A palavra antevasin diz algo para você? Se leu o livro “Comer, Rezar e Amar” ou assistiu ao filme baseado nele, talvez saiba o significado, mas, se esse não é o seu caso, irei explicar. Antevasin é uma expressão que tem origem no sânscrito e significa aquele que vive na fronteira e, portanto, entre dois mundos. Era usada para se referir aos indivíduos que deixavam a vida nas aldeias para viverem mais próximos das florestas, onde habitavam os mestres espirituais. Desse modo, poderiam conviver tanto com os aldeões quanto com os grandes mestres, mesmo sem ser um deles.

Apesar de a origem da palavra ter um sentido literal, ela pode ser usada para se referir a aqueles que vivem entre duas formas diferentes de vida, mas sem se encaixar em nenhuma delas. A autora do livro, Elizabeth Gilbert, se considerava uma antevasin porque não se identificava com a sociedade em que vivia e, por isso, decidiu viajar para viver novas experiências. Porém, ela também não era uma pessoa igual às que encontrou nos locais pelos quais passou. Assim, era alguém que vivia na fronteira e circulava entre dois mundos diferentes.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

Antevasin – Uma Pessoa Que Não Se Encaixa em Padrões

Voltando para a origem da palavra, podemos concluir que, ao decidir morar na fronteira entre a aldeia e a floresta, o indivíduo deixava de viver como os outros aldeões, mas, ao mesmo tempo, também não era um mestre espiritual. Contudo, ao se posicionar ali, entre aqueles dois mundos tão distintos, tinha a oportunidade de observar aqueles modos de vida e adquirir conhecimento e experiência.

Trazendo o sentido para a nossa realidade, pode-se dizer que um antevasin é uma pessoa que não se identifica com determinado estilo de vida e nem com o seu oposto, mas que passeia entre eles. Um exemplo seria alguém que não quer viver de forma convencional, se casar, ter filhos e um emprego tradicional, por exemplo, mas que também não deseja largar tudo e ir morar em uma comunidade espiritual. Então, caminha entre esses dois estilos de vida, absorvendo o que de melhor cada um tem a oferecer.

7 Dicas Para Se Conectar Com a Sua Essência e Encontrar o Seu Próprio Mundo

Até se darem conta de que são indivíduos diferentes e que não se identificam com nenhum padrão, os antevasins podem se sentir inadequados, como peças perdidas de um quebra-cabeças. Se esse é o seu caso, acalme-se, pois você não precisa se adaptar a nenhum tipo de padrão para ser feliz, até porque o segredo da felicidade está em viver de acordo com aquilo que carrega dentro de si, que é a sua essência. Confira, a seguir, sete dicas que irão te ajudar nessa missão de autoconhecimento e descoberta.

1 – Explore o Mundo ao Seu Redor

PSC

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas deixam de perceber coisas fantásticas que estão próximas a elas, o que pode incluir uma bela paisagem, um restaurante simples com uma comida deliciosa, um conhecido que pode se tornar um amigo especial, enfim, são muitas as possibilidades. Para que se conecte com a sua essência, é importante que assuma uma postura de explorador, de alguém que deseja conhecer o universo para conhecer a si mesmo.

2 – Abra-se Para Novas Experiências

Ao explorar o mundo ao seu redor, aproveite para se abrir para novas experiências, coisas que nunca fez. Independente de qual seja a sua profissão, experimente conhecer outras áreas, quanto mais informações obtiver, mais certeza terá ao fazer as suas escolhas. Lembre-se sempre do significado de antevasin, que é viver na fronteira, passear entre mundos diferentes mesmo que não faça parte deles.

3 – Atravesse as Fronteiras da Sua Zona de Conforto

Por falar em fronteira, se existe uma que precisa ser rompida para que encontre o seu mundo é a da zona de conforto. Por mais que pareça que a sua vida atual já está boa, sempre existem formas de melhorar, ir além. Jamais permita que o medo do novo te roube oportunidades de ampliar os seus horizontes e crescer. Se permita dar o primeiro passo e, então, verá que tem todas as condições necessárias para trilhar longos caminhos.

4 – Elimine os Preconceitos da Sua Mente

Se existe algo que pode impedir uma pessoa de viver novas experiências é o preconceito e ele pode vir das mais diferentes formas. Crenças de que determinadas coisas são apenas para jovens, homens, mulheres, entre tantas outras servem apenas para limitar. Por isso, olhe para dentro de si, identifique ideias preconceituosas e busque informações para desconstruí-las. Assim, irá formar a sua opinião com base em conhecimento e experiências e não em achismos.

5 – Converse Com Pessoas Que Pensem Diferente

Se conviver apenas com pessoas que pensam igual a você irá criar uma bolha ao seu redor, o que irá te impedir de conhecer o novo. Desse modo, é fundamental que busque conversar também com aqueles que pensem diferente, para que possam trocar ideias e experiências. Como resultado, você poderá mudar de opinião ou se certificar daquilo que pensa mas, independente do que aconteça, sairá ganhando, pois ouvir o outro é sempre enriquecedor.

6 – Conecte-se Com o Seu Eu Interior

Um passo essencial para quem deseja se conhecer e encontrar o seu mundo é se conectar com o seu eu interior. Para isso, é necessário parar para refletir, se questionar sobre quem você é e as suas escolhas. Converse consigo mesmo da mesma maneira que faz com os seus amigos queridos, com respeito, acolhimento e sem julgamentos. Então, pouco a pouco, conseguirá diferenciar as suas vontades de pressões externas e, claro, escolher sempre o que diz o seu coração.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

7 – Viva de Forma Consciente

Por fim, é importante que evite entrar no modo automático e apenas reaja aos acontecimentos. Assuma a postura de comandante deste navio que é a sua vida e escolha as rotas que irá traçar. Para isso, analise as possibilidades antes de simplesmente seguir a maioria. Não tenha medo de ser diferente e ousar, pois, por mais que as críticas venham, elas não pertencem a você.

Agora é a sua vez de compartilhar a sua opinião: você se considera um antevasin? Deixe o seu comentário abaixo!

 

Copyright: 768644185 – https://www.shutterstock.com/pt/g/chombosan