Você acredita que se conhece verdadeiramente? Quando digo isso não me refiro apenas ao seu nome, à sua profissão e aos papéis que exerce dentro da sua família, porque, embora sejam parte da sua identidade, essas informações não são capazes de resumir uma pessoa. Mais do que um funcionário da empresa X, pai, mãe, filho ou filha você é um indivíduo que tem valores, sonhos, qualidades e pontos a desenvolver. E é apenas abrindo portas interiores que conseguirá se descobrir e viver de maneira coerente em relação à sua essência.

Abrindo Portas Interiores e Descobrindo o Seu Potencial Infinito

É quase que paradoxal afirmar que um indivíduo adulto, com anos de experiência, não tenha a noção de quem realmente é. Contudo, trata-se de algo mais comum do que se imagina, principalmente porque a maioria dos seres humanos tende a se acostumar com as coisas e a rotina, e, assim, seguir sempre o mesmo modo de vida, sem se questionar e buscar o novo.

Imagine uma pessoa que nasceu em uma família de grandes médicos, em que o ofício foi passado através das gerações. Sem se questionar ou buscar conhecer novas possibilidades, vai para a universidade cursar medicina e depois passa a trabalhar ao lado do pai e dos irmãos. Talvez esse seja realmente o caminho que ela escolheria, independente das circunstâncias, mas pode ser, também, que tivesse se encontrado em outras áreas caso se conhecesse melhor. E isso apenas poderia ser confirmado através de autorreflexão, autoquestionamento e de uma profunda conexão interna.

Citei esse exemplo simples relacionado à profissão, mas que pode se aplicar às mais diferentes situações. Abrir as suas portas interiores é um passo fundamental para que descubra exatamente o que te move e faz com que sinta vontade de dar o seu melhor, se superar e ir além. É preciso ir até o mais íntimo do seu ser para fazer escolhas seguras, coerentes e que realmente te levem ao caminho da sua felicidade.

7 Dicas Para Abrir Suas Portas Interiores e Se Conhecer Melhor

Se deseja iniciar uma jornada de autoconhecimento, a fim de abrir as suas portas interiores, coloque cada uma das dicas a seguir em prática e veja como um mundo novo irá se abrir para você.

1 – Conheça os Seus Pontos Fortes e de Melhoria

Conhecer os seus pontos fortes e lidar, também, com aqueles que precisam ser desenvolvidos ajudará a melhorar a sua autoconsciência. Cada ser humano tem pontos fortes e outros a serem melhorados que compõem quem se é e reconhecer isso irá ajudá-lo a definir os caminhos para alcançar os seus objetivos. Costumo sempre dizer que quanto mais você se conhecer, mais poderá se curar e se potencializar, por isso, procure olhar para si com o máximo de atenção, para que possa trabalhar os pontos de melhoria e utilizar suas qualidades ao seu favor.

2 – Identifique a Origem de Suas Emoções

PSC

Além dos pontos fortes e de melhoria, é necessário, também, identificar a origem de cada uma das suas emoções. O que te deixa feliz, triste, irritado, animado e desanimado? Refletir a respeito disso irá permitir que aprenda a gerenciá-las de uma forma muito mais eficaz, evitando, por exemplo, ter atitudes impensadas quando estiver tomado pela raiva ou qualquer outro sentimento. É importante deixar claro que esse é um passo que deve te acompanhar por toda a vida, para que sempre aperfeiçoe a sua percepção e saiba lidar positivamente com o que se passa dentro de ti.

3 – Peça Feedbacks Para Pessoas da Sua Confiança

Por mais que as suas portas interiores apenas possam ser abertas por você, é importante reconhecer que as pessoas com quem mais convive também podem contribuir com o sucesso desse processo. Contudo, é necessário que selecione esses indivíduos com cautela, para que os feedbacks dados por eles tenham a intenção de agregar à sua evolução e não fazer com que se sinta mal. E você, por sua vez, deve estar aberto para ouvir com serenidade e sabedoria, para que possa utilizar as informações recebidas de maneira positiva.

4 – Reconheça os Seus Próprios Limites

Todo ser humano tem os seus próprios limites, que envolvem todas as coisas que não lhe fazem bem de alguma maneira. Reconhecer quais são os seus é fundamental para que mantenha o seu equilíbrio emocional e seja feliz. Entretanto, é importante que, além de reconhecê-los tenha a segurança necessária para demonstrá-los a todos com os quais se relaciona. Faça isso sem medo, pois aqueles que realmente te amam irão respeitar os limites que você impuser.

5 – Mantenha a Sua Mente Aberta

Além de abrir as suas portas interiores é importante que também saiba manter a sua mente aberta, para que possa entender as outras pessoas mesmo quando não concordar com elas. Ampliar a sua percepção irá permitir que se relacione de maneira muito mais construtiva com os indivíduos ao seu redor e, com isso, possa aprender com eles e se conhecer a cada dia mais.

6 – Exerça a Gratidão Diariamente

Ser grato também é uma forma de abrir as suas portas interiores e se conhecer melhor, porque a gratidão faz com que dê maior ênfase para o lado bom da vida e possa enxergar o mundo com mais otimismo e motivação. Esse sentimento não precisa, necessariamente, ser direcionado a um ser divino, basta que o sinta de modo intenso e genuíno e que faça com que se sinta verdadeiramente feliz por todas as coisas boas que lhe cercam.

7 – Viva Novas Experiências

As suas portas interiores também podem ser abertas com a ajuda de elementos externos. Se permitir viver novas experiências de forma consciente fará com que descubra novos gostos, sonhos, aptidões. Evite se manter focado apenas nas mesmas coisas, seja curioso, interessado e vá sempre em busca de novidades. A intenção não é a que viva mudando de ideia, mas sim que se dê a chance de experimentar e, quem sabe, descobrir faces de si que ainda não conhecia.

A chave para abrir as suas portas interiores está em suas mãos. Siga em frente, dê esse passo e se permita descobrir mais a respeito de si e do potencial extraordinário que possui.

 

Copyright: 292193390 – https://www.shutterstock.com/pt/g/yulia%20grigoryeva