2020 se passou e, cá entre nós, foi um ano repleto de desafios, não é mesmo? O fato é que 2021 já está aí, e nós precisamos dar continuidade aos nossos projetos, além de desenvolver novas metas.

Um novo ano representa novas 365 possibilidades de ser feliz e de alcançar objetivos nas diferentes áreas das nossas vidas. Naturalmente, cada pessoa sabe o momento que está vivendo. No entanto, há algumas dicas que são “universais”, isto é, que fazem bem para todos, sem exceções. No mês de janeiro, é sempre bom nos relembrarmos de algumas dessas dicas para que tenhamos um ano próspero. Vamos lá?

1. Agradeça por suas conquistas

Antes de começar a fazer pedidos, promessas e listas de objetivos, agradeça. Por mais que o último ano tenha sido difícil para a humanidade, de maneira geral, você chegou até o fim dele e agora está pronto para viver um novo ano. Comece esse ano manifestando gratidão por todos os aprendizados que se passaram, por todas as dificuldades que foram superadas e por todas as evoluções, mesmo que pequenas, que você tenha feito.

Se você tem uma casa, um carro, roupas, emprego, comida, acesso ao estudo, familiares, amigos e saúde, acredite, muita gente gostaria de estar em seu lugar. Às vezes, nos esquecemos de agradecer por essas coisas mais básicas, mas tão essenciais à vida.

2. Reflita sobre o que poderia ter sido melhor

Naturalmente, também há certas áreas da sua vida que poderiam ter sido melhores. Será que você cumpriu as suas metas do ano passado? Será que você se descuidou em algo? As respostas, só você conhece.

Fazer esse exame de consciência é importante para que você evite repetir no novo ano os mesmos erros. Se estiver passando por dificuldades, jamais perca as esperanças. Com um novo ano, as energias se renovam, e soluções que nem imaginávamos que fossem possíveis aparecem para nós.

3. Trace suas metas para o novo ano

PSC

Sem metas, ninguém sai do lugar. Por isso, todas as áreas de nossas vidas precisam ser contempladas na tradicional lista de objetivos a serem concretizados para o próximo ano. Isso inclui mudar de emprego, comprar um carro, desenvolver a espiritualidade, ser mais atento com a saúde, entre outros.

Para ser bem-sucedido na hora de escrever essa lista, lembre-se do método SMART, que já abordamos aqui no blog. Ele consiste numa sigla que define 5 características (em inglês) para um bom objetivo:

  • SSpecific: específico;
  • MMeasurable: mensurável;
  • AAchievable: alcançável;
  • RRelevant: relevante;
  • T Timebound: em prazo definido.

“Estudar mais” não é um bom objetivo. Substitua-o por: “estudar sobre educação financeira, ao menos uma vez por semana, pelos próximos 12 meses”.

4. Cuide da saúde física

O seu corpo é a ferramenta que o universo lhe concedeu para conduzir a sua vida. Por isso, o mínimo que você precisa fazer é cuidar bem dele, a fim de evitar as doenças e aumentar a sua longevidade.

Para que isso ocorra, há algumas dicas básicas que merecem ser reforçadas: praticar exercícios físicos regularmente, tomar sol, hidratar-se adequadamente, alimentar-se de forma equilibrada, evitar a automedicação e fazer check-ups médicos ao menos uma vez ao ano.

5. Cuide da sua saúde mental

Se o seu corpo é a máquina da vida, a sua mente é a central que coordena todos os componentes dessa máquina. O estilo de vida agitado do mundo contemporâneo nos leva a um ritmo acelerado, em que forçamos a mente a pensar e a trabalhar em capacidades nem sempre compatíveis com os nossos limites humanos. Por isso, depressão, estresse, insônia e ansiedade têm alcançado índices exorbitantes.

