Um profissional de alta performance é tudo o que as empresas desejam. Afinal, pessoas assim realmente vestem a camisa, se dedicam e fazem dos objetivos da companhia os seus. Saiba que é possível alcançar esse patamar independentemente de qual seja a sua área de atuação, afinal, excelência é um conceito amplo e que pode ser aplicado a qualquer profissão. Continue a leitura e saiba o que precisa fazer para ser um profissional assim, que se destaca por onde passa através de sua competência.

A importância de buscar a alta performance no trabalho

O mundo está cheio de profissionais medianos, pessoas que seguem seu job description e nada mais. Embora possam ser competentes dentro de sua área de atuação e estarem dentro da média, acabam não se destacando, simplesmente porque são iguais à maioria. Já aqueles que buscam a alta performance são sempre os primeiros a serem lembrados quando as empresas vão realizar uma promoção.

Deixando o fator oportunidade de lado e voltando aos aspectos pessoais, ter o desejo de aprender e evoluir faz muito bem ao ser humano. Reconhecer o próprio potencial, buscar aprender sempre mais, se dedicar e ver os resultados disso faz muito bem porque fortalece a autoestima e a autoconfiança. Essa motivação em relação ao âmbito profissional acaba beneficiando também outros aspectos, afinal, quando um indivíduo se sente bem consigo mesmo, isso impacta positivamente em todas as suas atitudes.

Saiba que você é capaz de se tornar um profissional excepcional, basta que se dedique, aprenda com os erros, tenha força de vontade e o desejo de evoluir. Esse é um processo longo, afinal, não é do dia para a noite que um atleta consegue ocupar o primeiro lugar do pódio, é preciso muito treino para chegar lá, e é exatamente esse esforço que faz tudo valer a pena.

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

7 Passos para alcançar a alta performance e se tornar um profissional excepcional

Veja, a seguir, quais são os passos para alcançar a alta performance e se destacar no trabalho através da sua competência e dedicação. Vale lembrar que não se trata de uma receita de bolo e sim de um direcionamento para que canalize seus esforços e possa construir uma trajetória de crescimento e aprendizado.

1 – Aperfeiçoe suas habilidades

PSC

Se a intenção é alcançar um patamar mais alto na carreira, precisa começar a fazer coisas que ainda não fez. Afinal, as atitudes que tem hoje servirão apenas para te manter exatamente onde está. Portanto, procure refletir sobre as suas habilidades e identificar o que pode fazer para aperfeiçoá-las. Mesmo que tenha um excelente currículo, com muitos cursos e qualificações, sempre é possível aprender algo novo, atualizar algum tipo de conhecimento que tenha evoluído, enfim, a ideia é que sempre tenha sede de novos conhecimentos.

2 – Evite esperar o momento perfeito para agir

Os profissionais de alta performance não são aqueles que esperam ter as condições perfeitas para agir, simplesmente porque esse momento pode nunca chegar, e sim indivíduos que fazem o melhor que podem com aquilo que têm em mãos. É exatamente aí que está a excelência, em conseguir transformar uma condição não muito favorável em oportunidade. Então, se você costuma ter um comportamento perfeccionista, busque ressignificar isso, não para que abra mão da qualidade e sim da necessidade de perfeição.

3 – Compartilhe suas realizações

A modéstia é algo que faz parte da cultura do brasileiro, as pessoas podem expor os próprios defeitos, mas não devem fazer o mesmo em relação às qualidades. Esse comportamento é um tanto quanto incoerente e, até mesmo, prejudicial, pois leva muitos a acreditarem que ser bem sucedido é errado, e isso não é verdade. Se fez algo do qual se orgulha, conte para as pessoas, aquelas que realmente torcem pelo seu sucesso irão vibrar contigo. Além do mais, essa é uma forma de vender o seu peixe e construir uma imagem de competência perante a sociedade.

4 – Conte com o apoio de um mentor

Quando uma criança nasce, conta com o apoio de seus pais, que são mais experientes, em sua jornada de descoberta e crescimento. Quando se trata de carreira, tem um mentor para assumir esse papel de conselheiro também pode ser muito positivo. Escolha uma pessoa que admire e que atue na mesma área que a sua, assim, poderão conversar sobre sua carreira, seus planos e realizações. Ouvir a opinião de alguém que já chegou onde você deseja chegar certamente será muito enriquecedor.

5 – Faça além do job description

Muitas pessoas confundem essa sugestão, de fazer além do job description, ou seja, das funções que são padrão do seu cargo, com acúmulo de função, e a ideia não é essa. Fazer além do do job description é ter interesse para aprender coisas novas dentro da empresa, tomar uma atitude que perceba que é necessária em algum momento, mesmo que não seja sua obrigação. São pequenas coisas que mostram que um profissional é interessado e quer realmente fazer a diferença na companhia.

6 – Mantenha-se aberto para aprender

No dia a dia de trabalho, é possível aprender muito com supervisores, colegas, subordinados e até mesmo com clientes. Contudo, para que isso aconteça, é preciso se manter aberto a ouvir o outro e reconhecer que pode evoluir, o que só se torna possível quando há humildade. Quanto mais assumir essa postura de aprendiz, mais sensibilidade terá para identificar as lições que vêm através de cada experiência.

7 – Cuide da sua saúde mental

Por último, é essencial lembrar que uma pessoa apenas conseguirá se dedicar e realizar um trabalho excepcional se estiver mentalmente saudável. Nesse sentido, evite que o desejo de alcançar a alta performance profissional faça com que se esqueça de cuidar de si, de ter momentos com a família, de praticar uma atividade física, de ter um hobby que te faça bem. Essas pequenas atitudes fazem uma grande diferença no desempenho no trabalho e em tudo o que o indivíduo realizar.

Busque ter sempre em mente que o caminho para ser um profissional excepcional e de alta performance não tem linha de chegada, porque é um processo contínuo, pelo qual deverá sempre se dedicar. Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o artigo em suas redes sociais!

Fonte: