O perfil planejador é caracterizado por pessoas calmas, tranquilas, prudentes e autocontroladas. São pessoas que já gostam da rotina e atuam em conformidade com normas e regras estabelecidas; estar acompanhadas de pessoas mais ativas e dinâmicas faz com que este perfil sinta-se bem. Suas decisões são tomadas sem pressão e com bom senso, são flexíveis e seu caráter e ritmo são bastantes disciplinados. Por serem pessoas pacientes, observadoras, passivas e com boa memória, agem com muita tranquilidade em situações de emergências, mas podem carecer de aptidões criativas.

Pessoas com esse perfil, em geral, são introvertidas e detentoras de uma tranquilidade singular, o que os torna pessoas de fácil relacionamento, mansas e bem equilibradas.Como profissional, ele planeja a melhor forma de executar uma tarefa antes de começar. E depois da tarefa iniciada ele seguirá por conta própria até sua conclusão.

Pontos fortes: Metódico, paciente, tolerante, modesto, sensível, simpático, ama o belo, gosta de ajudar as pessoas.

Pontos de melhoria: Pessimista; preocupa-se excessivamente, atitudes de superioridade, opõe-se a mudanças.

Diante de um feedback: A individualidade é um ponto marcante no perfil planejador, em decorrência desse ponto é importante que ao dar um feedback sejam colocados pontos desafiadores que o motivarão a superar suas limitações.