Crescemos ouvindo histórias de mocinhos e vilões e, assim, criamos essa ideia maniqueísta de que todos devem ser classificados entre bons ou maus. É claro que querer ser uma pessoa boa e buscar agir de maneira correta é louvável, contudo, devemos ter a consciência de que também existe o lado sombrio dentro de cada um de nós e que não há problema nenhum nisso.

Se, em um primeiro momento, isso parece chocante para você, te convido a continuar fazendo a leitura deste artigo, para que veja que se trata de algo mais simples do que imagina e que faz parte da essência de qualquer indivíduo. Aceitar o seu lado obscuro é abraçar a sua própria humanidade, algo que é essencial para que possa se conhecer e evoluir.

Uma das chaves para o sucesso é conhecer a si mesmo!
Quer se conhecer melhor? Clique aqui e
baixe meu ebook!

Entenda o Conceito de Lado Sombrio e Sua Origem

Já falei em diversos artigos aqui em meu blog a respeito da importância do autoconhecimento, de se descobrir por inteiro e se conectar com a sua mais pura essência. Ao iniciar uma jornada interna como essa, é natural que se depare com muitos aspectos e características a respeito de si que considere um tanto quanto perturbadores, exatamente por conta do maniqueísmo impregnado em nossa sociedade.

No âmbito da psicologia, Jung é um dos principais nomes conhecidos por explorar esse lado sombrio das pessoas. Através de suas pesquisas ele criou os chamados arquétipos, um conceito que considera que a mente inconsciente de cada indivíduo é fragmentada em diferentes “eus”, como uma forma de organizar cada tipo de experiência que se vive. Dentro dessa estrutura podemos destacar a persona e a sombra, que é o que também chamamos de lado sombrio.

De acordo com o conceito definido por Jung, a persona é aquilo que nós gostaríamos de ser e a forma com a qual desejamos ser reconhecidos pelo mundo. Já o lado sombrio inclui tudo o que está em nossa mente inconsciente, como ideias, instintos, impulsos, fraquezas, desejos e medos que foram reprimidos. Para ele, tudo isso está presente dentro de todos os seres humanos e, em muitos casos, pode se tornar uma grande fonte de energia criativa.

Como Ocorre a Repressão do Lado Sombrio

PSC

Todos nós nascemos livres de rótulos, como páginas de um caderno em branco, mas logo na infância aprendemos que existem comportamentos que são aceitáveis e outros que são inadequados. Assim, começamos a reprimir o nosso lado sombrio, ocultando uma parte importante de quem somos. Isso é ruim porque o acúmulo de medos, desejos e outros sentimentos pode se transformar em diversos tipos de problemas psicológicos e comportamentais.

O ser humano nasce completo, mas se vê obrigado a se fragmentar para que possa se encaixar nos padrões impostos pela sociedade. Com isso, partes importantes da natureza de cada um são reprimidas, principalmente por conta de questões culturais. Aqui no Brasil e em outros países ocidentais, por exemplo, é natural trocar olhares com outras pessoas, porém, no Japão esse é considerado um comportamento inadequado.

É Importante Aceitar o Lado Sombrio Para Viver na Luz

A repressão do lado sombrio é um dos maiores obstáculos na busca pelo amor-próprio. Afinal, se existem traços da sua personalidade dos quais sente vergonha, como conseguirá se aceitar e se amar? Para se tornar uma pessoa mais calma, por exemplo, é fundamental que aceite que também sente raiva e, assim, encontre maneiras de canalizar essa emoção positivamente, pois ao tentar sufocá-la pode fazer com que se torne mais intensa.

Sentir medo de algo específico também não deve ser motivo de vergonha, principalmente porque se trata de uma coisa completamente normal e que todos experimentam algumas vezes na vida. A diferença é que aqueles que têm coragem aceitam os seus medos e, assim, encontram forças para enfrentá-los, evitando que eles os impeçam de agir.

Entenda que você não é uma pessoa inferior se um dia lhe passou pela cabeça fazer algo ruim. É importante, também, saber diferenciar pensamentos de ações, para que as ideias que fazem parte do seu lado sombrio sejam vistas como são. Você não precisa ficar apavorado porque passou pela sua mente realizar algo que considera negativo ou inadequado. Prefira olhar para esse pensamento a fim de entender a sua razão de existir e, então, agir da maneira que considera correta.

Dicas Para Se Aceitar Por Inteiro e Se Amar

Agora que entendeu melhor o conceito de lado sombrio, espero que a impressão inicial de receio em relação ao assunto tenha passado. Aproveite para conferir as dicas que preparei para te ajudar nessa missão de aceitação. Coloque-as prática e abrace o seu eu interior por completo.

1 – Identifique o Seu Lado Sombrio

Comece identificando o seu lado sombrio, se observando para encontrar situações que causem desconforto, constrangimento ou culpa. Registre todas as informações que for obtendo, para que tenha um guia de autoconhecimento sempre à mão e que te ajude nessa jornada interior.

2 – Busque Compreender Cada Aspecto Dele

Ao identificar o seu lado sombrio, procure compreendê-lo e entender a sua origem. Ele geralmente é formado de ideias que foram reprimidas porque você aprendeu em algum momento que aquilo era ruim. Então, dispa-se de preconceitos e analise todos os aspectos que encontrar.

3 – Liberte-se da Culpa

Chega o momento de se libertar de toda a culpa pelo seu lado que foi reprimido. Aceite a sua condição de ser humano, que como qualquer outro tem pontos a serem trabalhados. Questione-se em relação ao que sente para que perceba que se culpar apenas irá atrapalhar o seu processo de autoaceitação.

A autoconfiança só é possível se você está de bem com
a vida. Quer saber em qual nível está a
sua felicidade? Clique aqui

4 – Expresse o Que Está em Seu Interior

Se existe uma forma de se libertar do seu lado sombrio é expressando-o, mas, claro, de forma sensata e segura. Caso sinta raiva, por exemplo, é claro que não deverá sair por aí agredindo as pessoas, entretanto, existem maneiras positivas de expressá-la, como através de esportes, por exemplo.

5 – Mantenha Essa Conexão

É importante ressaltar que esse processo de abraçar o seu lado sombrio deve se estender por toda a sua vida. Afinal, estamos em constante desenvolvimento e sempre podemos descobrir algo novo dentro de nós em cada experiência vivida. Portanto, faça desse um processo contínuo de autoconhecimento e mantenha essa conexão poderosa consigo mesmo para sempre.

Reconhecer e aceitar o seu lado sombrio é fundamental para se amar e viver de forma plena e feliz. Espero que este artigo tenha te ajudado nesse processo tão importante. Se achou útil, compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas se descubram, se aceitem e possam se amar.

 

Copyright:  245559184 – https://www.shutterstock.com/pt/g/lekcej