A Ansiedade faz parte da essência do Ser Humano. Quando vivenciada com sabedoria e Inteligência Emocional, a Ansiedade pode ser maravilhosa! Entretanto, muitas pessoas têm perdido o controle sobre ela, e acabam sofrendo consequências.
Quando não lidamos com nossa Ansiedade de forma inteligente e sábia, acabamos dominados por ela e acabamos somatizando pensamentos e emoções negativas que reverberam por todo o nosso corpo, gerando sintomas físicos, emocionais e comportamentais.
Quando a Ansiedade é excessiva ela passa a ser classificada como Transtorno de Ansiedade e existem diversos tipos de Transtornos decorrentes da Ansiedade, como o Pânico, a Fobia Social, a Depressão entre outros.
Quando não é tratada de forma adequada, a Ansiedade pode evoluir para quadros mais graves e se tornar um quadro de Depressão, que se não for tratado de forma adequada pode ter consequências fatais.
A Ansiedade não é algo que podemos eliminar de nossa vida. Ela sempre existirá e poderá até mesmo ser benéfica se soubermos lidar com ela. E em caso de perda de controle sobre ela, é essencial que busquemos ajuda.
Ter domínio sobre a Ansiedade requer sobretudo. Inteligência Emocional, porque quando compreendemos que por mais que o mundo exige de nós respostas rápidas e resultados imediatos, as coisas acontecerão no momento em que tiverem que acontecer.
Antecipar um resultado é maravilhoso, mas sofrer esperando por ele é extremamente nocivo. O Ser Humano apesar de toda evolução tecnológica e inteligência, ainda se mostra frágil e incapaz de controlar seus próprios sentimentos e emoções diante de situações que muitas vezes são simples de resolver. Basta compreender que existem algumas leis Universais contra as quais não adianta lutar.  Me refiro às 4 Leis Espirituais da Índia.
1ª Lei Espiritual da Índia: A pessoa que chega, é a pessoa certa.
2ª Lei Espiritual da Índia: O que acontece, é a única coisa que podia ter acontecido.
3ª Lei Espiritual da Índia: Toda vez que você iniciar algo, é o momento certo.
4ª Lei Espiritual da Índia: Quando algo termina, termina.
Essas 4 Leis são infalíveis e nos mostram que de nada adianta ansiarmos pelo futuro se o único momento que realmente e verdadeiramente nos pertence é o Agora. E se este momento é tudo o que possuímos, porque algumas pessoas gastam sua energia sofrendo por algo que ainda está por vir? O que as faz acreditar que o que está por vir é ruim? Para que tanto sofrimento?
É preciso ter Fé e acreditar que o melhor está por vir! Se o Agora é tudo o que possuímos, porque não focar nossas energias nesse momento? Se queremos um futuro maravilhoso, devemos direcionar nossas energias a esse momento, aqui e agora. O futuro será apenas consequência de tudo o que realizarmos hoje.
Onde você tem focado sua energia no passado, no presente ou no futuro? Qual tem sido a qualidade de seus pensamentos? O que você tem feito hoje para que seu amanhã seja extraordinário? Com quais palavras você tem regado seu jardim de sentimentos?
Quando controlamos nossa Ansiedade e mantemos a calma, nos mostramos resilientes e lidamos melhor com dificuldades e desafios que surgem em nosso dia a dia, e enxergamos mais claramente soluções até então inimagináveis.
Quando, no entanto, permitimos que a Ansiedade tome conta de nós, sentimos medo e alteramos toda a nossa percepção de forma negativa. É como se nossa percepção fosse tomada por uma cortina de fumaça, que nos impede de enxergar os acontecimentos com clareza.
Quando nos deparamos com situações que nos pegam de surpresa, ou que nos desafiam, tendemos a ficar ansiosos. Podemos sentir aflição, agonia, angústia, e outras sensações desagradáveis que nascem tanto de situações reais quanto de situações criadas pelo nosso inconsciente.
Nossa mente é Poderosa. Costumamos perceber o mundo conforme a qualidade de nossos pensamentos. Por isso, cuide de seus pensamentos pois eles constroem a sua realidade. Cuide de suas palavras pois elas viabilizam suas crenças. Cuide de suas ações pois elas concretizam seus resultados.  
A Ansiedade por si só não é capaz de tirar a vida de uma pessoa, como falamos, ela é parte da natureza humana. O que tira a vida de uma pessoa, é o “monstrinho” da descrença, da falta de Fé e da tolerância. Não há mais doloroso do que morrer e continuar vivo.
Quando uma pessoa se deixa abater pelos sintomas da Ansiedade e segue alimentando suas crenças destrutivas, ela se frustra cada vez mais, e sofre cada vez mais até que deixe de ver sentido na vida e se rende à Depressão. É como se uma parte dela, alegre e forte, apaixonada e motivada deixasse de existir em decorrência de suas próprias escolhas.
O difícil para essas pessoas, é enxergar que a responsabilidade pela morte de sua alegria em viver é exclusivamente delas, por isso costumam apontar situações e pessoas como “culpados” por suas frustrações. Elas não se dão conta de que a Ansiedade pode atrapalhar (e muito) suas vidas. Não se permita ser uma dessas pessoas.
Escolha viver! Escolha ser feliz! Liberte-se de pensamentos destrutivos que possam acabar com seu autocontrole e sua alegria em vier. Uma vida sem sonhos e sem propósito é uma vida sem sentido. Dê valor à sua existência, permita-se viver hoje o que o Universo tem de melhor a te oferecer. Perceba-se, analise-se, aprimore-se aqui e agora, pois este é o único momento que você verdadeiramente possui.  
 
Copyright: 6622524932 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem