O comunicador, em geral, é uma pessoa falante, extrovertida, ativa e que não gosta da monotonia, mas com facilidade em se adaptar. Como o próprio nome já diz é uma pessoa com facilidade em se comunicar e tende a passar de um assunto para o outro com rapidez. Trabalhos que envolva movimentação e autonomia agradam mais esse perfil.

O comunicador precisa do contato interpessoal e um ambiente harmonioso, porém não gosta de passar despercebido. É uma pessoa de fácil amizade e atua muito bem trabalhando em equipe, é vaidoso e admirador de sua projeção pessoal e social. Os comunicadores são criativos, possuem um sentimento artístico, apresentam rapidez e agilidade em suas atitudes.

Festivos, animados, descontraídos, gostam de viajar e passear, essas são algumas das características do comunicador que os tornam mais sociáveis com pessoas do mesmo grupo. Devido à sua comunicação e alegria extrema, têm uma forte tendência a se tornarem líderes. Quando se consegue chamar a atenção de um comunicador para explicar uma determinada tarefa é necessário monitorá-lo para que ele não perca o foco do objetivo.

Pontos fortes: Otimista, envolvente, comunicativo, trabalha em equipe, foco no prazer, intuitivo, persuasivo.

Pontos de melhoria: se desvia facilmente do objetivo, fala demasi- adamente, age impulsivamente, emocionalmente imprevisível.

Diante de um feedback: Diante de um feedback negativo o profissional do perfil comunicador pode se colocar em posição de vítima, mesmo que tenha pontos a serem tratados e desenvolvidos. É importante estruturar bem as ideias e, principalmente, a fala quando for passar um feedback para um perfil comunicador. Passar a tratar um comunicador de forma diferente também é uma alternativa, pois ele se esforçara para reconquistar as atenções que tinha antes.