O analista é o perfil conhecido pela característica dos gênios, são pessoas preocupadas, rígidas, porém calmas. Há uma tendência em serem pessoas caladas e retraídas, seu comportamento com as pessoas é discreto. A maior desvantagem desse perfil é ser pessimista, mas por serem mais sensíveis possuem maior habilidade artística.

Possui características como agilidade, inteligência e intelectualidade, habilidade com tarefas de improvisação rápida, prefere atuar com estímulo dos demais e em geral, é o tipo de funcionário leal e comprometido com o trabalho. Gosta de surpreender, é sensível a críticas e magoa-se com facilidade, é uma pes- soa intuitiva, curiosa e com inteligência verbal. Observa as oportunidades e apresenta soluções momentâneas para problemas urgentes.

Pontos fortes: Especialista, cuida- doso, reser vado, habilidoso, ponderado, disciplinado, um planejador mais estratégico.

Pontos de melhoria: Crítico em excesso, pessimista, busca sempre a perfeição, preocupação excessiva com o que os outros pensam dele.

Diante de um feedback: Um feedback mal elaborado tende a reforçar a tendência de auto avaliação negativa que o analista tem de si mesmo. Já uma boa devolutiva deve ser sempre construtiva e estimulante. Quando for necessária uma“bronca”, deve ser individual, e deve-se lembrar que os efeitos de uma repreensão são bastante duradouros nos analistas, e podem ficar remoendo frase por frase durante um longo período.

De forma simples podemos classificar esses 4 perfis da seguinte forma:

!    Comunicador é o perfil influenciador

PSC

!    Executor é o perfil comandante

!    Planejador é o perfil protetor

!    Analista é o perfil inventivo

Esses perfis combinados entre si faz com que surjam diferentes tipos de perfis, resultando em pessoas singulares, únicas e capazes de desenvolver atividades com maior produtividade por se sentirem úteis, encaixadas e pertencentes ao meio, por isso é tão importante saber em qual grupo/perfil você ou seus colaboradores se encaixam.