A Programação Neurolinguística, ou PNL, é uma abordagem que visa compreender a forma com a qual as pessoas organizam seus sentimentos, pensamentos, linguagem e comportamento. Então, a partir dessa compreensão, auxilia pessoas a transformarem os pontos que estejam comprometendo seu desenvolvimento e, assim, levá-las a alcançarem os seus objetivos.

Saiba mais sobre a PNL

Para que entenda melhor a PNL, vamos pensar em cada uma das letras que formam o nome, acompanhe.

Programação – Organização mental que nos permite compreender nossos processos interiores mais profundos. Quando temos contato com qualquer coisa externamente, a forma com a qual a nossa mente foi programada é que irá atribuir sentido ao que estamos presenciando.

Neuro – Tem relação com o nosso cérebro e as químicas que o fazem funcionar.

Linguística – Representa a forma como organizamos os nossos pensamentos e imagens internas.

Juntando todos esses significados, podemos concluir que a Programação Neurolinguística é uma abordagem que visa reprogramar a forma como as pessoas leem o mundo ao seu redor e se comportam, permitindo que abandonem comportamentos e crenças que prejudicam seu desenvolvimento.

PSC

A PNL surgiu nos anos 70, através de pesquisas realizadas por John Grinder, professor da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e de Richard Bandler, um universitário que também tinha um grande interesse pelo desenvolvimento humano. Juntos, eles criaram a modelagem, que é a atividade central da PNL e que visa utilizar pensamentos e comportamentos de pessoas de sucesso para alcançar os mesmos objetivos em terceiros.

Principais benefícios que a PNL pode oferecer

Depois de conhecer um pouco melhor a Programação Neurolinguística, PNL, veja quais são os principais benefícios que essa abordagem é capaz de oferecer.

Clareza sobre sua visão, valores e propósito

Através da PNL é possível que uma pessoa se torne consciente sobre padrões do subconsciente que expressa por meio da linguagem e dos sentidos. Esse autoconhecimento profundo proporciona maior clareza sobre quem o indivíduo é, sua forma de ver o mundo, seus valores e propósito.

Ressignificação de crenças limitantes

Todos nós carregamos diversas crenças, algumas são positivas e nos levam a crescer, já outras atrapalham nosso desenvolvimento e nos colocam para baixo. A PNL mostra como ressignificar essas crenças que limitam, aplicando sentidos diferentes a comportamentos, situações e agregando pensamentos positivos.

Desenvolvimento de habilidades de liderança

Além de se entender melhor, o indivíduo que tem contato com as técnicas de PNL passa a entender também as outras pessoas, o que ajuda no desenvolvimento de habilidades de liderança. Uma característica que tende a aflorar ao longo do processo é a capacidade de fazer com que as pessoas o sigam e, assim, incentivá-las a se desenvolverem.

Fortalecimento da autoconfiança

O autoconhecimento, a identificação e ressignificação de crenças limitantes e tantas outras transformações geradas através das técnicas de PNL levam a pessoa a ter sua autoconfiança fortalecida. Esse é um benefício capaz de impactar positivamente todas as áreas da vida, afinal, quando um indivíduo confia em si, nada é capaz de pará-lo.

Quebra de padrões de comportamento

Por meio de uma série de ferramentas, a PNL possibilita que um indivíduo quebre padrões de comportamento que estão atrapalhando seu desenvolvimento, substituindo-os por outros que agreguem e estejam de acordo com seus objetivos.

Melhora das habilidades de comunicação

Como o próprio nome sugere, a Programação Neurolinguística tem uma forte relação com a linguagem e os sentidos. Ao entrar em contato com as técnicas, um efeito natural é a melhora nas habilidades de se comunicar e passar ao outro as mensagens que deseja de forma assertiva.

Maior aceitação em relação a mudanças

A PNL oferece uma nova visão sobre as mudanças que ocorrem na vida. As pessoas que passam pelo processo e aplicam as técnicas aprendem a lidar melhor com os outros, com as situações e, o mais importante, com suas próprias emoções. Tudo isso gera uma relação mais positiva com o novo, o que é ótimo para aproveitar as oportunidades que costumam vir com as mudanças.

5 Técnicas de PNL para desenvolvimento pessoal

A seguir, irei apresentar cinco técnicas de PNL que poderão ajudar você no seu processo de desenvolvimento, confira!

1 – Rapport

Uma técnica bastante eficaz de comunicação, em que se constrói um laço de empatia com a outra pessoa. Para aplicar é necessário se conectar verdadeiramente ao outro através do chamado espelhamento. Você deve seguir o mesmo tom de voz, linguagem corporal e postura do interlocutor, mas, claro, tomando cuidado para não parecer que o está imitando, tudo deve ser feito com o máximo de sutileza.

2 – Dissociação

Existem situações específicas que geram reações de estresse em uma pessoa, às vezes é um comentário de alguém ou um acontecimento que funcionam como gatilhos, gerando descontrole emocional e determinados sentimentos. A dissociação funciona rompendo o vínculo negativo com aquela situação e dando a ela um novo significado.

3 – Reenquadramento de conteúdo

O Reenquadramento de Conteúdo é um conjunto de técnicas de visualização que leva uma pessoa a pensar de forma diferente sobre situações que o fazem se sentir impotente, vitimizado ou fora de controle. A metodologia permite ver situações negativas sob uma nova perspectiva, o que faz com que se experimente resultados positivos de coisas que antes eram consideradas desesperadoras e frustrantes.

4 – Ancoragem

A ancoragem é uma técnica que busca associar uma resposta positiva emocional a determinado gesto. Assim, o indivíduo pode mudar instantaneamente a forma como está se sentindo, mudando de um estado de ansiedade e insegurança, por exemplo, e experimentando uma sensação de bem-estar.

5 – Mudança de crença

Conforme vamos tendo experiências, vamos construindo crenças e, sem que percebamos, elas passam a direcionar nosso comportamento. Alguns exemplos incluem: sou bom em matemática, péssimo em português, sou atencioso, desorganizado e assim por diante. Muitas dessas crenças são positivas, mas outras são bloqueadoras. Através de técnicas de PNL é possível ressignificar essas crenças que limitam e se libertar delas.

Para aplicar as técnicas de PNL e ter acesso aos benefícios faça a formação em Programação Neurolinguística do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching e prepare-se para alcançar resultados extraordinários em todas as áreas da sua vida!