gestao-pessoal

Boas práticas para uma gestão de pessoal eficaz

Por: José Roberto Marques | Blog | 28 de julho de 2020

Uma boa gestão de pessoal se reflete em uma empresa com melhores resultados no mercado e com mais capacidade competitiva. Os colaboradores não são apenas uma parte do processo, mas a base para a maneira como os seus produtos ou serviços serão percebidos no mercado. Já faz algum tempo que os empresários perceberam que precisavam dar uma atenção diferenciada para seus funcionários para conquistar um posicionamento sólido.

Afinal, o que é gestão de pessoal?

A gestão de pessoal, que também pode ser chamada de administração de recursos humanos, consiste em uma combinação de políticas, métodos, práticas e técnicas que visam direcionar os talentos dos colaboradores para o alcance do seu melhor potencial. O objetivo de uma política de gestão de pessoas consistente é capacitar, envolver e desenvolver os talentos dos funcionários para que entreguem o seu melhor.

Preciso dizer que a gestão de pessoal não é um sinônimo do setor de recursos humanos, apenas utiliza sua expertise e ferramentas. Deve ser uma prática realizada por diretores e gestores, indivíduos com maior relevância no contexto empresarial. O objetivo final é contribuir para o crescimento dos colaboradores e consequentemente da companhia.

Qual a importância de uma gestão de pessoal eficaz?

Empresas que investem em boas práticas de gestão de pessoal têm rotatividade significativamente menor em relação a companhias que não têm esse mesmo cuidado. Quando se tem menos entradas e saídas se estabelece um quadro de funcionários com estabilidade e com um bom repertório de conhecimento sobre os mecanismos da organização. Além disso, os custos com o setor de Recursos Humanos se mostram bem mais enxutos.

Os componentes desse quadro de colaboradores trabalham com mais engajamento e motivação para realizar os projetos da companhia. A partir de uma boa gestão de pessoas se torna mais simples incutir os valores da cultura organizacional, de forma a ter uma atuação diária em que tais conceitos sejam realizados na prática. O relacionamento entre os integrantes da equipe se torna muito mais pleno.

Conheça boas práticas para gestão de pessoal eficaz

A seguir, reuni dicas de boas práticas para ter uma gestão de pessoal realmente eficaz e capaz de direcionar a sua empresa ao sucesso.

1 – Processo seletivo de contratação mais eficiente

A base para ter uma gestão de pessoal mais eficiente é contar com uma seleção de colaboradores assertiva, em que se considere além das habilidades profissionais o perfil pessoal dos candidatos. O sucesso dos projetos das empresas depende do bom entrosamento entre os componentes da equipe, então, mais do que saber executar uma tarefa técnica, é fundamental saber como interagir com os demais funcionários.

Se há um índice elevado de rotatividade na sua empresa, procure entender se existe alguma falha no processo seletivo. Será que os profissionais que estão sendo recrutados têm o perfil adequado para atuar nas condições da sua companhia ou se adequar ao ambiente? Essa é uma questão a ser considerada para formatar um processo seletivo mais alinhado com os objetivos de cada vaga.

Você é feliz?

2 – Alinhe capacitação com oportunidades internas

Os programas de capacitação de colaboradores são uma realidade dentro de empresas de vários setores, contudo, para ter uma gestão de pessoal realmente eficiente, recomendo que sua gestão dê um passo adiante. Mais do que oferecer facilidades para que os funcionários busquem por cursos de aperfeiçoamento, é necessário criar oportunidades para que eles cresçam dentro da estrutura da companhia a partir desse esforço.

Ao invés de estar sempre buscando profissionais externos para atender a demanda de cargos mais altos na hierarquia, por que não olhar para seu próprio quadro? Você pode investir no preparo para que um dos colaboradores mais antigos suba de cargo, a empresa ganhará em confiança e dedicação.

3 – Cultura organizacional concretizada na prática

A cultura organizacional é um conjunto de valores que guiam a postura da empresa interna e externamente. Uma boa prática de gestão de pessoas é garantir que os funcionários vivam na prática o que os estatutos e definições de missão e visão pregam. Quando uma empresa diz ser algo que na prática não é concretizado por seus funcionários, tende a se tornar um ambiente pouco eficaz.

O ideal é que, primeiramente, a cultura organizacional seja desenvolvida de acordo com a realidade que os colaboradores têm no dia a dia e que haja incentivo para esses valores sejam praticados. Estabelecer formas de diálogo entre profissionais na posição de liderança e os colaboradores permite o estabelecimento de um ambiente mais saudável.

4 – Invista nos seus funcionários

Investir nos funcionários significa que a empresa se planeja para oferecer a melhor remuneração possível, bem como benefícios que contribuam para o aumento da qualidade de vida desses indivíduos. Programas de benefícios que se estendam além das obrigações corporativas contribuem para tornar os profissionais focados em suas atividades reduzindo suas preocupações. Você sabia que muitos profissionais não mudam de empresa por causa do plano de saúde?

Além de benefícios e uma boa remuneração, é válido investir em ações de incentivo à produtividade, como bonificações e premiações. No entanto, aconselho que o líder da gestão de pessoal tenha muito cuidado para não criar um ambiente corporativo excessivamente competitivo. O ideal é equilibrar oferecendo prêmios que se estendam para todos os funcionários como uma grande festa do final de ano.

5 – Reconheça os talentos que possui

Para fechar as dicas de boas práticas de gestão de pessoal, indico que sua empresa invista em reconhecer os talentos que possui. Um bom profissional frustrado pela falta de reconhecimento pode se tornar alguém sem perspectivas para agregar a bons resultados. A dica é não somente investir em uma estrutura de benefícios, como citei acima, mas também reforçar para as lideranças a relevância de apresentar feedbacks.

Os líderes devem ter o cuidado de direcionar seus colaboradores para que possam atingir os resultados esperados. Quando não existe uma figura forte e presente de liderança, pode ser complicado se colocar no caminho correto de conquista. O relacionamento saudável entre os funcionários de todas as posições hierárquicas é uma das melhores práticas de gestão de pessoal que se pode adotar.

Com essas dicas certamente você conseguirá implementar uma melhor gestão de pessoal! 

 

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: