Ao longo da história, os ciclos lunares foram acompanhados e considerados em muitos contextos por muitos povos, como em relação à sua influência sobre o oceano e suas marés, o crescimento de vegetais e, até mesmo, os corpos e mentes de cada indivíduo. Ainda hoje, muitos consideram o calendário da lua por acreditarem que ele seja capaz de interferir em nossas vidas. Se formos pensar sobre a ação da lua nas marés, faz sentido que ela tenha uma atuação poderosa sobre nós também, já que somos formados principalmente por água.

É importante dizer que a influência da lua sobre os seres humanos e a agricultura não é comprovada cientificamente. O único fato que os cientistas realmente conseguiram provar é a ligação com as marés, que, por conta da gravidade, faz com que as grandes massas de água se movimentem de acordo com as fases da lua. Contudo, isso não te impede de acreditar nessa influência se ela fizer sentido para você, afinal nem tudo é possível ser provado pela ciência.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!Conheça mais sobre essa metodologia,acesse
“Tudo Sobre Coaching”!

O Calendário da Lua e Sua Influência em Cada Ciclo

Confira, a seguir, as influências de cada uma das fases da lua sobre os seres humanos e o planeta. São informações baseadas na sabedoria milenar de diversos povos e que foram passadas através das gerações.

Lua Nova

Características: a lua nova ocorre quando o sol e a lua estão do mesmo lado da Terra. Dessa forma, como o sol não está de frente para a lua, de acordo com a nossa perspectiva, não conseguimos enxergá-la.

Em se tratando de espiritualidade, por ser a fase inicial do ciclo lunar, é quando as sementes são plantadas e as intenções são definidas. A lua nova carrega uma nova energia e potência, que pode desencadear uma clareza de propósito dentro de nós. Como o céu é mais escuro neste momento, é importante se voltar para dentro da sua própria luz criativa.

PSC

Pense nessa fase não apenas como um novo começo, mas como um momento de recolhimento, uma época em que você pode recuperar as suas forças para recomeçar. Por conta disso, é natural sentir um maior desejo de estar só, apenas com os seus pensamentos. Então, comece a se observar e, ao perceber isso, se acolha e evite se culpar por não sentir tanta vontade de estar em meio a muita gente.

Lua Crescente ou Quarto Crescente

Características: quando o sol começa a se aproximar da lua nova, ela vai se iluminando novamente. Então, uma parte dela, referente a um pouco menos de sua metade, aparece.

Como a lua crescente ocorre uma semana depois da lua nova, é um momento em que se começa a sentir os desafios se aproximando. Se as suas intenções foram plantadas durante a fase anterior, os primeiros obstáculos para atingir essas metas podem aparecer agora. Os temas mais recorrentes que acompanham essa lua são desafios, decisões e ações.

A semana de descanso e recolhimento terminou, agora é importante dar o seu melhor para realizar tudo o que planejou. A melhor maneira de lidar com essa lua é ser flexível e aceitar os desafios que surgirem. Mantenha a intenção que estabeleceu durante a lua nova em sua mente o tempo todo, e tome decisões que te aproximem delas, para que todos os seus objetivos sejam alcançados.

Lua Cheia

Características: ocorre quando o sol e a lua estão em lados opostos da Terra. Como o sol está diretamente em frente à lua, sua luz a ilumina completamente, fazendo-a aparecer completamente cheia.

Como o sol e a lua estão em lados opostos da Terra nessa fase, é natural que seja um tanto quanto desafiador encontrar o equilíbrio entre dois extremos. Por isso, as emoções podem ficar mais intensas durante esse período, e é importante cuidar para se manter emocionalmente equilibrado.

Também chamada de lua da colheita, é a época em que os agricultores colhem suas plantações. Assim como eles, você deve colher os frutos das intenções que definiu durante a lua nova. Eles serão percebidos na forma de novas oportunidades ou como resultados do trabalho duro realizado na semana anterior. Verifique se você está preparado e aberto para recebê-los.

Lua Minguante ou Quarto Minguante

Características: A parte da lua que está iluminada vai diminuindo para que o ciclo se inicie novamente e ela volte a se tornar uma lua nova.

É um momento de encerramento, portanto, se existe algo do qual você deseja se libertar, seja emocionalmente ou fisicamente, esses dias são ótimos para fazê-lo. Isso pode incluir algo simples, como organizar a sua casa e retirar os excessos, ou algo relacionado ao lado espiritual, como eliminar determinados pensamentos, sentimentos e crenças limitantes que esteja comprometendo o seu equilíbrio.

Durante essa fase, é comum se sentir mais cansado, ter menos energia e precisar de um pouco mais descanso. Por isso, é natural se sentir mais introvertido, então, seja gentil consigo mesmo, aceite o seu desejo e se prepare porque, em alguns dias, o ciclo irá se reiniciar e é bom que esteja com as energias recarregadas e pronto para receber a lua nova.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Aproveite Para Reconhecer as Suas Próprias Fases

Mesmo que não acredite na influência da lua sobre a forma como se sente, é importante reconhecer as suas próprias fases. No decorrer de cada semana ou mês é natural que cada indivíduo passe por transformações, tanto físicas quanto pessoais e emocionais, e quanto mais se observar e identificar essas mudanças, melhor saberá lidar com todos os tipos de situações que surgirem em seu caminho.

Adotar o hábito de fazer anotações, como um diário, é uma medida fantástica que irá fazer com que a sua jornada de autoconhecimento se torne ainda mais enriquecedora. Caso acredite nas influências do calendário lunar, aproveite para fazer um paralelo entre as fases da lua, o seu corpo e o seu estado emocional. O acompanhamento de cada etapa irá te mostrar coisas novas sobre si mesmo que te farão enxergar detalhes que nunca havia se dado conta.

Gostou de saber mais sobre o calendário lunar? Aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais, para que mais pessoas tenham acesso a essas informações!

 

Copyright:  270625862 – https://www.shutterstock.com/pt/g/nuiiko