Para evitar que isso ocorra com você, além das medidas de saúde física citadas acima, há outras recomendações, como: evitar comparar-se com outras pessoas, saber dizer “não”, descansar sempre que necessário, dedicar um tempo ao lazer, encontrar hobbies, ter vida social, meditar diariamente e, quando for preciso, procurar a ajuda especializada de psicólogos e/ou psiquiatras.

6. Nunca pare de aprender

O desenvolvimento pessoal e o autoconhecimento são, provavelmente, os itens de que mais falamos aqui no blog. Isso não é à toa. Esses dois elementos essenciais à nossa felicidade e à nossa autorrealização são exercícios diários. Isso quer dizer que precisamos aprender desde o primeiro até o último dia de nossas vidas.

Você não precisa fazer 20 graduações. Não se trata disso! Na verdade, podemos extrair aprendizados de todas as situações das nossas vidas — de cada problema, de cada conversa, de cada filme, de cada livro, de cada série, de cada amizade, de cada relacionamento, de cada passeio, de cada viagem, de cada trabalho. Olhe ao seu redor e contemple todas as possibilidades de aprendizagem que o mundo lhe oferece diariamente!

7. Administre o seu dinheiro

Outra área importante de nossas vidas é a financeira. Cuidar do seu dinheiro não é sinônimo de ganância ou de egoísmo. Significa apenas administrar um recurso que é essencial à sua vida e às vidas daqueles que de você dependem.

Por isso, nunca é demais lembrar: não gaste mais do que você ganha, não entre no cheque especial, pague à vista e peça desconto sempre que puder, pesquise e compare preços, reduza os gastos desnecessários, estabeleça prioridades, tenha uma fonte de renda extra, construa uma reserva de emergência e aprenda a investir.

8. Não se esqueça da sua espiritualidade

O mundo atual é muito marcado por valores individualistas e materiais. Apesar de administrar o seu dinheiro, não se torne escravo dele. Lembre-se de que a vida é muito mais do que isso.

Por isso, independentemente da sua fé, não se esqueça do seu lado espiritual, aquele que revela as suas crenças naquilo que não podemos ver. Se torna alguém melhor e se não ofende ninguém, vale a pena! Reze, medite, cante, enfim, viva a sua espiritualidade, de acordo com aquilo que o seu coração dizer.

9. Valorize a companhia das pessoas queridas

Outro item extremamente importante desta lista são as pessoas que convivem conosco: familiares, amigos, colegas etc. Se há algo que o último ano nos ensinou foi que ninguém sabe quanto tempo ainda temos juntos. Por isso, aproveite ao máximo a companhia de cada pessoa que faz parte da sua vida.

Trabalhar e estudar são duas atividades importantíssimas, mas não se esqueça de passar também um tempo de qualidade ao lado daqueles que te amam e que você também ama. Não espere a perfeição de nenhum deles, afinal de contas, você também não é perfeito. Apenas dê o seu melhor e acolha o que cada um te oferecer!

10. Viva o momento presente

Por fim, nunca é demais dizer: viva o momento presente. Ele é o único tempo que existe de fato; aquele em que realmente podemos fazer algo em busca da felicidade. O passado já se foi e só serve de referência para que nos tornemos pessoas melhores a cada dia. O futuro, por sua vez, ainda não chegou. Devemos planejá-lo, mas sem que ele “roube” o nosso foco do momento atual.

Diz-se popularmente que, quando chegamos ao fim da vida, percebemos que os pequenos momentos eram, na verdade, os grandes. Por isso, aproveite cada abraço, cada sorriso, cada dia de trabalho, cada pôr do sol e até cada período chuvoso. Saiba enxergar a beleza de cada dia. E que os próximos 365 sejam dias belíssimos!

O que achou das dicas acima? Há mais alguma que você gostaria de recomendar? Deixe-a aqui no espaço abaixo. Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo com os seus amigos, familiares e colegas, por meio das suas redes sociais!

Imagem: Por Natali _ Mis