Geralmente, as pessoas são classificadas entre introvertidas ou extrovertidas, mas existem indivíduos que não se encaixam em nenhum desses perfis, pois não têm características extremas nem de introversão ou de extroversão. Se você se identifica com essa informação, são grandes as chances de que seja um ambivertido, que é aquele que está no meio do caminho e tem traços de ambas classificações.

Vale lembrar que a intenção dessas tipologias não é a de rotular e limitar as pessoas, mas sim de funcionar como uma ferramenta de autoconhecimento. Com base nas informações de cada perfil, os indivíduos podem esclarecer e descobrir mais a respeito de si e, isso pode levá-los a conhecer características únicas que possuem. É sempre interessante ler a respeito desse assunto para fazer um paralelo com o seu comportamento e, assim, tirar as suas conclusões.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo, Verdadeiramente e na Essência!

Como a Ambiversão Funciona no Cérebro

Para entender melhor esse perfil, é importante saber como ele funciona em nossa mente. Quando interagimos com outras pessoas, o cérebro libera a dopamina, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Os introvertidos já possuem essa substância em níveis satisfatórios, por isso, o excesso de interação faz com que se sintam sobrecarregados. Já os extrovertidos, possuem níveis um pouco mais baixos de dopamina, então se sentem muito bem quando interagem e entediados quando estão sozinhos.

Os ambivertidos, por sua vez, têm níveis de dopamina que são variáveis. Isso faz com que, em determinados momentos, busquem a interação social e, em outros, prefiram se manter mais tranquilos e reservados. É essa variação que os permite ter facilidade de caminhar pelos dois “mundos” de forma natural, tornando-os seres flexíveis e que se adaptam de acordo com a situação.

As Peculiaridades do Perfil Ambivertido

O perfil ambivertido não é tão difundido quanto o introvertido e extrovertido, então, as pessoas que não se encaixam em nenhum desses extremos geralmente se sentem confusas. Para entender melhor sobre essa tipologia humana, veja quais são as características comuns aos ambivertidos. Informação é poder e conhecer mais a respeito da sua mente irá te levar a utilizar os seus pontos fortes com muito mais eficácia, chegando ao seu potencial máximo.

Não Gostam de Ser o Centro das Atenções

PSC

Diferente dos introvertidos, os ambivertidos não se incomodam de estarem em ambiente com muitas pessoas, como festas e grandes eventos, e até gostam disso. Contudo, apenas se sentem à vontade quando eles não são o centro das atenções. Por esse motivo, são sempre vistos em eventos de outras pessoas, mas raramente promovem suas próprias festas.

Adaptam-se de Acordo Com o Ambiente

Quando estão em um local mais animado, os ambivertidos costumam seguir a mesma linha de comportamento. O mesmo vale para ambientes mais silenciosos, com pessoas tranquilas. Como têm características de extroversão e introversão, conseguem facilmente se adaptar de acordo com a ocasião e o fazem de forma natural, sem terem que forçar algo. Por isso, é comum que gostem tanto de programas mais badalados, como festas, quanto de ficar em casa lendo ou assistindo filmes, por exemplo.

Sua Impulsividade é Variável

As pessoas extrovertidas geralmente são mais inclinadas a correr riscos, já as introvertidas costumam ser mais reservadas e pensar bem antes de tomarem decisões. Em se tratando do ambivertido, a impulsividade é variável e não possui um padrão. Haverá situações em que ele irá agir sem pensar e outras em que irá pensar mais a respeito das consequências.

Equilíbrio Entre Falar e Ouvir

Por possuírem características dos dois extremos de comportamento, os ambivertidos gostam de falar, mas também sabem quando é a hora de se silenciar para ouvir o que o outro tem a dizer. Nesse sentido, é bastante comum que sejam chamados de falantes por algumas pessoas, mas também sejam conhecidos como bons ouvintes por outras.

Trabalham Bem em Grupo ou Sozinhos

Geralmente, os ambivertidos não têm preferência entre trabalhar em grupo ou de forma individual. Tudo irá depender da situação, das pessoas envolvidas e de como eles estiverem se sentindo no momento. A característica anterior, de saber a hora de falar e ouvir possibilita que se deem bem quando precisam realizar algum projeto em equipe.

Podem Ser Céticos ou Acreditar Facilmente

Para alguns assuntos, geralmente fatos e informações desconhecidas, os ambivertidos podem se mostrar bastantes céticos, do tipo que só acreditam em algo depois que veem. Porém, em se tratando de outras áreas, como relacionamentos, por exemplo, são capazes de acreditar inteiramente no que as pessoas dizem e demonstram.

Gostam de Companhia Tanto Quanto Ficarem Sós

Por fim, uma das características mais marcantes dos ambivertidos é que eles gostam muito de ter companhia para conversar, sair, desabafar. Mas, ao mesmo tempo, sabem apreciar os momentos a sós, em que podem desfrutar da própria companhia lendo, assistindo a um filme, descansando.

Você acredita que é verdadeiramente feliz em sua essência?
Clique aqui e descubra! Acesse o “Termômetro da Felicidade”!

As Vantagens de Ser Ambivertido

Como disse anteriormente, o perfil comportamental conhecido como ambivertido é um meio termo entre ser extrovertido e introvertido. Essa posição que equilibra esses dois tipos de características pode trazer diversas vantagens para um indivíduo, principalmente porque ele consegue se adaptar de acordo com as suas necessidades e o ambiente em que está.

No ambiente profissional, por exemplo, as características de ambiversão são positivas porque promovem a comunicação eficaz, já que o indivíduo sabe o momento de se expressar, mas também consegue identificar quando é hora de apenas escutar. Isso faz com que aqueles que possuem esse perfil se destaquem na área de vendas, já que saber ouvir o que o cliente tem a dizer na essência é fundamental para oferecer a ele o que realmente precisa e deseja comprar.

Na vida pessoal, as vantagens são muitas e uma das de maior destaque é o fato de conseguirem apreciar a própria companhia, sem sofrer com a solidão quando não há ninguém por perto. Essa flexibilidade permite que o indivíduo tenha mais opções em sua vida nos mais diferentes aspectos, incluindo suas preferências para lazer, relacionamentos e profissão.

Caso tenha se identificado com o perfil ambivertido, as informações que compartilhei podem te ajudar a se conhecer melhor, entender como se sente em cada tipo de situação e, assim, desenvolver a sua inteligência emocional. Comece a refletir a respeito do seu comportamento, descubra os seus pontos fortes e os de melhoria. Busque o autoconhecimento e viva o seu melhor!

Copyright: 540903676 – https://www.shutterstock.com/pt/g/gral