Viabilidade-de-um-projeto-1

Análise de Viabilidade de um Projeto – Entenda sua Importância Para a Empresa

Por: José Roberto Marques | Blog

Realizar a análise de viabilidade de um projeto é fundamental para garantir que o investimento de tempo, dinheiro e mão de obra trará os resultados esperados. Embarcar num novo e complexo projeto sem essa rede de segurança, além de imprudente, pode significar, em longo prazo, grandes prejuízos para a sua empresa. Sendo assim, é fundamental trabalhar com ferramentas de análise completas.

O problema é que essa consciência ainda não foi adquirida pela maioria das empresas, especialmente as de menor porte. Por este motivo, nem todo gestor consegue avaliar se é válido ou não tirar um projeto do papel. Assim, é importante adquirir conhecimentos para verificar se a ideia pode trazer bons resultados ou se ainda precisa de alguns ajustes antes de ser posta em prática.

Para compreender melhor a viabilidade de um projeto, continue a leitura deste artigo!

O que é a análise de viabilidade de um projeto?

Basicamente, a análise de viabilidade de um projeto consiste numa avaliação feita a partir de ferramentas e técnicas a fim de verificar a disponibilidade de recursos financeiros, físicos e oportunidades de ganhos em determinadas atividades. A partir desse estudo, é possível traçar o tempo de retorno do investimento, de modo a estimar o quanto esse projeto é válido.

Pode ser, por exemplo, que lançar uma campanha publicitária com celebridades em horário nobre seja uma ótima ideia numa grande empresa, mas uma péssima ideia numa empresa menor. Essa conclusão depende da verba da empresa, da sua capacidade de fabricar e entregar produtos, do seu interesse em alcançar um público assim tão grande, entre outras questões.

Assim, a análise de viabilidade de um projeto é sempre um fator multifatorial, já que são muitos os aspectos a serem levados em consideração antes de a empresa bater o martelo e decidir que a estratégia vale a pena.

Qual a importância da análise de viabilidade de um projeto?

A seguir, você confere os principais tópicos que tornam essa análise fundamental para que se verifique a viabilidade dos projetos a serem desenvolvidos. Sem esses itens, a empresa pode tomar decisões equivocadas, que podem comprometer a sua saúde financeira, a sua eficácia produtiva, a sua imagem empresarial, entre outras questões.

1. Precisão das informações

A análise de viabilidade de um projeto exige precisão nos dados, de maneira que as respostas obtidas nas previsões se mostrem exatas ou muito próximas da realidade. Ter esses dados em mãos é muito importante para que o projeto saia do papel.

Qual a verba necessária para que esse projeto seja implementado? Quais profissionais serão envolvidos nesse projeto? Quanto tempo ele durará? Quais recursos materiais e tecnológicos serão necessários durante a sua execução? Quais são os objetivos que se pretende alcançar? Quais são as justificativas, no contexto da empresa, para a apresentação desse projeto?

Todas as perguntas acima precisam ser adequadamente respondidas antes de verificar se o projeto é viável ou não.

2. Planejamento eficiente

Para que se possa fazer uma análise completa, é essencial que haja a definição das problemáticas a serem sanadas, bem como dos objetivos esperados. Então, quando se faz essa análise também se têm, consequentemente, melhores soluções para eventuais problemas que venham a surgir.

A metodologia 5W2H é muito útil na hora de fazer esse planejamento. Ela consiste em 7 perguntas que precisam ser respondidas para que o projeto seja adequadamente planejado:

  1. O que será feito? Qual o objetivo ou meta a ser alcançada?
  2. Por quê? Qual é o benefício que se espera receber com este projeto?
  3. Onde? Em qual local/ departamento o projeto será executado?
  4. Quando? Quando este projeto será realizado? Qual a sua duração?
  5. Quem? Quem serão as pessoas e equipes responsáveis por cada etapa deste projeto? Quais serão as suas funções e obrigações?
  6. Como? Quais processos e atividades serão realizados em cada etapa deste processo? Quais instruções, métodos e sistemas devem ser seguidos?
  7. Quanto? Qual o valor do investimento deste projeto? Quanto se espera receber em retorno?

3. Projeções claras

A linha-guia de uma análise de viabilidade de um projeto é trabalhar com a coleta e a verificação de dados para fazer projeções. A ideia é ter em mãos a informação financeira sobre o quanto se poderá ganhar e em quanto tempo. A execução dessa projeção deve ficar a cargo de profissionais experientes no assunto, que conhecem a fundo as estatísticas da empresa, mas que também sabem fazer uma boa leitura do cenário atual.

Você é feliz?

É preciso que nos lembremos de que um bom resultado no passado não é garantia de que será alcançado novamente se uma mesma estratégia for adotada. As circunstâncias mudam, e isso precisa ser levado em consideração. Daí a importância de se realizar um bom trabalho de pesquisa.

4. Segurança na tomada de decisões

Com certeza, a principal razão para se fazer uma análise de viabilidade de um projeto é ter segurança para dar andamento ao trabalho. Por meio da verificação das variáveis, tem-se um cenário esboçado, que permite saber se há ou não vantagens aparentes em realizar determinado projeto. Trata-se da realização de um estudo prévio que permite saber onde se está pisando.

As informações obtidas precisam ser corretamente interpretadas. Assim, elas se transformam em insights que permitem que projetos criativos e eficazes sejam concebidos dentro dos objetivos da organização. A posse dessas informações é justificativa para a implementação das ações estratégicas selecionadas.

5. Comunicação com todos os colaboradores da equipe

Os resultados da verificação realizada por essa análise podem ser utilizados para estabelecer uma comunicação empresarial mais efetiva com os demais colaboradores. Uma das grandes dificuldades comunicativas dentro das médias e grandes empresas diz respeito à problemática que existe em fazer a disseminação das informações.

Por isso, é importante que o trabalho de análise de viabilidade de um projeto seja realizado não apenas por um profissional, mas por uma equipe. O que um funcionário não é capaz de identificar, outro pode perceber. Assim, a soma de conhecimentos leva a uma discussão construtiva sobre as vantagens e desvantagens das diferentes estratégias propostas, de modo que a mais vantajosa seja selecionada.

Como é possível perceber, o estudo de viabilidade de um projeto é fundamental para se certificar dos possíveis ganhos, bem como das dificuldades que poderão ser enfrentadas. Dessa forma, antes de entrar de cabeça em um novo projeto, é fundamental saber o quanto ele é viável. Use este instrumento a favor do seu negócio, evite transtornos e aumente as suas chances de ter um bom retorno sobre os seus investimentos.

Se você gostou deste artigo, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, lembre-se de compartilhá-lo com todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e com quem mais possa se beneficiar destas informações, por meio das suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: