Para você amor e frustração são dois sentimentos que andam juntos? Se sim, saiba que as experiências do passado não precisam determinar todo o seu futuro. Em vez de utilizar o fato de ter passado por situações dolorosas no campo amoroso como motivo para se lamentar por estar só, prefira olhar para elas de outra maneira, a fim de aprender lições e agir de modo diferente daqui para frente. Você pode treinar o cupido para que ele pare de cometer os mesmos erros. Quer saber como? Continue acompanhando e descubra!

Construa relações cada vez melhores e mais saudáveis!
Acesse meu desafio “Detox da Mente”. Viva mais leve!

Entenda a relação entre amor e frustração

De acordo com o dicionário, a frustração é o estado em que um indivíduo se encontra quando é impedido de atingir a satisfação, ou seja, uma pessoa deseja que uma situação x ocorra e acontece algo y. Apenas através dessa breve explicação já é possível identificar o agente causador da frustração, que é a idealização. Quando você idealiza uma realidade e ela não se concretiza, acaba se sentindo frustrado.

Em se tratando de amor, a idealização é algo extremamente comum, principalmente por conta do desejo que grande parte das pessoas possui de encontrar sua alma gêmea, se casar, ter uma companhia para compartilhar a vida. Porém, quando você se deixa levar pela idealização, pula etapas em sua mente, já começa a pensar no futuro que criou quando, na realidade, poucas coisas aconteceram.

Por tudo isso, é muito importante buscar ressignificar essa necessidade de idealização na mente, para que aprenda a viver o presente, permitindo que as coisas aconteçam primeiro antes de se precipitar e criar situações ilusórias. Isso faz bem para o equilíbrio emocional e, também, para os relacionamentos, que se libertam de toda a pressão gerada pelos pensamentos ansiosos e podem fluir de modo natural.

Como evitar que amor e frustração andem juntos?

Se você está cansado de se frustrar em seus relacionamentos amorosos, é sinal de que precisa parar de idealizar as pessoas e desapegar da ansiedade de encontrar um par. Entendo que é natural que esse desejo se torne mais latente conforme os anos vão passando, entretanto, ter pressa não te ajudará a encontrar um amor, muito pelo contrário. Quanto mais afobado estiver, mais irá afastar as pessoas, porque elas podem se assustar com tamanha intensidade e sentirem receio de não conseguirem retribuir à altura.

PSC

Veja, a seguir, algumas atitudes extremamente úteis que te ajudarão a desvencilhar o amor da frustração em sua vida e, consequentemente, sair desse ciclo de relacionamentos mal resolvidos.

1 – Identifique as suas necessidades emocionais

Por que você deseja tanto estar em um relacionamento? Já parou para se fazer essa pergunta? É claro que namorar e se casar são etapas comuns dentro da nossa cultura, entretanto, é preciso entender quais são os seus próprios motivos, para que não saia apenas repetindo comportamentos. Saber o que te leva a sentir essa necessidade te ajudará a identificar lacunas emocionais e, então, encontrar maneiras de preenchê-las sem depender de ninguém. Esse primeiro passo já irá ajudar a acalmar sua ansiedade e a tendência à idealização.

2 – Aprenda a viver o agora em seu dia a dia

Em seu dia a dia, você costuma manter a mente focada no que está vivendo ou fica sempre pensando no que virá em seguida? Se sua resposta for a segunda opção, experimente se conectar ao momento presente, independente do que esteja fazendo. Agora, por exemplo, está em frente a um computador ou com um smartphone ou celular em mãos, certo? Concentre-se em cada linha que está lendo e deixe para pensar no que virá amanhã ou daqui algumas horas quando essas coisas estiverem, de fato, acontecendo.

3 – Permita-se conhecer as pessoas antes de tirar conclusões

Não dá para dizer que conhece plenamente uma pessoa tendo a encontrado apenas algumas vezes, afinal, leva tempo até que compreenda sua verdadeira essência. Desse modo, se você for apresentado a alguém, por mais que tenha sentido uma empatia instantânea, evite deduzir coisas e idealizar. Afinal de contas, um indivíduo que foi extremamente simpático e educado com você pode não ser tão legal assim na intimidade, então, espere antes de criar expectativas.

4 – Entenda que todos têm pontos a melhorar

Nos contos de fada, os príncipes e as princesas se encontram e tudo é perfeito. Talvez, por terem crescido ouvindo histórias assim, muitas pessoas idealizem tanto a pessoa amada. E a realidade é um tanto quanto diferente, pois, por mais que você enxergue quem ama de um modo especial, é fundamental ter a consciência de que se trata de um ser humano normal, que tem qualidades, mas também tem diversos pontos a serem melhorados.

5 – Busque se relacionar com pessoas que tenham desejos compatíveis com os seus

Um erro bastante comum em relacionamentos é se envolver com pessoas que tenham planos totalmente diferente dos seus e esperar que, com o tempo, elas mudem. Realmente, pode ser que alguém que não tenha o desejo de se casar, por exemplo, mude de ideia. Contudo, as chances de esse indivíduo permanecer convicto do que pensa atualmente também existem e devem ser consideradas. Lembre-se que ninguém muda ninguém, a transformação apenas acontece quando a própria pessoa se mostra aberta a isso.

6 – Faça um balanço dos seus relacionamentos passados

Citar o cupido é uma maneira divertida de falar sobre relacionamentos, mas é preciso que aprenda a assumir as suas responsabilidades também. Em suas últimas experiências amorosas, o que fez que hoje faria diferente? Pense nisso e absorva o aprendizado que essas experiências podem te proporcionar. Apenas tome cuidado para não se culpar, porque a intenção não é essa, aprenda as lições e olhe para frente.

7 – Deixe que as coisas aconteçam naturalmente

Por fim, comece a deixar que as coisas aconteçam de modo natural, sem ansiedade. Por mais que deseje encontrar alguém para compartilhar a vida, saiba que a sua realidade atual já pode ser motivo de grande alegria. Aproveite para sair com os amigos, estar em família, se dedicar a projetos pessoais. Então, quando menos esperar, irá encontrar alguém com quem tenha afinidades e que virá para agregar e não para suprir necessidades.

Se gostou, compartilhe o artigo em suas redes sociais! E aproveite para deixar o seu comentário abaixo, comentando o assunto.   

 

Copyright: 1270321330 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jubespalovaa