Pessoa escrevendo uma carta de gratidão ao amigo

Dragon Images/Shutterstock Uma carte de gratidão é uma forma de demonstrar seu respeito e apreço pela pessoa que lhe ajudou!

Comumente, expressamos gratidão às pessoas por meio da palavra “obrigado(a)”. Essa simples palavra pode fazer toda a diferença no dia e na vida tanto de quem a recebe quanto para quem a profere. Pessoas que dedicam seu tempo a serem gratas, a apreciar pequenos gestos e momentos, e a expressar sentimentos de admiração a outras pessoas, aparentemente têm muito mais felicidade em suas vidas.

No livro “A Ciência da Felicidade”, o Dr. Anthony M. Grant & Alison Leigh (2016), afirmam que gratidão é uma palavra que “deriva do latim gratia que significa graça, graciosidade, fazer as coisas com bondade, generosidade e apreciação pela beleza de dar e receber”.

Gratidão não é um evento momentâneo, mas sim um estado de agradecimento e apreciação constantes. Apreciar significa dedicar tempo a observar e reconhecer nossos valores e significados, de modo a nos sentirmos positiva e emocionalmente conectados à essência de quem verdadeiramente somos. Normalmente associamos gratidão à felicidade, e não é inadequado afirmarmos que ela pode também ser considerada uma fonte valiosa de força humana.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”,
é um presente!

Como a Gratidão nos Ajuda a Crescer

Sentir gratidão nos ajuda a melhorar muito nossa satisfação com a vida de modo geral, e manter em nosso dia a dia pensamentos de gratidão também nos ajuda a melhorar significativamente o nosso astral e o astral daqueles que nos cercam. Podemos considerar então que a gratidão causa efeitos grandiosamente positivos em nosso bem-estar e nos auxilia em nosso crescimento pessoal, propósito de vida, relacionamentos interpessoais e principalmente em nossa autoaceitação.

PSC

Uma das necessidades básicas do ser humano é a de ser aceito, apreciado e valorizado. Demonstrações de gratidão estimulam e fortalecem nossos relacionamentos e suprem grande parte de nossa necessidade de reconhecimento. Estudiosos da Psicologia Positiva comprovaram cientificamente que um dos fatores que mais contribuem para toda a felicidade de nossas vidas é a quantidade de gratidão que demonstramos.

A Importância da Carta de Agradecimento

Foi realizado um experimento no qual as pessoas foram convidadas a pensar em alguém que verdadeiramente tivesse feito à diferença em suas vidas, alguém que as tivesse influenciado positivamente, alguém que tivesse feito algo maravilhoso para elas. Em seguida, foi solicitado a essas pessoas respondessem à pergunta “por que essa pessoa foi tão importante?” e que, em seguida, escrevessem, em forma de carta, tudo o que elas pensavam a respeito dessa pessoa tão especial.

O que viria a seguir seria o último passo para a constatação final do experimento. Foi solicitado a essas pessoas que escreveram uma carta de gratidão e logo em seguida, que ligassem para aquelas citadas em suas cartas e lessem a carta para elas, sobre o que escreveram a seu respeito. O resultado foi surpreendente! Aquelas pessoas que não conseguiram contatar os destinatários das cartas para revelar o verdadeiro motivo pelo qual eram gratas tiveram um aumento de 2% a 4% em seus níveis de felicidade, enquanto que aquelas pessoas que conseguiram fazer o contato e expressar toda a sua gratidão, tiveram um aumento entre 4% a 19%.

Comprovou-se que a gratidão é um exercício diário que devemos praticar para que sejamos cada vez mais felizes.  Independente da escala de dificuldade, quando expressamos gratidão a alguém, nós somos capazes de perceber efeitos transformadores em nossa energia e na energia daqueles que se relacionam conosco.

A Carta de Gratidão é um exercício desafiador e, por esse motivo, também é um exercício cujos efeitos podem ser surpreendentemente transformadores, tanto para quem escreve a carta quanto para quem a recebe. É essencial que tenhamos em mente que este não é um exercício de “vou escrever para me sentir bem”, mas sim um exercício para expressar gratidão a alguém (não se trata de nós, trata-se da pessoa à qual agradecemos).

Nossa mente é como um músculo. Quanto mais exercícios mentais positivos nós fazemos, mais fortes seremos em nossas emoções. Durante nosso dia a dia, reservar alguns minutos para apreciar o que outras pessoas fazem por nós, e manifestar nossa gratidão a elas, trará para ambos os lados, sentimentos e sensações extraordinárias. A felicidade, por exemplo, é um dos benefícios que a gratidão nos traz.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Como Escrever sua Carta de Gratidão

Talvez você possa começar a expressar a sua gratidão a alguém, escrevendo uma Carta de Gratidão, com base nas seguintes reflexões:

  1. Para quem (especificar nome) estou escrevendo esta Carta de Gratidão?
  2. Sabendo que a pessoa para a qual estou escrevendo a Carta de Gratidão, é alguém que de alguma maneira verdadeiramente influenciou minha vida, quais são as coisas pelas quais agradeço? Por qual motivo?
  3. Descreva o comportamento dessa pessoa que te ajudou. Como o comportamento dela te influenciou? Quais foram os benefícios?
  4. Quais foram os maiores aprendizados que você obteve?
  5. Permita-se entrar em contato com o sentimento de gratidão que você descreveu. Por quais outros motivos você é grato a essa pessoa?
  6. Leia e releia a carta para assegurar que ela contém todos os seus pensamentos e sentimentos. Existe alguma coisa a acrescentar?

Escreva a sua Carta de Gratidão Agora

_____________________________________________ …

Agora, convido você a telefonar para essa pessoa e ler a Carta de Gratidão que você escreveu para ela! Vamos lá?

Bibliografia:

GRANT, A. M.; LEIGH, A. A ciência da felicidade: e como isso pode realmente funcionar para você. São Paulo: Editora Fundamento, 2013.