O estresse crônico ou a ansiedade é o principal responsável por muitas alterações no organismo feminino. Neste sentido, o ciclo menstrual não é uma exceção. Ele influencia em como se desenvolve o ciclo e também na forma que a mulher irá enfrentá-lo durante os dias que seguirão.
Independente das nossas intenções, o corpo feminino se prepara cada mês para uma possibilidade de gerar uma criança. Depois de todo o processo, o corpo feminino está projetado biologicamente para a reprodução e continuação da espécie. Se trata de uma técnica de sobrevivência primitiva feminina, importante para a vida humana.
O cérebro humano, centro do sistema nervoso, é responsável por todas as nossas funções; ele separa e comanda todos os hormônios necessários para os processos mais diferentes do organismo, seja masculino ou feminino. Portanto o cérebro regula todas as funções fisiológicas. Entre elas, os hormônios que fazem parte do processo da menstruarão. O interessante é que o cérebro também controla o ciclo menstrual feminino. Especificamente o hipotálamo. Este, o hipotálamo, é responsável por liberar o hormônio que se chama gonadotrofina (GnRH), que é o principal para o processo de ovulação.
A influência que a ansiedade tem sobre o ciclo menstrual está na produção anormal ou descontrolada de hormônios. Muito informado pelos médicos das principais especialidades, o estresse causa uma alteração em diversos sistemas do corpo humano, seja masculino ou feminino, pelo fato de o corpo humano sempre tentar se defender e se proteger para que nada de mal ocorra.
A saúde psicológica se vê afetada com a produção de hormônios anormais. Com um ciclo menstrual irregular, a mulher pode ter episódios de raiva, tristeza, apatia, ansiedade crônica, frustração, entre outras.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma
vida mais leve e feliz!

Sintomas mais comuns causadas pela ansiedade em período menstrual:
– Enxaqueca;
– Cansaço emocional;
– Dores na lombar;
– Sonolência;
– Dores intestinais.
Em caso de ausência total da menstruação – sem estar grávida – durante um período de três a seis meses, a mulher deve ir até um médico. Importante: isto vale não somente para casos de ansiedade. A ausência da menstruação pode ser um sintoma de alguma doença do organismo reprodutor.
A ansiedade faz o período menstrual ser muito mais doloroso. Quando enfrentamos este processo estando estressadas, existe um risco maior de sofrer dores de cabeça, cansaços anormais, inchaço no abdômen, dores em locais próximos ao ventre e maior sensibilidade nos seios.
Em caso de ter crises de ansiedade ou algum sintoma da ansiedade que não está sendo possível obter controle, seja antes, durante ou após a menstruação, é comprovado que a mulher pode apresentar:
– Tendências suicidas;
– Problemas na glândula tireoide;
– Episódios de convulsão (naquelas mulheres que já têm casos de epilepsia);
– Aumento das probabilidades de desenvolver outros transtornos psicológicos sérios.
Algumas mulheres apresentam também baixa fertilidade por causa das crises de ansiedade que acontecem na semana ou diariamente. As baixas taxas de fertilidade diminuem consideravelmente as possibilidades de ter uma gravidez. Por esta razão, as mulheres que sofrem de ansiedade têm maior dificuldade para ficarem grávidas ou terem níveis de fertilidade equilibrados com a média nacional.
Um estudo feito pela Universidade Federal de Minas Gerais teve como amostra um grupo de mulheres que não tomavam anticoncepcionais ou qualquer outro tipo de hormônio de forma regular. Por meio disto se pôde confirmar que as mulheres que sofrem dos sintomas da ansiedade, ou da ansiedade em si, sofrem fortes alterações em seu ciclo menstrual. Assim, o melhor que se pode fazer é procurar usar as ferramentas possíveis para controlar a ansiedade e também os níveis de estresse diariamente.
A solução para a ansiedade, antes de pensar em remédios, é consultar um psicólogo ou psiquiatra para conversar e entender o que está ocorrendo. Alguns remédios terão efeito apenas no sintoma, mas não na causa. Depois, a melhor resposta é você analisar as formas como controlar as suas emoções no seu dia a dia. Será que está ficando ansiosa além do normal por algo realmente sério? Há quantos dias tem tido crises de ansiedade? Um exercício simples pode ser anotar os dias e os motivos pelos quais sentiu uma ansiedade além do normal, para você ir analisando.
Porém, o mais recomendado é realizar atividades que permitem liberar essa tensão, exemplo:
Yoga;
– Meditação;
– Pilates;
– Caminhada, corrida;
– Esportes;
– Leitura;
– Assistir a um filme.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

São algumas dicas ou sugestões que você pode praticar para ter menos ansiedade e colocar esta energia focada em alguma coisa para ter mais tranquilidade no seu dia a dia. Um grande passo para entender o motivo da ansiedade está no autoconhecimento. Saber o que se passa, como é o seu interior, pois, existem camadas, níveis que não sabemos quem nós realmente somos verdadeiramente. O que falta para você começar o processo de autoconhecimento?
Estas ferramentas poderosas e sugestões efetivas poderão te dar mais segurança para encarar o seu dia a dia. Junto com o apoio psicológico, é possível reverter quadros de ansiedade crônica e ter uma vida mais tranquila. Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que a qualidade de vida não depende apenas do aspecto material. Uma boa alimentação, uma rotina de exercícios físicos e altas doses de amor próprio com o autoconhecimento são elementos que evitarão estragos na sua saúde e também no seu ciclo menstrual.
 
Copyright: 1150619087 – https://www.shutterstock.com/pt/g/dmvasilenko