amar-cuidar-dicas

Amar é Cuidar: Você Cuida de Tudo o Que Ama?

Por: José Roberto Marques | Blog | 11 de junho de 2019

Como já dizia o grande compositor Peninha, quando a gente gosta, é claro que a gente cuida. Afinal, amar é cuidar, é desejar tudo o que de melhor houver para aqueles que amamos. Contudo, muitos se concentram em apenas em um ser amado, deixando os outros de lado. Se eu te pedisse para listar tudo o que ama, por ordem de prioridade, quanto tempo demoraria para citar a si mesmo?

Saiba que cuidar da sua alma e zelar pelo seu bem-estar é tão importante quanto cuidar da pessoa amada, de um amigo ou de um familiar. Continue acompanhando e faça essa reflexão comigo sobre a importância do equilíbrio entre o autocuidado e o amor ao próximo.

Amar é Cuidar – Isso Vale Para os Outros e Para Você Mesmo

O amor é um sentimento fantástico, que leva pessoas a se doarem para aqueles que amam, fazendo o possível para vê-los felizes. Mas, como tudo na vida, é essencial que esse amor seja bem dosado, para que não se dedique demais a apenas uma parte da sua vida e deixe todas as outras sem atenção. É claro que nenhum ser humano é um super-herói e conseguirá dar conta de tudo igualmente, porém, é importante ter essa consciência para evitar que as coisas se desequilibrem.

Quando uma pessoa começa um namoro, por exemplo, é natural que a paixão do início faça com que ela se dedique um pouco mais à relação. Entretanto, caso isso se torne excessivo com o passar do tempo, pode acabar prejudicando outras coisas que são também importantes para ela, como o seu trabalho, a sua família, os seus amigos, os objetivos pessoais. Buscar o equilíbrio é necessário para que ela consiga cuidar de tudo o que ama e, claro, sem descuidar de si mesma.

Desejar o melhor para quem se ama e se dedicar para isso é uma atitude muito positiva, desde que não prejudique o cuidado que precisa ter por si mesmo. Nesse sentido, busque sempre fazer o que estiver ao seu alcance para contribuir com a felicidade daqueles que lhe são caros, mas sem se esquecer que, para isso, é preciso que esteja se sentindo bem, feliz e disposto. Afinal, ninguém consegue oferecer o melhor de si ao outro se estiver inseguro, confuso ou com a autoestima baixa.

7 Dicas Para Cuidar de Tudo o Que Ama Sem Descuidar de Si

Se percebeu que anda tendo problemas para se dividir entre tudo o que ama e, ainda, se lembrar de cuidar de si, tenho certeza que as dicas a seguir irão te ajudar.

1 – Se Ame Antes de Amar Qualquer Outra Pessoa

Algumas pessoas confundem quando ouvem que devem amar a si antes de amar alguém, pois pensam que se trata de um sugestão para que se vejam como autossuficientes. E a realidade é completamente diferente, pois se amar em primeiro lugar é uma maneira de se conhecer e se respeitar, principalmente para que tenha relacionamentos mais positivos e evite sofrer com ciúmes, insegurança e outros problemas. Se ame, ouça a sua voz interior e, então, estará preparado para amar e cuidar muito bem de todos ao seu redor.

2 – Ouça Aqueles Que Ama na Essência e Respeite os Seus Sentimentos

Amar é cuidar e cuidar envolve ouvir e acolher quem se ama. Desse modo, quando uma pessoa que você considera importante chegar para fazer um desabafo ou para compartilhar qualquer coisa contigo, ouça-a na essência, deixando o celular de lado e dedicando toda a sua atenção. Caso ela venha a compartilhar algum sentimento, como um medo, por exemplo, que você não veja sentido, respeite, acolha, passe uma visão positiva, mas jamais invalide o que outra pessoa está sentindo.

3 – Demonstre o Seu Amor à Sua Maneira

Cada indivíduo tem a sua forma de demonstrar amor, uns preferem falar, enquanto outros preferem fazer isso através de gestos e atitudes. Descubra qual é a sua linguagem do amor e utilize-a para mostrar que aquela pessoa é especial em sua vida. Da mesma maneira, saiba perceber a forma com que outros demonstram os seus sentimentos. Assim, um pode aprender com a linguagem do outro e perceberem todo o amor que recebem diariamente, mesmo através dos gestos mais sutis.

4 – Saiba Acolher os Feedbacks Que Receber

Em uma relação positiva, seja ela amorosa, familiar ou de amizade, o diálogo é essencial e, dentro dele, é natural que um dê feedbacks ao outro com o intuito de ajudá-lo a evoluir. Então, quando alguém que você ama te der o famoso toque, para que melhore em alguns aspecto, evite se ofender, acolha aquilo, reflita e veja se pode ser útil. Se for, ótimo, se não for, descarte, mas sempre pensando que o intuito da outra parte foi positivo e nunca de te magoar.

5 – Saiba Dividir o Seu Tempo de Acordo Com as Suas Prioridades

Por mais que você ame o seu cônjuge, os seus filhos, o seu trabalho e os seus pais, é natural que em determinadas fases da vida uma área demande mais atenção do que as demais. Por isso, é importante que saiba quais são as suas prioridades do momento, para que possa dividir o seu tempo entre tudo com assertividade e, claro, sempre se lembrando que é preciso cuidar de si. Separar um tempinho do dia para fazer algo pelo seu bem-estar não é sinal de egoísmo e sim uma necessidade para que se mantenha bem também para aqueles que ama.

6 – Mostre Interesse Pelas Pessoas Que Ama

Mesmo que o seu par tenha uma carreira em uma área completamente distante da sua e seus hobbies sejam bem diferentes, saiba que demonstrar interesse pelos interesses do outro também é uma forma de cuidar e de demonstrar amor. E você não precisa, e nem deve, fingir que se importa, faça isso de todo o seu coração, porque admira aquela pessoa e deseja saber mais sobre as coisas que ela tanto gosta. Possivelmente, não irá se tornar um expert, mas certamente aprenderá muito e fortalecer os laços com quem ama.

7 – Tenha a Consciência de Que é um Ser Humano

Por fim, tenha sempre a consciência de que é um ser humano e que, por essa razão, é natural que não consiga dar a mesma atenção para todas as pessoas que são importantes em sua vida ao mesmo tempo. A intenção deste artigo é mostrar que é importante cuidar para que as coisas não desequilibrem demais, principalmente para que não descuide de si, mas isso dentro das suas possibilidades, sem se cobrar ou se julgar. Faça o seu melhor e certamente estará fazendo um excelente trabalho.

Se gostou do artigo, aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais e incentivar mais pessoas a cuidarem de si e daqueles que amam.

 

Copyright: 1151223080 – https://www.shutterstock.com/pt/g/marre4782

Deixe seu Comentário: