Você já parou para pensar como as suas atitudes afetam a sua longevidade e a qualidade da sua vida? Certos cuidados com a sua saúde física e mental, bem como a redução do estresse cotidiano, podem te ajudar a viver mais e melhor. A forma como você encara os desafios e a sua rotina tem um grande impacto nisso. Continue acompanhando e descubra quais são as atitudes que podem te ajudar a viver de modo mais equilibrado e, assim, desfrutar de muitos anos com saúde e energia.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Longevidade: conheça 5 atitudes que podem te ajudar a viver mais e melhor

Pequenas mudanças podem ter um grande impacto em médio e longo prazo na sua vida. Se já faz algum tempo que deseja levar uma vida mais equilibrada e tranquila, vale a pena conferir as cinco atitudes a seguir que podem contribuir significativamente para isso.

1 – Aprenda a trapacear o seu cérebro

Uma atitude curiosa e que pode ser mais simples de colocar em prática do que você imagina. Quando estiver se sentindo triste e desanimado, por qualquer motivo que seja, ouça músicas que te façam lembrar de uma época feliz da sua vida. Ao passar diante de um espelho, tire alguns segundos para se olhar e pensar como está feliz com a sua aparência. Aproveite também para sorrir mais para as outras pessoas e para si mesmo.

O cérebro identifica esses pequenos estímulos e sinais de felicidade como um indicativo de alegria, reduzindo a sua percepção de tristeza. Em contrapartida, usar óculos escuros e franzir o rosto diante da luz do sol pode gerar em sua mente um entendimento de preocupação. Então, procure amenizar os movimentos do seu rosto ou do seu corpo que indiquem alguma apreensão. Conforme você for se habituando às pequenas mudanças de atitude, tudo ficará mais simples e natural.

2 – Aprenda a administrar o seu estresse

Do ponto de vista de estímulo, o estresse funciona como aquela mola propulsora que faz com que o indivíduo pule da cama diariamente para buscar as realizações que deseja alcançar. No entanto, quando em excesso, o que já é uma realidade para muitos por conta da rotina agitada e da grande quantidade de tarefas a serem cumpridas, se torna por vezes incapacitante, afetando a qualidade da saúde física e emocional.

PSC

Cada pessoa é única e tem uma forma diferente de pensar e conviver com o seu estresse. O segredo para ter uma vida mais equilibrada é aprender a gerir esse sentimento, de maneira que ele não se torne incapacitante. Divida os problemas em duas categorias: os que podem ser resolvidos no momento em que são detectados e aqueles que devem aguardar uma hora mais adequada. Lembre-se, ainda, que nenhuma questão deve se sobrepor à qualidade do seu sono, da sua alimentação e, principalmente, à sua paz de espírito.

3 – Respeite suas necessidades de sono

Cada pessoa tem o seu próprio relógio biológico e, dessa forma, apresenta uma necessidade diferente de horas de sono ideal para que possa se sentir descansado. Observe quanto tempo você precisa dormir para não ficar com sono no dia seguinte e possa acordar cheio de energia. Organize a sua rotina para repousar essa quantidade de horas e, de preferência, adote uma rotina de horários para se deitar e se levantar. Isso é muito positivo para aumentar a sua capacidade de concentração e reduzir o estresse.

Além disso, você também deve dar preferência para fazer exercícios físicos pela manhã, haja vista que eles oferecem ao seu corpo uma sensação de estar acordado, o que pode não ser tão interessante de sentir no período da noite, quando irá dormir em seguida. Outro cuidado diz respeito à alimentação, prefira fazer lanches leves antes de se deitar, para evitar que o seu corpo precise trabalhar durante toda a madrugada na digestão de uma refeição pesada.

4 – Mantenha-se tranquilo no trânsito

Um dos principais motivos de estresse dos dias de hoje com certeza é o trânsito. Além de não ser exatamente confortável e bom para a postura permanecer muito tempo na cadeira de motorista, são gerados diversos estímulos externos, como buzinas e discussões com outros indivíduos capazes de tirar qualquer um do prumo.

Contudo, algumas atitudes podem te ajudar a se resguardar de situações desagradáveis quanto está ao volante. Para começar, analise a possibilidade de sair de casa um pouco mais cedo, evitando o ápice do horário de pico e usando rotas alternativas em que o trânsito flua melhor. Aplicativos podem ser de grande ajuda nessa missão. Atente-se, ainda, para as suas roupas, não use peças que limitem os movimentos ou sapatos desconfortáveis, que te impeçam de usar os pedais adequadamente.

Tenha uma playlist especial para te ajudar a relaxar durante esse período em que está parado no trânsito. Mantenha uma garrafa d’água por perto e crie um ambiente agradável com o ar-condicionado, deixando-o numa temperatura do seu gosto. Aproveite os momentos em que o sinal estiver fechado para fazer movimentos de relaxamento da musculatura. Deixe seu celular dentro do bolso ou da bolsa, de preferência no silencioso. O trânsito se tornará menos nocivo com essas pequenas atitudes e você ficará menos estressado.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

5 – Guarde para si apenas as coisas boas

Um colega de trabalho ou um familiar fez um comentário que não lhe agradou, deixe para lá. O mesmo vale para postagens que discorda nas redes sociais e tantas outras situações que, se você permitir, poderão sugar a sua energia desnecessariamente. Decidir guardar para si apenas as coisas boas é uma atitude que também te ajudará a viver mais e melhor. Nesse sentido, sempre que algo te chatear, se questione: isso irá fazer alguma diferença na minha vida em um ano? Se a resposta for não, esqueça e siga em frente.

Essas são algumas atitudes que podem te ajudar a ter mais longevidade e alegria para viver com saúde por muitos e muitos anos. Tem algum outro tipo de ação que você realize que acredite contribuir para esse mesmo objetivo? Compartilhe nos comentários abaixo e inspire outras pessoas a adotarem ações positivas!

Copyright:  1255404082 – https://www.shutterstock.com/pt/g/goodluz