Jung tem uma citação que diz que quem olha para fora sonha e quem olha para dentro acorda. É essa a ideia da autoaceitação, olhar para dentro, se conhecer e, a partir disso, parar de lutar contra si para lutar a favor dos próprios sonhos.

Quando uma pessoa se aceita, um leque de possibilidades se abre à sua frente. Coisas que ficavam ocultas em meio ao excesso de autocrítica e culpa. É por isso que se aceitar é tão importante, porque ninguém muda através da raiva, é o amor que transforma.

Siga a leitura para saber mais a respeito da importância da autoaceitação e conferir dicas de como desenvolvê-la.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante desenvolvimento!
Clique aqui e descubra como isso é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

Por que a autoaceitação é importante?

O crescimento começa quando passamos a nos aceitar. Se essa ideia parece estranha para você, acompanhe o raciocínio: se você tem um móvel que gosta muito, mas que está apresentando alguns problemas, o que faz? Deixa que ele se deteriore cada vez mais ou faz o que puder para consertá-lo? Provavelmente a segunda opção, certo?

Agora, e se o móvel em questão for uma peça que você não gosta e não aprecia de forma alguma? Possivelmente não irá tomar qualquer cuidado e deixará que fique cada vez mais desgastado. Percebe que é o amor a maior motivação para a mudança?

PSC

Quando se trata de nós mesmos a lógica é semelhante, apenas nos mantemos motivados para mudar aquilo que amamos e acreditamos que pode melhorar. Do contrário, a insatisfação apenas irá crescer e comprometer cada vez mais o desenvolvimento e a evolução.

É por tudo isso que a autoaceitação é importante, porque é através dela que aprendemos a nos amar. Uma pessoa que não se aceita não conseguirá ver em si potencial para crescer, se desenvolver e alcançar seus objetivos. Assim, viverá na inércia, desperdiçando inúmeras oportunidades de se redescobrir e ser feliz.

Sinais de que uma pessoa não se aceita

Antes de prosseguirmos com as dicas para desenvolver a autoaceitação, é importante apresentarmos os principais sinais de que uma pessoa não se aceita. Afinal, se aceitar não significa estar satisfeito com tudo e sim se respeitar e se acolher.

  • Manter um diálogo interno rude e sem acolhimento;
  • Negar que tem baixa autoestima e que apenas é realista com o próprio fracasso;
  • Desenvolver uma mentalidade de vítima;
  • Ausência de confiança em si mesmo;
  • Falta de motivação para se dedicar e se esforçar.

7 Dicas para desenvolver a autoaceitação

Se você se identificou com os sinais apresentados anteriormente, saiba que está em suas mãos mudar isso e escolher se aceitar e se amar. Veja, a seguir, dicas que irão te ajudar nesse processo de acolhimento interno.

1. Olhe para dentro de si

Em vez de ficar olhando para as outras pessoas e as conquistas delas, olhe para dentro de si. A comparação é uma grande inimiga da autoaceitação, pois faz com que ignore o fato de que cada indivíduo tem a sua própria jornada. Portanto, pare de se comparar e comece a se observar para se conhecer, é assim que começará seu processo de autoaceitação.

2. Aprenda a se apreciar e se valorizar

Em vez de apenas listar os pontos que não gosta em si, mude o foco! Olhe para os seus pontos fortes, suas maiores qualidades, tudo aquilo que te torna único e especial. Fazer isso não significa ignorar o que pode mudar e se acomodar, e sim se valorizar, porque é através disso que terá motivação para crescer.

3. Enfrente seus medos

O medo é um mecanismo de defesa muito importante, que nos ajuda a agir em situações de perigo. Contudo, muitas vezes ele surge em momentos em que não existe nenhum perigo envolvido, limitando nossas ações.

Uma forma de se aceitar e se valorizar é enfrentando os medos que andam te aprisionando. Assim, ao se ver realizando coisas que se julgava incapaz, irá cada vez mais acreditar e confiar em si mesmo. Apenas, claro, cuide para preservar a sua segurança, agindo sempre com responsabilidade.

4. Cerque-se de pessoas positivas

Por mais que a autoaceitação seja um processo pessoal, é fato que as pessoas com as quais convivemos nos influenciam de alguma forma. Se você tem a tendência a se julgar demais e convive com indivíduos que reforçam esse comportamento, irá continuar agindo assim. Contudo, se, por outro lado, estiver na companhia de pessoas que te incentivam e te estimulam a crescer, os resultados poderão ser muito positivos!

5. Concentre-se no seu progresso

Em vez de se ocupar pensando apenas no lugar em que gostaria de chegar, concentre-se em perceber o quanto já progrediu. Afinal, são esses progressos que te levarão ao seu destino desejado. Desse modo, quanto mais motivado tiver para seguir adiante, maiores são as chances que chegue lá o quanto antes.

6. Evite se deixar desanimar pelos erros

Erros fazem parte do processo de crescimento. Você já viu um bebê que aprende a andar sem cair nenhum tombo? É preciso naturalizar isso porque qualquer pessoa que está fazendo algo novo invariavelmente irá errar.

Em vez de culpa, esses erros devem servir para trazer aprendizado. Portanto, evite se deixar desanimar, pense que aquela experiência te mostrou o que não deve fazer. Assim, poderá focar em outras possibilidades e aumentar as chances de acerto.

7. Saiba perdoar aos outro e a si

Por fim, para se aceitar é preciso se perdoar e perdoar os outros, pois sem o perdão ficará preso ao passado e a experiências que não foram tão boas, mas que também têm muito a ensinar. Ninguém é perfeito, nem você e nem as outras pessoas. Todos nós iremos cometer erros enquanto estivermos vivos.

A autoaceitação irá te ajudar a fortalecer sua autoestima e encontrar a paz interior. Assim, terá energia para se dedicar a tudo aquilo que fizer sentido para você, incluindo o seu próprio desenvolvimento. Acredite, o amor transforma, quanto mais se amar mais motivação terá para crescer, aprender através de cada experiência e transformar os seus sonhos em realidade.

Este conteúdo fez sentido para você e te ajudou de alguma forma? Aproveite para passá-lo adiante, compartilhando através das suas redes sociais!

Imagem: Por Mary Long