O que a palavra bondade representa para você? O grande cientista Charles Darwin, autor do livro “A Teoria das Espécies”, se referia a essa qualidade como uma condição inerente ao comportamento humano e que seria a grande responsável pela sobrevivência no planeta. Para ele, esse desejo de cuidar do outro foi o que permitiu que não apenas os seres humanos, mas também outras espécies, sobrevivessem. Hoje, estudos estão comprovando que a teoria de Darwin estava certa e que, além disso, a bondade está diretamente ligada à satisfação, pois beneficia tanto quem recebe quanto quem doa.

A definição de bondade em nossa cultura é o ato de se desviar do seu caminho para ajudar uma pessoa que esteja precisando ou apenas para demonstrar afeição. Esses gestos nos conectam uns aos outros e permitem que nossa capacidade de superação e solução de problemas cresça de forma considerável. Trata-se de um sentimento que contagia e incentiva os indivíduos que foram tocados por ela a passarem o gesto, a boa ação adiante.

A Relação Entre Bondade e Empatia

A empatia é o sentimento que leva uma pessoa a se colocar no lugar da outra, imaginando como ela se sente. Então, ao identificar alguém que está passando por algum tipo de necessidade, ela se sente inclinada a tentar aliviar o sofrimento do outro, praticando um ato de compaixão. Sem empatia, um indivíduo pode não perceber quando alguém está precisando de algum tipo de auxílio, pois trata-se de duas emoções que estão interligadas.

Ser empático irá permitir que tenha uma visão sem julgamentos em relação ao outro, o que é essencial para que a bondade aconteça, já que ela deve ser genuína. Todos nós devemos nos esforçar para sermos bons pura e simplesmente para fazer o bem, sem a intenção de ter algum benefício em troca ou mesmo receber os louros pelo ato realizado. A verdadeira generosidade é aquela que vem da alma e que te leva a ajudar alguém de forma desinteressada.

7 Formas Eficazes de Promover a Bondade em Sua Vida

Exercer a bondade não precisa ser uma tarefa árdua, pois é possível ser bom com gestos simples que, somados, farão uma grande diferença na sua forma de ver o mundo e na vida das pessoas. E, por mais que já se esforce para realizar boas ações em seu dia a dia, sempre é possível refletir para encontrar novas formas de fazer o bem. Confira, a seguir, 7 formas eficazes de promover esse sentimento tão bonito e poderoso.

1 – Evite os Julgamentos

Em primeiro lugar, se deseja que a bondade faça parte da sua vida, é essencial que evite julgar as pessoas antes de ajudá-las. Não importa a razão que levou um indivíduo a passar por uma situação de necessidade. Foque que você está ali, tem condições de ajudá-lo de alguma maneira e isso será o bastante. Se formos julgar todos aqueles que estiverem precisando de algum tipo de auxilio, desistiremos na maioria dos casos. Lembre-se que cada um tem sua história e sua razão de ser, respeite isso e concentre-se em fazer o bem sem olhar a quem.

2 – Pratique o Autocuidado e Seja Gentil Contigo

PSC

Para conseguir praticar atos de bondade com os outros, é necessário ser gentil consigo mesmo em primeiro lugar. Lembre-se que cada um oferece ao universo aquilo que carrega dentro de si, por isso permita que a generosidade floresça em seu coração. Assim, terá tudo o que precisa para oferecê-la aos outros e fazer com que esse sentimento se multiplique cada vez mais e se torne ainda mais poderoso.

3 – Ajude Sem Interesse

É realmente muito gratificante receber um agradecimento sincero ao fazer algum tipo de bem para outra pessoa. Contudo, esse jamais deve ser o seu objetivo, porque a verdadeira bondade deve ser desinteressada, e, além disso, pode ser que venha a se frustrar ao nutrir esse tipo de expectativa, já que nem sempre ouvirá um “obrigado”. Lembre-se de que ninguém precisa saber das suas atitudes, basta que você e o universo, sua consciência ou o Criador, como preferir chamar, saibam, isso é o suficiente.

4 – Empodere as Pessoas Sempre Que Possível

A palavra empoderamento tem sido bastante citada atualmente e ela possui um significado muito bonito. De acordo com o dicionário, empoderar significa dar poder, contudo, como acredito que todos já possuem um poder extraordinário, para mim essa palavra representa o ato de mostrar a um indivíduo o poder que ele já possui e só precisa descobrir. Sempre que possível, empodere seus familiares, amigos, colegas de trabalho, mostre a ele que são fortes e capazes de transformar os seus sonhos em realidade e irem além.

5 – Trate a Todos Igualmente

Independente de profissão ou classe social, somos todos seres humanos e merecemos o mesmo respeito. Por isso, uma forma de exercer a bondade diariamente é tratando a todos igualmente, do médico que irá te atender para uma consulta ao gari que mantém a sua rua sempre limpa. Sorria, diga bom dia, pergunte como as pessoas estão, esses gestos tão singelos podem transformar o dia de alguém.

6 – Ouça na Essência Quando Conversar Com Alguém

Somos seres sociais e a comunicação é algo que faz parte do nosso dia a dia. Porém, muitos consideram que a fala seja a parte principal de um diálogo, esquecendo-se do quanto é importante ouvir. Sempre que estiver conversando com uma pessoa, procure dedicar toda a sua atenção para ouvi-la. Na realidade, esse é um gesto muito mais de respeito do que de bondade em si, entretanto, apenas quando nos comunicamos com eficácia conseguimos entender as dores do outro para saber como ajudar.

7 – Apoie uma Causa Que Considere Importante

Existem diversas instituições em todo o Brasil que lutam por causas diferentes, como apoio a crianças e idosos carentes, dependentes químicos, portadores de deficiência, animais abandonados, refugiados, o meio ambiente. Escolha uma com a qual simpatize e encontre uma forma de contribuir, o que pode ser através de doações, divulgação ou mesmo trabalho voluntário. Fazer parte de um projeto que tem como objetivo fazer o bem irá te influenciar positivamente a se tornar um ser humano cada vez melhor.

Se existe uma atitude que vale a pena passar adiante é a bondade. Ela faz com que as pessoas se unam e descubram que juntas se tornam muito mais fortes. Pratique atos de generosidade em seu dia a dia, receba aqueles praticados em seu benefício e incentive seus familiares e amigos a fazerem o mesmo, formando uma poderosa corrente do bem.

Copyright: 512018572 – https://www.shutterstock.com/pt/g/purino