Tem sido cada vez mais comum nos sentirmos ansiosos em nosso dia a dia. Quando estamos prestes a iniciar uma reunião por exemplo, ou quando temos a entrega de um projeto acadêmico, sem contar as datas comemorativas pelas quais tanto esperamos ano após ano, como aniversários, casamentos, festas em família… Algumas situações nos deixam tão ansiosos que chegam a nos dar calafrios.
Essas são algumas das situações que podem nos causar Ansiedade, mas quando esse sentimento se torna constante e excessivo, pode acabar trazendo consequências extremamente ruins para a vida social e para a saúde, passando a ser caracterizada como um Transtorno.
O que pode ser feito então para lidar com essa situação? Como controlar as emoções para que a ansiedade seja mantida sob controle e não se torne um Transtorno em nossas vidas? Existe algum tipo de dieta que contribua para que nossas emoções sejam mantidas sob controle?
Sim! Uma dieta rica em magnésio, ômega-3, fibras e triptofano é capaz de ajudar a reduzir consideravelmente os sintomas da ansiedade em nosso corpo. Além disso, é recomendável que se diminua o consumo de alimentos ricos em açúcar e farinha branca, pois elevam os níveis de glicemia e produção de serotonina, pois causam picos de satisfação seguidos por momentos de tristeza e mais ansiedade.

Para ajudar no controle da Ansiedade, é recomendado que sejam incluídas na dieta os seguintes alimentos e vitaminas:

  • Magnésio: Ajuda a relaxar, tem ação antidepressiva, reduz sintomas de fadiga (como músculos tensionados e tremor nos olhos), melhora a circulação e a qualidade do sono. Onde encontrar? Em alimentos como chia, castanhas, banana, alcachofra, espinafre, beterraba, iogurte natural e cereais integrais, como o arroz integral e aveia.
  • Ômega-3: Trata-se de uma gordura boa e rica em EPA (ácido eicosapentaenóico) e DHA (docosahexaenoico), ácidos graxos que melhoram o funcionamento do cérebro e reduzem a ansiedade. Onde encontrar? Em alimentos como o atum, salmão, sardinha, linhaça, chia, castanhas e abacate.
  • Triptofano: Trata-se de um aminoácido que ajuda na produção de serotonina, neurotransmissor do bem-estar e relaxamento, e auxilia no controle da compulsão por doces e carboidratos. Onde encontrar? Em alimentos como carnes, frango, peixe, ovos, banana, queijo, cacau, chocolate amargo e amendoim.
  • Vitamina C: Ajuda a controlar o estresse e reduz o risco de desenvolver ansiedade e insônia. A vitamina C auxilia na produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar, como a serotonina. Além disso, auxilia na redução dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Onde encontrar? Frutas cítricas, caju, morango, mamão, kiwi, goiaba, além de vegetais como pimentão e brócolis.
  • Vitamina D: manter níveis adequados de vitamina D evita sintomas de ansiedade e até psicose. Onde encontrar? Alguns alimentos que fornecem vitamina D são gema de ovo, cogumelos e sardinha. Tomar sol também ajuda na obtenção da vitamina D.
  • Vitaminas do complexo B (especialmente a vitamina B6, além de B1, B5, B9 e B12): importantes para a conversão de triptofano em serotonina, ajudam a combater a ansiedade, inclusive durante a TPM. Onde encontrar? Cereais integrais, germe de trigo, banana, oleaginosas como a avelã e vegetais verde-escuros, como o espinafre.
  • Zinco: melhora a qualidade do sono e está envolvido com diversos processos do sistema nervoso, que podem evitar a ansiedade e depressão. Onde encontrar? Semente de abóbora, soja e castanhas.

Se por um lado há alimentos ricos em vitaminas que promovem o bem-estar, por outro, há aqueles que podem interferir no controle emocional, causando aumento da Ansiedade, chegando a estimular a decorrência de Crises. São eles:

  • Cafeína: É o principal componente dessa lista de alimentos a serem evitados. Portanto, pessoas ansiosas, sempre que possível evitem café, guaraná, chá preto, chá verde e outros estimulantes que possuam esse elemento em sua composição.
  • Gordura saturada: Presente em alimentos de origem animal, especialmente nas carnes, a gordura saturada pode provocar inflamações no organismo e prejudicar o sistema nervoso. Além disso, atua na liberação do cortisol, hormônio ligado ao estresse.
  • Bebidas alcoólicas: O álcool pode atrapalhar a absorção de vitaminas e minerais importantes para a liberação de neurotransmissores, que controlam o humor. Além disso, a ressaca do dia seguinte tende a piorar os sintomas da Ansiedade.
  • Carboidratos refinados: Alimentos ricos em farinha branca e açúcar estimulam a compulsão alimentar, porque geram satisfação muito rápida e picos de insulina. Para quem sofre de ansiedade, o processo estimula o desejo por comer mais fontes de carboidratos em pouco tempo.
  • Alimentos industrializados: São produtos ricos em aditivos químicos que estimulam processos inflamatórios e liberam cortisol.

Além de uma alimentação equilibrada e do foco em alimentos que amenizam os sintomas da Ansiedade, é válido realizar mudanças no estilo de vida das pessoas ansiosas.
Se atividades físicas como caminhada ou corrida não forem práticas prazerosas, de nada adiantará realizá-las. Pelo contrário, forçar uma situação causará ainda mais estresse e ansiedade. Sendo assim, práticas como a ioga, pilates, dança ou meditação podem ser opções interessantes para quem sofre de Ansiedade. Sinta-se bem, pratique atividades físicas e alimente seu corpo com vitaminas que te ajudem a manter o equilíbrio emocional.
 
Copyright: 722718082 – https://www.shutterstock.com/pt/g/lisovskaya