pais-muda-quando-nos-mudarmos

O Brasil muda quando nós mudamos

Por: José Roberto Marques | Blog | 08 de novembro de 2018

Ouvimos de cada pessoa com as quais convivemos, nossos amigos, pais, familiares, colegas de trabalho, que o Brasil vai mudar depois das eleições.

E vai mudar sim, posso te garantir, mas o país só vai mudar quando nós mudarmos, quando cada um de nós cuidar do seu próprio jardim, regá-lo, podá-lo e tirar as ervas daninhas que podem prejudicar todos os seres vivos ao redor.

Eliminar as ervas daninhas é eliminar os pequenos gestos que danificam esse imenso jardim que é o nosso país, jardim exuberante, vibrante e belo habitado por uma gente simples de coração pleno.

E como começamos eliminando essas ervas daninhas? Já pensou em devolver o troco ao caixa quando você percebe que recebeu mais dinheiro do que deveria? E se você fosse àquela consulta agendada ou desmarcasse antes do dia para não prejudicar ninguém?

O Brasil muda quando nós mudamos, quando passamos a respeitar mais a opinião das pessoas, principalmente se for diferente da nossa. O Brasil muda quando desligamos a TV e ficamos mais tempo com nossa família, quando vamos às reuniões de pais e conhecemos e reconhecemos os professores que dão educação aos nossos filhos, quando gastamos menos do que ganhamos.

O Brasil muda quando valorizamos todos as profissões, desde o porteiro até o chefe de uma empresa, quando não desmerecemos nenhum esforço, quando percebemos que cada um está travando uma batalha interna e lutando pelos seus próprios sonhos.

O Brasil muda quando paramos de furar fila, de enganar os outros, de falsificar documentos, de comer alimentos dentro do supermercado sem pagar, de mentir, de fazer “gato” na energia, TV a cabo ou internet. O Brasil muda quando paramos de compartilhar onde tem blitz e radar, de usar vagas de estacionamento para ídolos e deficientes, de comprar produtos piratas, de dirigir alcoolizados, mesmo que tenha sido só uma cervejinha.

O Brasil muda quando deixamos de lado as corrupções diárias e focamos nossa atenção naqueles que estão do lado nosso, quando percebemos que o país pode ser um lugar melhor para todos viverem, e não apenas alguns poucos. O Brasil muda quando estendemos a mão aos mais necessitados, sejam necessitados de amor, comida ou uma palavra amiga.

O Brasil muda quando olhamos para a paisagem que cresce do lado de fora dos vidros do carro, quando tiramos os olhos do celular e observamos os sons que nossos pés fazem quando amassam folhas secas.

O Brasil muda quando paramos de viver só aos fins de semana, de reclamar que um mês não tem feriado, de contar as horas para ir embora, de pensar sempre adiante e passamos a viver o momento.

O Brasil muda quando honramos e respeitamos nossos compromissos e as pessoas com quem marcamos, quando paramos de comprar presentes e nos fazemos presentes, quando dividimos as tarefas domésticas, quando erguemos a bandeira da igualdade de direitos.

O Brasil muda quando ficamos mais tempo na vida real do que na virtual, quando paramos de compartilhar notícias falsas, quando deixamos as aparências e nos aprofundamos nas essências.

O Brasil muda quando diferenciamos uma promessa por voto de um verdadeiro se importar com o outro, quando votamos sem pensar no que vamos ganhar e sim no que todos vão ganhar, quando entendemos que política acontece a cada novo inspirar e expirar de oxigênio e não apenas de quatro em quatro anos, quando dialogamos com nossos vizinhos pelo bem da vizinhança, quando respeitamos as leis condominiais, quando ensinamos para nossos filhos o que é conviver bem, com respeito e igualdade.

O Brasil muda quando começamos a ouvir mais do que a falar, a apreciar mais do que a julgar, a enxergar mais do que a olhar, a abraçar mais do que a desviar, a entender mais do que a não escutar.

Um país só existe porque existe um povo, por isso a mudança só será possível se vier do mesmo povo que construiu o país. O Brasil só muda quando mudamos nossas atitudes, quando recolhemos uma a uma as ervas daninhas que impedem que cresçamos e sejamos ainda maiores. Nenhum país muda completamente após uma eleição se a população que vive nele não mudar também. Acredito verdadeiramente e genuinamente que, a construção do futuro de uma Nação promissora para nossos filhos, amigos, irmãos de vida está na tomada de consciência, na mudança de mindset de que somos parte de um todo e de tudo, e responsáveis pelo sistema que gera riqueza e abundância.

O que, AGORA, exatamente AGORA, ouvindo essas poucas palavras, você pode fazer para que um primeiro passo seja dado a caminho de uma mudança positiva de um mundo melhor?

Ainda é tempo! Ainda há tempo de sermos e fazermos a Diferença!

 

Copyright: 187290716 – https://www.shutterstock.com/pt/g/dolgachov

Deixe seu Comentário: