Eu quero, mas só se for agora! Quem já desejou ter alguma coisa no exato momento de sua vontade conhece bem a força do ativador mental da urgência. Esse senso de urgência é exatamente outro poderoso ativador mental que o ser humano usa para tomar suas decisões.

Seja mais persuasivo com coaching!
Baixe aqui um ebook grátis com tudo sobre o coaching!

Quem navega em sites de compras coletivas tem frequentemente a experiência da urgência. Sabe aquele reloginho que fica ali do lado, fazendo a contagem regressiva para acabar com a oferta e também o contador que mostra que o produto ou serviço, que você tanto quer adquirir, vai acabar em poucos instantes? Pois é, este senso de urgência, dos botões de “compre agora” e das propagandas na tv que dizem “só amanhã”, nos fazem decidir na pressão se vamos comprar algo, aqui e agora.

Este é um ativador mental que realmente mostra como somos influenciados pelo fator urgência, que aliado à escassez torna a decisão ainda mais inadiável. Isso acontece porque nós gostamos de estar no controle e nos sentimos frustrados quando perdemos uma boa chance de negócio ou compra, por exemplo.

Porém, isso também pode nos fazer agir de maneira impulsiva e tomar decisões equivocadas, que em se tratando de dinheiro, pode até comprometer nossa saúde financeira. Do mesmo modo, a urgência pode nos fazer aceitar situações que podem trazer arrependimentos. Por isso, fique atento, pondere e avalie se aquilo é urgente mesmo ou se você pode esperar um pouco.

Insights  com Urgência

Christian Barbosa, com a conhecida tríade do tempo, nos ajudou a perceber a relação entre o que é importante, circunstancial e urgente. Urgente, é aquilo que não foi planejado e resolvido em tempo hábil. Assim, o tempo vai diminuindo o tempo de resposta e, consequentemente aumentando o senso de urgência. Isso por sua vez diminui nossa capacidade de raciocinar sobre as possibilidades de decisão.

“Última oportunidade”; “último dia”; “Amanhã não estaremos mais aqui”; “Amanhã a cotação do dólar será maior”; essas são expressões que pressionam o nosso cérebro, pressionado, todos os nossos insights caminham para a solução mais fácil e imediatista.

PSC

Seja mais persuasivo com coaching!
Baixe aqui um ebook grátis com tudo sobre o coaching!

Decidir urgentemente é sempre arriscado, mais que o cotidiano. Faça tudo para suas decisões nunca dependam de insights urgentes – mas é claro, precisamos dizer que há pessoas que, sob pressão, acabam achando as soluções mais criativas e inusitadas.

Créditos da Imagem: Por Prompilove – ID da foto stock livre de direitos: 1083071213