realização profissional.

1 – Reconhecimento do Seu Valor Como Profissional

Muitas vezes, o profissional está tão acostumado com o seu trabalho, que acaba se esquecendo do valor que oferece através dele. Desse modo, o Coach de Carreira irá ajudar a resgatar essa autoconsciência do coachee em relação às suas qualidades, seus pontos de melhoria e ao seu perfil como um todo. Reconhecer o valor que se tem a oferecer é fundamental para buscar oportunidades, almejar uma promoção, negociar salário, entre tantas outras situações.

2 – Estabelecimento de Metas Para Chegar ao Estado Desejado

Desejar apenas ser uma pessoa realizada e um profissional de sucesso são coisas muito vagas, que não serão capazes de manter a sua motivação a longo prazo. Com a ajuda de um Coach, terá a oportunidade de descobrir o que te move, o que quer conquistar, se gostaria de mudar de área de atuação, enfim, ouvir o seu eu interior e entender o seu significado pessoal de sucesso e realização. Então, depois disso, definir as estratégias para alcançar tudo aquilo que deseja.

3 – Criação de um Currículo Poderoso

PSC

Profissionais recém-formados, que estejam em busca de uma recolocação no mercado de trabalho ou mesmo de uma transição, podem contar com o suporte do Coach de Carreiras para formular um currículo poderoso, que realmente valorize seus pontos fortes e chame a atenção dos recrutadores. Afinal, as empresas recebem diariamente uma série de currículos e, por isso, é necessário criar mais do que um papel com uma lista de cursos e experiências, é preciso colocar as informações certas.

4 – Desenvolvimento de Habilidades Importantes

Seja para conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho, ser promovido ou melhorar o desempenho profissional, é sempre importante estar em busca de aprendizado e desenvolvimento. Entretanto, para que não saia por aí fazendo cursos aleatórios, é interessante que considere os objetivos que deseja alcançar e esse é outro ponto em que o Coach de Carreiras pode ajudar muito. Além disso, ele poderá auxiliar no desenvolvimento da inteligência emocional, algo que é primordial em qualquer profissão.

5 – Planejamento Para Realizar uma Transição de Carreira

Grande parte das pessoas escolheu sua profissão ainda na juventude e existem aquelas que acreditam que não tiveram a oportunidade de escolher, pois acabaram agarrando a primeira oportunidade que surgiu. Porém, com o passar do tempo, pode acontecer de elas se darem conta que não estão mais felizes e o Coaching pode se mostrar como um grande aliado nesse processo de descoberta e transição, para que tudo seja feito de forma planejada e segura. Afinal, sempre é tempo de ampliar os horizontes e alçar novos voos, em novas áreas.

6 – Construção de Autoconfiança e Motivação

Além do preparo técnico, um profissional precisa cuidar também do seu lado emocional, pois é importante que ele esteja se sentindo em paz consigo mesmo para que possa desenvolver o seu potencial máximo. O processo de Coaching também aborda a inteligência emocional, pois considera o indivíduo com toda a sua completude. Assim, através do autoconhecimento, o ser humano por trás do profissional irá se conhecer melhor, identificar as suas emoções e aprender a gerenciá-las positivamente.

7 – Obtenção de Resultados Efetivos

Através de todos os benefícios citados, o Coaching de Carreira chega ao maior deles, que é a consequência de todo o trabalho realizado. Como tudo é feito com planejamento, método, utilizando as ferramentas certas e considerando a essência do indivíduo, os resultados chegam com muito mais rapidez. E a cada passo dado, o profissional irá se tornando consciente em relação ao seu poder de ação, o que fará com que a sua autoconfiança se torne ainda mais forte.

Após passar pelo processo de Coaching, o coachee irá experimentar grandes mudanças, que irão impactar positivamente em sua vida profissional e, também, no âmbito pessoal e financeiro. É como uma reação em cadeia, em que uma transformação leva à outra e, juntas, resultam em mais produtividade, dedicação, disciplina e paixão pelo que se faz.

Você está almejando uma promoção? Sente-se insatisfeito com o seu emprego atual? Deseja desenvolver novas habilidades para se tornar um profissional mais completo? Precisa de suporte para enfrentar um desafio na carreira? Se respondeu sim para qualquer uma dessas questões, procure um Coach de Carreiras, pois ele irá te ajudar a encontrar o caminho do sucesso e da realização. Invista em você, invista em Coaching!

Créditos da Imagem: Por Ta Animator – ID do vetor stock livre de direitos: 1165112011