Ser autodidata pode fazer uma grande diferença no desenvolvimento de uma pessoa. Afinal, trata-se de alguém que consegue aprender uma série de coisas sem a necessidade de frequentar um curso, por exemplo, o que permite que tenha acesso a uma grande bagagem de informações com mais facilidade. Entretanto, muitos ainda acreditam que essa seja uma habilidade exclusiva aos grandes gênios, o que não é verdade. Continue acompanhando para entender melhor o que é autodidata e conferir dicas de como se tornar um.

Desenvolva-se de maneira contínua através do Autoconhecimento!
Descubra como isso é possível fazendo download gratuito do meu eBook!

Entenda o Que é Autodidata e Como Essa Habilidade Pode Ser Desenvolvida

A palavra autodidata se refere a aqueles que conseguem se instruir sem a ajuda de um professor, apenas através do esforço próprio. Algumas pessoas conhecidas que tinham ou têm essa habilidade incluem: Albert Einstein, Bill Gates, Jimi Hendrix, Santos Dumont, entre outros. Porém, se está pensando que é preciso ser um grande gênio para adquirir conhecimento sozinho, saiba que isso não é verdade.

É claro que Einstein, por exemplo, tinha habilidades especiais e realmente era o que podemos chamar de gênio. Entretanto, essa não é uma condição indispensável para se tornar autodidata, pois qualquer indivíduo que tenha o desejo de aprender e seja curioso é capaz disso. A característica mais marcante de pessoas que aprendem sozinhas é a vontade de saber sempre mais do que o que está na superfície. Assim, elas não se contentam com explicações breves e superficiais e vão sempre em busca de mais.

Atualmente, com a facilidade de se adquirir conhecimento sozinho através da internet, é muito mais fácil se tornar um autodidata. Afinal, se antes era necessário recorrer aos livros e levar horas, ou mesmo dias, fazendo pesquisas sobre determinado tema, hoje, as respostas podem ser encontradas apenas através de alguns cliques e sem a necessidade de ir até um local físico para isso.

Considerando tudo isso, podemos constatar que ser autodidata não é uma questão de genialidade e sim de vontade. É uma escolha que qualquer pessoa pode fazer e que, tenho a certeza, vale muito a pena.

7 Dicas de Para Se Tornar Autodidata e Adquirir Conhecimentos Sozinho

PSC

Agora que você já sabe o que é um autodidata, pode se esforçar de modo consciente para se tornar um. Isso pode ser feito em relação à diversas áreas, como música, culinária, literatura, tecnologia ou o que desejar. Confira, a seguir, dicas que te ajudarão nessa jornada de aprendizado e evolução.

1 – Identifique os Seus Maiores Interesses

A paixão é a maior força que pode motivar uma pessoa a ir em busca de conhecimento em determinada área. Então, é fundamental que identifique qual é o seu maior interesse para começar sua jornada de aprendizado. Para muitos, isso já está muito claro, porém, se esse não é o seu caso, reflita um pouco sobre as coisas que mais gosta e que tem vontade de aprender, talvez um idioma, algum instrumento musical ou qualquer outra habilidade que acredita que irá agregar em sua vida de alguma maneira.

2 – Absorva Conhecimento de Fontes Diferentes

Como disse anteriormente, hoje, se comparado com o passado, é muito mais fácil ter acesso ao conhecimento, principalmente por conta da internet. Então, que tal honrar essa oportunidade fantástica buscando informações das mais diferentes fontes? Assim, conseguirá estimular o seu pensamento crítico, para analisar opiniões diferentes e formar as suas próprias, além de poder intensificar o aprendizado, já que em algumas fontes poderá encontrar detalhes que não estavam presentes em outras.

3 – Participe de Eventos da Sua Área de Interesse

Além de realizar pesquisas sozinho, poder ouvir pessoas falando sobre o seu assunto de interesse também pode ser bastante enriquecedor. Dessa maneira, sempre que tiver a oportunidade, participe de eventos relacionados, como feiras e palestras. E uma dica interessante dentro desse tópico é procurar por sites que transmitam esse tipo de convenção, para que assista palestras que irão acontecer fora da sua cidade.

4 – Faça Anotações Para Organizar Sua Pesquisa

Embora a mente humana tenha uma capacidade incrível de armazenar informações, registrar os dados que encontrar é essencial, já que pode acabar se esquecendo de algo importante. Por isso, escolha uma ferramenta de anotação que torne os seus estudos mais eficazes, o que pode ser tanto um arquivo do Word no computador quanto um caderno. O importante é ter todo aquele conhecimento registrado, para que possa usar para estudar e consultar sempre que tiver alguma dúvida.

5 – Utilize Todo o Potencial da Internet

A internet nos oferece um leque imenso de opções para adquirir conhecimento. Dessa maneira, evite ficar apenas no básico, fazendo pesquisas sempre nos mesmos sites. Procure por cursos online, pagos ou gratuitos, participe de comunidades ligadas à sua área de interesse, assista vídeos no YouTube, procure sempre ir além. Lembre-se que quanto mais se aprofundar, mais poderá aprender e se desenvolver.

Desenvolva-se de maneira contínua através do Autoconhecimento!
Descubra como isso é possível fazendo download gratuito do meu eBook!

6 – Estabeleça Metas de Aprendizado

Um objetivo é uma ideia um tanto quanto vaga, que precisa ser transformada em meta para que se torne palpável. Nesse sentido, é interessante que defina metas de aprendizado, para que se motive a alcançar cada uma. Se, por exemplo, a sua intenção é aprender a tocar um instrumento musical, estipule um tempo para cada uma das etapas, como, aprender as notas, tocar determinada música mais simples, outra intermediária, até chegar na mais elaborada. Acredite, isso irá fazer toda a diferença no processo.

7 – Organize o Seu Tempo

Como se trata de um processo totalmente autônomo, em que não terá alguém te monitorando, é indispensável que adote hábitos que te ajudem a manter a disciplina, e a organização é uma medida fundamental para isso. Comece estipulando o tempo que irá dedicar para os seus estudos, se será diário ou semanal. Assim, poderá se programar e levar isso como um compromisso, o que também beneficiará outras áreas da sua vida, já que precisará realizar tudo na hora certa para conseguir estar livre no momento de estudar.

Você já sabia que também pode se tornar um autodidata? Qual é a habilidade que mais te atrai e faz com que tenha vontade de aprender? Compartilhe as suas experiências nos comentários abaixo!

Copyright: 1175505235 – https://www.shutterstock.com/pt/g/gaudilab