Você já ouviu falar a respeito do perfil cinestésico? Sabe identificar se você reúne as características que definem esse perfil profissional? Para responder a essas questões, sugiro que prossiga a leitura para entender o conceito e suas características mais marcantes. Quem sabe você descobre algo interessante sobre si mesmo!

O que é o perfil profissional cinestésico?

Algumas pessoas precisam ver para crer em algo, enquanto outras precisam ouvir para ter uma compreensão mais ampla. Contudo, os perfis não param por aí e há também os indivíduos que, além de ver e ouvir, precisam tocar, sentir com suas próprias mãos e se deixarem levar pelo cheiro de algo, esses são os cinestésicos.

A definição de cinestésico se relaciona com o conceito de sinestesia, que consiste em uma junção de diferentes sentidos. Sabe quando você ouve um som em sua mente simplesmente ao ver uma imagem estática? Essa é uma relação sinestésica, assim como enxergar uma cor ao sentir um cheiro.

No âmbito profissional, os indivíduos que pertencem ao perfil cinestésico são aqueles que trabalham de maneira mais assertiva com os seus sentidos, chegando a conclusões e noções mais práticas dos temas cotidianos. Ver com as mãos, ouvir com os olhos, tatear com o olfato, entre outros, pode oferecer uma experiência de contato com temáticas distintas muito mais rica.

Quais são as principais características do perfil cinestésico?

A partir do conceito que apresentei acima a respeito do perfil cinestésico, você já consegue ter uma ideia melhor se está situado nesse espectro. Para fazer uma avaliação mais completa, listei abaixo as principais características de pessoas cinestésicas.

1 – Entendimento na prática

O perfil cinestésico não se satisfaz com uma explicação oral ou escrita de algo, precisa verificar na prática para compreender aquilo que está sendo explicado. De acordo com especialistas, é possível identificar inclinação para esse perfil desde a infância.

PSC

Crianças que têm preferência por brinquedos de montar e passam longas horas envolvidas no processo de construção com as peças têm grandes chances de se encaixar no perfil cinestésico. De forma resumida, indivíduos que possuem esse perfil precisam colocar a mão na massa para ficarem satisfeitos.

2 – Mais inclinação para projetos longos

Enquanto estudantes, os indivíduos de perfil cinestésico tendem a se dar melhor na realização de trabalhos do que em provas, pois são mais voltados para a experimentação e busca por entendimento prático das questões.

Quando chegam ao mercado de trabalho, esses indivíduos oferecem resultados mais positivos em projetos de médio e longo prazo, nos quais possam se dedicar a buscar por soluções relacionadas às descobertas obtidas ao longo do tempo.

Projetos curtos que demandem resultados imediatos, tais quais as provas do ambiente estudantil, podem representar alguma dificuldade, mas nada

que não possa ser devidamente superado com a compreensão da lógica para ser bem-sucedido.

3 – Visualização do abstrato como palpável

Quando o indivíduo cinestésico compreende que obtém melhores resultados trabalhando com dados palpáveis e concretos, passa a aplicar essa metodologia em seu dia a dia. Dessa maneira, é natural que pessoas cinestésicas busquem pela conversão de algo que parece não ter uma forma definida em algo real e passível de identificar na realidade.

O uso de gráficos, experimentos laboratoriais, modelagem 3D, imagens, entre outros recursos que tirem o ar abstrato do tema, são sempre bem vindos nos projetos de profissionais cinestésicos.

4 – Facilidade social

Esse perfil se destaca em eventos sociais pelo fato de gostar de falar e apresentar facilidade de comunicação. É aquela pessoa que, ao chegar a um salão repleto de desconhecidos, conseguirá fazer com que todos saibam quem ela é e quais são seus objetivos no evento. Tal característica contribui para alcance posições hierárquicas mais elevadas.

5 – Criatividade

A mente de um indivíduo cinestésico pode até estar em constante desordem, porém, será sempre fonte de grande criatividade. As informações que transitam soltas se encontram criando conexões inesperadas e surpreendentes. Somando a criatividade do cinestésico com o seu desembaraço social, temos um perfil bastante adequado para posições de liderança.

6 – Trabalho em equipe

A grande extroversão do indivíduo cinestésico torna quase uma necessidade para esse perfil trabalhar em equipe para ter com quem compartilhar suas descobertas e focar na construção de mais conhecimento. Quando em uma posição de liderança, se mostra sempre aberto para dialogar com seus subordinados e preparado para colocar em prática novas soluções para melhorar a atuação do grupo.

7 – Preferência por atividades de contato com o público

Estar em contato com pessoas em constante movimento é algo bastante instigante para indivíduos cinestésicos e, por isso, eles têm preferência por atividades relacionadas ao atendimento do público. Se precisar escolher entre funções realizadas em um escritório e outras realizadas junto às pessoas, optará pela última. Esse contato com outras pessoas contribui para manter a sua dinâmica de entendimento prático.

E os perfis visual e auditivo?

Agora que expliquei o conceito de perfil cinestésico e suas principais características, faço o adendo de explicar o perfil visual e auditivo para quem não se identificou com a descrição acima.

Perfil visual

Como o nome do conceito indica, são pessoas em que o visual comanda, geralmente são indivíduos práticos que têm uma compreensão melhor de temas variados por meio da visualização do mesmo.

Algo interessante é que pessoas visuais tendem a ser mandonas, contudo, essa potencial dificuldade de relacionamento é compensada por sua forma bastante empírica de apresentar suas exigências para os subordinados. São bons chefes e gerentes.

Perfil auditivo

Indivíduos desse perfil tendem a ser mais tranquilos e detalhistas, valorizando a rotina e tudo o que é previsível. Em geral, preferem focar em processos a estabelecer convivência com outras pessoas. Por essas características, são excelentes executores de tarefas de grande responsabilidade, mas não são bons líderes.

O ponto mais interessante das pessoas auditivas é que elas tendem a escutar muito mais do que falam, conseguindo somar uma quantidade mais significativa de conhecimentos a respeito de temas bastante variados. São ótimos consultores para empresas de diferentes setores.

Agora que você conhece os perfis cinestésico, auditivo e visual já consegue identificar em qual grupo está e como usar melhor seus talentos!