alegria-tristeza-lidar

Alegria e Tristeza – Sentimentos Constantes em Nossa Vida

Por: José Roberto Marques | Blog | 10 de setembro de 2018

Já falei em diversos artigos aqui em meu blog a respeito da importância de buscarmos ser sempre positivos e gratos. Contudo, é importante deixar claro que a intenção disso não é a de nunca se sentir triste, até porque isso não seria possível, já que alegria e tristeza são sentimentos que estão intimamente ligados à nossa condição de seres humanos. A questão é saber como cada um irá escolher lidar com eles, se é utilizando-os como aprendizado ou se tornando uma mera vítima das circunstâncias.

Alegria e Tristeza – Uma Precisa da Outra Para Existir

Se lados opostos não existissem, ninguém saberia diferenciar se está com frio ou com calor, animado ou desanimado, alegre ou triste e daí por diante. Como bem disse Carl Gustav Jung, a palavra felicidade perderia seu significado se não houvesse o equilíbrio em relação à tristeza. Essa dualidade universal é fundamental para que possamos nos sentir vivos.

Em se tratando especificamente de alegria e tristeza, ambas podem ter muito a ensinar, contudo, é fato que é nos momentos delicados que mais se pode aprender lições poderosas e evoluir. Então, quanto mais você evolui, menos se preocupa com coisas sem importância e, consequentemente, se torna mais feliz. Mas tudo isso sem suprimir emoções que fazem parte da natureza e devem ser sentidas.

Todos precisam passar por momentos tristes para que possam se conhecer, se superar e ir além. E isso irá acontecer diversas vezes no decorrer da vida, com todos nós, sem exceção. Afinal, é disso que a trajetória de todos é feita, de acontecimentos positivos, outros nem tanto, e essa oscilação natural é o que faz com que cada um possa aprender com seus erros, entender que nem sempre é possível controlar a situação e, assim, se desenvolver.

Como Lidar Positivamente Com a Alegria e a Tristeza?

Para muitos, talvez seja impensável que tristeza e positividade possam ser colocadas em uma mesma frase sem estarem em lados opostos. A verdade é que é completamente possível se sentir triste e, ainda assim, enxergar cada situação sob um viés positivo. Para isso, basta que, quando algo ruim acontecer, se permita, sim, sofrer, porque as emoções precisam ser sentidas, mas sem deixar que a sua vida passe a girar em torno disso.

Afinal, apenas uma coisa deu errado, mas ao seu redor existem inúmeras outras que deram certo. Se você começar a ser grato todos os dias por tudo de bom que lhe cerca, incluindo a oportunidade de viver mais um dia, naturalmente passará a valorizar mais as alegrias e, assim, evitar manter o foco sobre as coisas ruins, porque tudo é uma questão de perspectiva.

Assim, podemos concluir que, para lidar positivamente com a alegria e a tristeza, basta partir do pressuposto de que, como bem disse Chico Xavier, tudo passa. Portanto, saiba aproveitar cada momento de alegria, vivendo-os na essência, e tenha a consciência de que a tristeza também irá passar, porque não há tempestade que dure para sempre. Ninguém é alegre ou triste o tempo todo, simplesmente porque esses são estados passageiros e não condições definitivas.

5 Citações Sobre Alegria e Tristeza Para Refletir

Existem pessoas que conseguem resumir em uma frase ensinamentos poderosos. Para encerrar o artigo de hoje, selecionei cinco citações que falam sobre alegria e tristeza e que foram escritas por grandes personalidades. Leia com atenção e encontre o significado que fizer sentido para você.

1 – “Não chore porque algo chegou ao fim, e sim sorria porque aconteceu.” – Theodor Seuss Geisel

Tudo é uma questão de perspectiva, de saber enxergar o lado bom de cada situação. Se der esse passo e transformar o seu mindset, certamente terá mais momentos de alegria do que de tristeza, porque saberá identificar a pequena ostra que está dentro da concha.

2 – “Não é o quanto temos que mais importa, e sim o quanto desfrutamos do que possuímos, é disso que a felicidade é feita.” –  Charles Spurgeon

De nada adianta acumular muitas riquezas, ter uma casa ampla e confortável, se não souber desfrutar de tudo aquilo com quem se ama. A alegria independe de bens materiais e envolve saber valorizar aquilo que você tem, sem se comparar com os demais.

3 – “Os seres humanos costumam se esquecer que a felicidade não é resultado de conquistar algo que não se tem, mas sim de reconhecer e apreciar o que já se possui.” – Frederick Keonig

Se você costuma condicionar a sua felicidade a um destino, sugiro que repense, porque, na realidade, ser feliz não se trata de um destino, mas sim de um caminho. Ser feliz é olhar para o lado e ser grato pela sua família, pela sua saúde e pela oportunidade de estar vivo.

4 – “Quando uma porta de felicidade se fecha, outra se abre, mas, muitas vezes, ficamos tão concentrados olhando para a porta fechada e nos lamentando que não vemos a que foi aberta.” – Helen Keller

Quando uma pessoa diz que sua vida é mais marcada por momentos de tristeza do que alegria, são grandes as chances de que ela é que está dando maior ênfase para os problemas do que apara as soluções. Evite que isso aconteça contigo, amplie a sua visão e saiba agradecer pelas oportunidades diárias de ser feliz.

5 – “Coisas ruins acontecem; a forma com a qual eu respondo a elas define o meu caráter e a qualidade da minha vida. Posso escolher me prostrar diante da tristeza ou escolher me levantar da dor e valorizar o presente mais precioso que tenho, que é a própria vida.” – Walter Anderson

Situações desagradáveis e inesperadas acontecem com todos, cabe a você escolher como irá reagir a elas. Se deseja ser feliz, é fundamental que saiba a diferença entre se permitir ficar triste, o que é perfeitamente normal, e mergulhar na tristeza. Quando cair, sinta a dor, mas não se permita continuar no chão, levante-se, cure as suas feridas e continue caminhando.

Lembre-se sempre que tanto a alegria quanto a tristeza fazem parte da vida, e elas poderão te ajudar a entender o que realmente importa para você. Aproveite e compartilhe este artigo para inspirar mais pessoas a entenderem como lidar com esses momentos e aprenderem lições poderosas de amor e superação.

 

Copyright: 568622650 – https://www.shutterstock.com/pt/g/alfirapoyarkova

Deixe seu Comentário: