Antes de compreendermos o que o Padre Chrystian Shankar nos diz sobre Ansiedade, vamos conhece-lo um pouco melhor.
Padre Chrystian Shankar de Oliveira Lima, nasceu em Minas Gerais, no ano de 1975, é formado em filosofia e teologia pela PUC de Belo Horizonte e foi ordenado sacerdote no ano de 2005. Foi vigário, pároco e atualmente é administrador paroquial do Santuário Frei Galvão, na cidade de Divinópolis (MG).
Suas pregações costumam ser animadas e ilustradas de muitas histórias, o que agrada a todos os que buscam palavras de conforto e esperança fundamentadas na Sagrada Escritura. Seu nome revela exatamente o que procura ser a cada dia: Chrystian significa “aquele que segue a Cristo”, e Shankar significa “aquele que leva alegria”.
Ao interpretar uma das passagens da Bíblia, Padre Chrystian nos revela 7 ensinamentos de Jesus, sobre a Ansiedade. Vamos a eles:
Mateus 6:25-34 nos diz:
“25 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?”
O que Jesus nos ensina aqui, é que todos somos ansiosos porque desejamos algo que ainda não possuímos. Vivemos sofrendo e nos destruindo por bens materiais, carros, casas, roupas, comida, dinheiro e quando percebemos que o “problema” se resolve e a situação passa, mas as consequências do sofrimento que nos permitimos ter, não. Continuamos destruídos.
Jesus nos mostra é que a vida é muito mais do que Ter bens materiais. O que realmente e verdadeiramente importa é o que existe dentro de nós. O ambiente externo não fará com que a gente melhore internamente.
1º ensinamento de Jesus é: A vida não é o que Temos. A vida é o que Somos.
“26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?”
Nessa passagem Jesus nos pede para observar as aves, que não se preocupam com nada e Deus, ainda assim, cuida delas e de toda a Natureza. E se somos nós parte dessa Natureza, porque não confiamos e deixamos que Deus cuide de nós?
2º ensinamento de Jesus é: Deus cuida da obra e da criação, logo, cuidará de você.
“27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?”
Existem pessoas que sofrem por dores que não são suas. Vivem como polvos, com muitos braços, buscando agarrar os problemas e as dores dos outros, achando que poderá resolvê-las. Mas isso é impossível!
Existem dores que não cabem a nós e não adianta sofrermos e ficarmos ansiosos para que as pessoas não sofram. Muitas vezes nos importamos com elas, mas elas mesmas não se importam. Portanto, faça apenas o que puder. Oriente e mostre o caminho, mas se a pessoa não quiser ajuda, não sofra! Ninguém ajuda quem não quer ser ajudado.
3º ensinamento de Jesus é: Não sofra com aquilo que você não pode mudar.
“28 E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. 29 Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?”
Porque nos importarmos com o que vem do mundo externo? Porque não confiamos em nosso Deus? Ele sabe o que é melhor para cada um de nós. As coisas mundanas não exercem Poder sobre nós, por isso não devemos nos preocupar com o que existe fora de nós.
Quando alguém nos ofende e fala de nós, não devemos nos preocupar, pois se temos ciência de que o que o outro disse é mentira, porque devemos nos importar? Se as outras pessoas vão acreditar ou não, não nos compete. O que importa é o que realmente somos. A palavra do outro só tem Poder sobre nós, se não nos conhecemos verdadeiramente.
4º ensinamento de Jesus é: As coisas exteriores não podem estragar as coisas interiores.
“31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;”
De nada adianta sofrermos pelo que ainda não aconteceu. O amanhã a Deus pertence, e não há nada que possamos fazer para adiantar o tempo ou mudar o que o destino nos reserva. Podemos não aceitar ou não entender muito bem os desígnios de Deus, mas Ele sabe exatamente o que precisamos, por isso de nada adianta sofrer por antecipação.
5º ensinamento de Jesus é: Não se (pré)ocupem.
“33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
Toda Ansiedade é vencida quando sabemos nas mãos de quem estamos. Confie em Deus. Nossa mente nos oferece os mais diversos tipos de pensamentos, e cabe a nós escolhermos aceitar ou não cada um deles.
Controlar a Ansiedade é um processo que deve ser fundamentado em 3 pilares: Permissão, Processo e Treinamento.  

  • Permissão para acessar o melhor de você e cultivar pensamentos positivos;
  • Processo para que tudo aconteça da maneira e no tempo necessários;
  • Treinamento para que dia a dia você aprenda a controlar sua Ansiedade

6º ensinamento de Jesus é:  Coloque Deus em primeiro lugar.
“34 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.”
Este versículo fala por si. De que adianta nos sentirmos inquietos, ansiosos e aflitos, se não temos controla sobre o que está por vir? Deixe que aconteça o que tiver de acontecer, seja lá o que estiver por vir. Cuide e viva apenas no momento presente, no aqui e agora.
7º ensinamento de Jesus é: Viva um dia de cada vez.
Ter clareza sobre esses 7 ensinamentos Bíblicos, nos possibilita aplica-los à nossa vida e nos mantermos em paz sobre os desígnios de Deus sobre a nossa existência.
Se a palavra “Deus” ou “Jesus” não fizer sentido para você, tudo bem. Substitua-as pelo que melhor representarem “Vida”, “Universo”, “Poder Maior”, “Infinito”, o que vale é a intenção positiva contida em cada palavra e em cada ensinamento.
1º ensinamento: A vida não é o que Temos. A vida é o que Somos.
2º ensinamento: Deus cuida da obra e da criação, logo, cuidará de você.
3º ensinamento: Não sofra com aquilo que você não pode mudar.
4º ensinamento: As coisas exteriores não podem estragar as coisas interiores.
5º ensinamento: Não se (pré)ocupem.
6º ensinamento:  Coloque Deus em primeiro lugar.
7º ensinamento: Viva um dia de cada vez.
Não precisamos nos afligir e nos inquietar, basta confiarmos e sermos pacientes o suficiente para esperar que aconteça o que tiver que acontecer. Existem coisas, fatos, pessoas e situações que não podemos mudar, e nem precisamos, afinal de contas, tudo tem um processo e um momento certo para acontecer.
A nós cabe apenas a escolha de aprender a esperar confiando, ou adoecer sofrendo e ansiando pelo que foge ao nosso controle. O que você escolhe?
 
Copyright: 1315862930- https://www.shutterstock.com/pt/g/thevisualsyouneed