A asma é considerada por grande parte das pessoas como um problema ligado exclusivamente ao aparelho respiratório. Recentemente foi descoberta uma ligação entre a área do cérebro responsável pelo processamento de emoções e certos processos fisiológicos que fazem parte da doença. Assim, concluiu-se que, embora transtornos de ordem emocional não possam causar asma, são capazes de agravar os sintomas e desencadear crises.

Entenda a relação entre a asma e a mente

Não é raro que pessoas que sofrem com doenças crônicas desenvolvam sintomas de depressão, ansiedade e transtorno do pânico. Em se tratando da asma isso não é diferente, principalmente porque as três doenças citadas têm uma forte ligação com a respiração, tanto que, durante crises, muitos indivíduos têm episódios de falta de ar, o que pode se tornar ainda mais grave quando já existe um quadro de asma.

Ter uma doença que oferece risco, como é o caso da asma grave, também chamada de grau 4, aumenta a ansiedade e a depressão em muitos pacientes com predisposição e pode até desencadear ataques de pânico em alguns. Além disso, as pessoas com depressão e ansiedade se sentem frequentemente esgotadas física e emocionalmente, o que pode limitar sua capacidade de controle em relação ao seu quadro de asma.

Relação entre os sintomas da asma e de transtornos de ansiedade

Respirar é uma ação natural para a grande maioria das pessoas, mas para aquelas que sofrem de asma pode ser sinônimo de angústia. Os transtornos de ansiedade, por sua vez, geram preocupação e estresse, juntamente com sintomas físicos que podem causar mais ansiedade e resultar em ataques de pânico.

A relação entre asma e ansiedade é bastante delicada, um indivíduo que apresenta os dois problemas deve ser avaliado considerando esses dois aspectos e não de modo isolado, pois um quadro influencia o outro. Veja, a seguir, como os sintomas da asma e dos transtornos de ansiedade se relacionam e entenda como um problema pode agravar o outro.

Hiperventilação

A ansiedade exerce uma forte influência sobre os hábitos respiratórios de uma pessoa. Estudos demonstram que a hiperventilação, que envolve movimentos curtos e rápidos, causada ou não por um distúrbio emocional, pode aumentar as chances de se ter uma crise de asma. Portanto, aqueles que apresentam um quadro de ansiedade com episódios de hiperventilação podem estar, involuntariamente, forçando suas crises asmáticas.

Inflamação

PSC

O estresse pode levar a quadros de inflamação, e a asma é a inflamação das vias aéreas. Embora o estresse não tenha o poder de, sozinho, causar um processo inflamatório que leve à asma, pode dificultar seu controle quando os sintomas já estão presentes no indivíduo.

Tensão Muscular

A tensão muscular, muito comum entre pessoas que sofrem de ansiedade, pode levar a uma sensação de aperto no peito e outros tipos de problemas capazes de desencadear crises de asma naqueles que já a possuem. Mesmo que a doença respiratória não possa ser causada pela ansiedade, existem fortes indícios de que ela pode piorar muito quadros já existentes, especialmente se o indivíduo tiver crises ansiosas frequentes.

Alterações fisiológicas gerais

A nível físico, o estresse causa alguns problemas que podem contribuir para a asma. Por exemplo, a ansiedade pode causar a liberação de histamina em excesso (substância química que causa alergias) o que, consequentemente, pode levar a ataques de asma. O estresse também é capaz de enfraquecer o sistema imunológico de tal maneira que o indivíduo se torna mais vulnerável aos elementos geradores das crises de asma.

Dicas para controlar os sintomas da asma

Se você já foi diagnosticado com asma, é fundamental que siga corretamente as recomendações médicas. Se ainda não foi, procure imediatamente um especialista e informe a ele se tiver algum problema de ordem mental, como depressão, ansiedade e crises de pânico, pois, como pode ver ao longo do artigo, existe uma forte relação entre a asma e a mente.

O tratamento médico é a principal medida para o controle da doença, porém, é fato que certas mudanças no estilo de vida podem contribuir com seu sucesso. Confira cinco atitudes capazes de trazer muitos benefícios.

1 – Cuide da sua saúde mental

Se você tem asma e também sofre com ansiedade, depressão ou síndrome do pânico, é fundamental que trate os dois quadros. Inclusive, é essencial que os especialistas que estiverem te acompanhando saibam da existência de todos os problemas, para que direcionem o tratamento da forma correta. Além disso, procure cuidar de si e realizar atividades que façam bem para a sua mente.

2 – Pratique atividades físicas

A prática de atividades físicas faz bem tanto para o corpo quanto para a mente. Em se tratando da asma, os exercícios estimulam o sistema respiratório, tornando-o mais forte e menos suscetíveis a crises de falta de ar. Agora, em relação à mente, os benefícios incluem mais bem-estar, energia, melhora da autoestima e motivação para realizar atividades do cotidiano.

3 – Evite ambientes sujos

Um ambiente sujo e desorganizado é péssimo para qualquer pessoa, mas ainda pior para quem sofre com asma e transtornos emocionais. No primeiro caso, a poeira pode gerar crises, no segundo, a desorganização do ambiente é capaz de agravar o desânimo. Viver em um local limpo e arrumado faz bem para o corpo e a mente, parece besteira considerar o ponto de vista emocional, mas realmente faz a diferença.

4 – Tome sol regularmente

O corpo humano é capaz de fabricar vitamina D, mas, para isso, precisa ser estimulado através dos raios solares. Essa vitamina é muito importante porque fortalece o sistema imunológico e também beneficia aqueles que sofrem de transtornos ligados à mente, ajudando a prevenir a depressão e a tratar quando o problema já existe. Portanto, lembre-se de ficar mais tempo ao ar livre e mantenha as janelas abertas para o sol entrar.

5 – Mantenha uma alimentação saudável

A alimentação é um aspecto de grande importância quando se trata de saúde, afinal de contas, é através dela que recebemos os nutrientes que o nosso corpo precisa para se manter em pleno funcionamento. Alimentos ricos em fibras, além de peixes, verduras e legumes são ótimos para auxiliar no tratamento da asma. Quando se trata de depressão e doenças da mente em geral, é interessante inserir na dieta opções ricas em vitamina C, magnésio, cálcio, entre outros.

Você já tinha ouvido falar a respeito da relação entre a asma e a mente? Deixe seu comentário abaixo sobre o assunto e compartilhe este artigo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

Copyright:  611711825 – https://www.shutterstock.com/pt/g/belchonock