Você já ouviu falar sobre psicodrama? Essa é uma forma de terapia em que um conjunto de pessoas adquire papéis específicos para atuar em uma dramatização que funciona como uma forma de tratamentos de sentimentos sabotadores e traumas. Posso garantir que é uma técnica absurdamente impactante. Agora que você já sabe o que significa o termo na prática, vou continuar o artigo falando sobre o psicodrama aplicado com grupos de pessoas que trabalham juntas. Quer saber mais? É só conferir!

O que é o psicodrama para grupos empresariais

O psicodrama profissional influencia profundamente no clima organizacional, cultura organizacional, desenvolvimento de processos e cotidiano de todas as áreas de uma corporação. Isso acontece, pois o tratamento contribui na reflexão e resolução de conflitos; facilita a busca por novas formas de construir autopercepção; ensina a criar e sustentar os relacionamentos interpessoais; e muitos outros pontos fundamentais para o bom andamento do trabalho.

Em curto, médio e longo prazo, esse tipo de ação determina alterações importantes no quadro de funcionários, tais como: capacitação profissional e pessoal; ampliação da habilidade em resolver problemas complexos; aperfeiçoamento de processos internos; pesquisa por novidades que agiliza a produção sem perder a qualidade; adequação à cultura organizacional; e muito mais. Do outro lado, os proprietários, gestores e líderes irão sentir essas mudanças também, tanto no relacionamento diário quanto na produtividade e nos indicadores positivos.

Os diferenciais do tratamento

Veja as principais peculiaridades do uso das técnicas no processo do psicodrama para empresas:

  • O trabalho do coach começa com uma profunda pesquisa para entender como é o clima organizacional. O estudo deve ser feito com muita observação, pois as relações de poder e de hierarquia burocrática não permitem a confidencialidade necessária e, nem sempre, respeitam o contrato afetivo de grupo.
  • É importante destacar que isso não é uma espécie de terapia em grupo, pois esse tipo de tratamento poderia gerar problemas e estranheza no quadro de funcionários.

Essas duas questões são essenciais, uma vez que uma empresa que ainda não vive o coaching pode ter mais dificuldade em compreender e se adequar às ferramentas do psicodrama.

Como os passos são decididos

Para que o acordo entre o coach e a empresa fique claro é preciso construir um documento que norteia a relação do começo ao fim. Por meio desse acordo o coach entende até onde ele pode ir e o que a organização espera como resultado.

PSC

Por outro lado, o coach também deve ser ousado o suficiente para construir um processo completamente novo, dinâmico, surpreendente e transformador, sem ultrapassar os limites estabelecidos. Para isso ele precisa estar muito seguro de suas habilidades e de suas ferramentas.

Algumas organizações podem ser muito tradicionais, colocando a capacidade criativa e a espontaneidade dos colaboradores em níveis muito baixos. Na maioria dos casos, isso acontece, pois os modelos de gestão são ultrapassados, focando na promoção vertical e em procedimentos altamente hierárquicos. Para que não haja nenhum ruído no processo de coaching group com psicodrama é fundamental que o próprio grupo decida as diretrizes, levantando seus próprios conflitos e as regras da dramatização.

Coaching para empresa

No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), que fundei e sou o atual presidente, há diversas opções de formações para quem busca se transformar positivamente com o coaching, inclusive para gestores e líderes que necessitam de soluções corporativas.

Os cursos para empresas são construídos de forma personalizada, considerando o cenário atual, as principais necessidades e os objetivos. A metodologia ajuda a programar a cultura coaching; identificar problemas e criar soluções factíveis; aperfeiçoar os aspectos técnicos dos trabalhadores; aperfeiçoar o relacionamento entre os membros do time; criar políticas de desenvolvimento de equipes e liderança; e qualificação de colaboradores de qualquer nível hierárquico.

Para conseguir chegar a altos resultados, o IBC usa técnicas e ferramentas efetivas, tais como:

  • Leader Coach Training: criada para o desenvolvimento de uma liderança de alto desempenho.
  • Programa de desenvolvimento de liderança com coaching: implementação do coaching para a evolução da gestão e da liderança. Pode durar de 3 meses a 1 ano.
  • Formação de coaches internos: capacitação dos funcionários para que eles transfiram esse conhecimento para outras pessoas, criando um ambiente que abraça a cultura coaching.
  • Coaching em vendas: metodologia exclusiva chamada Programa de Desenvolvimento da Força Comercial com Coaching em Vendas.
  • Avaliação 360°: feedback de desempenho e competências com a intenção de ser construtivo e não destrutivo para a autoestima.
  • Coaching Assessment DISC: ferramenta de mapeamento de tendências comportamentais.
  • Coaching executivo individual: ideal para os colaboradores já identificados como talento, mas que precisa se desenvolver ainda mais.
  • Eventos de um período com foco na resolução rápida de problemas: aqui nesse caso pode ser uma palestra, workshop e day training com coaching.
  • Para completar, ainda há outras soluções customizáveis. É só conversar com o atendimento do IBC para saber mais!

Falando em atendimento, pode contar com Instituto Brasileiro de Coaching para ter um suporte que recebe e soluciona dúvidas, observações e reclamações. As pessoas que trabalham nesse setor no IBC entendem muito sobre o que cada curso de coaching oferece, portanto podem ajudar com qualquer questionamento.

Aliás, especialização é um ponto forte do IBC. Todos os coaches têm excelente formação, estudam constantemente e trabalham diariamente na construção de materiais e aulas ainda melhores. Por isso, o desenvolvimento do conteúdo é tão cuidadoso e rico. É uma fonte grandiosa de informação capaz de empoderar os interessados.

Como se não bastasse, o Instituto Brasileiro de Coaching, conta mais de 15 prêmios e com o reconhecimento de 6 instituições internacionais de destaque: European Coaching Association (ECA), International Association of Coaching Institutes, Metaforum International, Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC) e Behavioral Coaching Institute (BCI). Além disso, é recomendado pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos.

Você, que que é gestor ou líder, pode ter certeza de que o coaching é um método capaz de realmente trazer resultados positivos para o seu time. Reflita sobre a ideia e sobre quais seriam os principais pontos que gostaria de evoluir nos seus funcionários.

E, para você que ainda não é gestor ou líder, saiba que a metodologia pode lhe ajudar bastante a crescer profissionalmente e pessoalmente. Leva a ideia para o seu líder, explicando quais seriam os principais benefícios para o time. Além de mostrar proatividade, você demonstra estar preocupado com o futuro dos seus colegas e da empresa.

Vamos começar!

Que tal começar agora? O Instituto Brasileiro de Coaching já formou mais de 100 mil pessoas. Cada uma delas passou por um processo transformador tanto no lado pessoal quanto profissional. As sessões de coaching são fortes maneiras de empoderar seres humanos, deixando-os prontos para enfrentar os desafios da vida, tirar as pedras do caminho e encontrar soluções incríveis para problemas individuais e coletivos.

Os resultados que chegam a curto, médio e longo prazo não são apenas ondas que vem e vão. Estes ficam com você para sempre, contribuindo na sua evolução diária em diversos âmbitos e pontos de vista. Imagine o quanto produtivo para o seu dia seria se você pudesse exercitar automaticamente práticas fundamentais como o autoconhecimento, autoestima e inteligência emocional. Pois estas são apenas algumas das valiosas lições que você aprende nas formações de coaching. São ensinamentos que ajudam você a amadurecer e se destacar aonde quer que você vá.

Gostou da ideia? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais para espalhar esse conhecimento!

 

Copyright: 370390046 – https://www.shutterstock.com/pt/g/g-stockstudio