Em quantas pessoas você costuma dar um abraço de 40 segundos ou mais no seu dia a dia? Provavelmente em poucas ou nenhuma, pois o ritmo acelerado da rotina, que inclui principalmente obrigações ligadas ao trabalho e à família, faz parecer que não há tempo para essa conexão com o outro. No entanto, trata-se de algo que faz falta e que pode trazer uma série de benefícios para a saúde da mente e do corpo também. Tanto é verdade, que esse fato tem comprovação de estudos científicos.

Continue a leitura e entenda o motivo pelo qual abraçar e se conectar com os seus entes queridos pode ser extraordinário!

Descubra como anda o grau de felicidade em seus relacionamentos!
Acesse gratuitamente nosso Teste ” O Termômetro da Felicidade”!

Efeitos físicos e psicológicos de um abraço de 40 segundos

Quando alguém diz que um abraço prolongado pode trazer uma série de benefícios, é natural ter um pouco de descrença em relação à real eficiência desse método. Porém, como mencionei no início do artigo, trata-se de algo cientificamente comprovado. De acordo com estudos realizados sobre esse gesto, para obter os primeiros efeitos terapêuticos físicos e psicológicos é necessário abraçar por pelo menos 20 segundos. Imagine, então, o poder de um abraço com o dobro desse tempo.

Por que abraçar por 40 segundos?

Abraçar é um gesto de carinho com grande poder terapêutico, capaz de relaxar e acalmar uma pessoa, especialmente em um momento em que esteja se sentindo estressada ou triste. Ser abraçado por 40 segundos ou mais faz com que qualquer indivíduo se sinta mais seguro e tenha suas tensões aliviadas, assim como a sensação de aflição, com destaque para a ansiedade e o medo.

Além de questões subjetivas, é válido mencionar que existe ainda o viés científico que observou a liberação do hormônio ocitocina em mulheres que, quando combinado a outros hormônios femininos, gera uma sensação prolongada de conforto e bem-estar. A ocitocina também evita a liberação intensa de outros hormônios, como o cortisol e adrenalina, comuns em situações de estresse. Com esse gesto, é possível acalmar um indivíduo prestes a ter um ataque de pânico, por exemplo.

PSC

Um abraço pode ser uma das formas mais eficazes de oferecer segurança e conforto para as pessoas que estão por perto. Uma forma excelente de se aproximar de alguém que é querido para você e demonstrar todo o seu carinho através desse contato. Depois de um dia estressante no trabalho, é especialmente positivo receber um abraço longo. Experimente chegar em casa e abraçar o seu cônjuge, o seu filho, um amigo ou outro familiar e verá o quanto é reconfortante.

Conheça os benefícios do abraço de 40 segundos

A seguir, você irá conhecer mais alguns importantes benefícios oferecidos por abraços mais longos. Tenho a certeza de que eles irão te convencer a abraçar cada vez mais as pessoas que fazem parte do seu dia a dia.

1 – Impacto positivo na sua autoestima

O ato de abraçar alguém demonstra que existe certa intimidade e consideração para com aquela pessoa, reforçando o sentimento de pertencer, que é tão importante para os seres humanos em geral. É um gesto que cultiva a autoconfiança e a autoestima do indivíduo que é abraçado e, também, daquele que abraça. Perceba que quanto mais pessoas você abraça genuinamente em seu dia a dia, mais se sente confortado e de bem com a vida.

2 – Facilidade de comunicação

Muitas pessoas têm dificuldade de se abrir com os amigos e familiares a respeito de como se sentem em relação a alguma situação de suas vidas. O abraço de 40 segundos é capaz de transpor essa barreira, estabelecendo uma comunicação não-verbal bastante eficiente. Ele permite que sejam estabelecidas conexões entre os indivíduos, de um modo que dificilmente se daria através de outro meio. Mesmo que não desabafe verbalmente, a pessoa se sentirá aliviada, como se estivesse compartilhando aquele peso através do toque.

3 – Estabelecimentos de vínculos afetivos mais fortes

Uma pessoa que tem sentimentos conflitantes precisa saber que possui um porto seguro nos amigos e entes queridos para que tenha mais clareza para pensar e tomar decisões. E um abraço de 40 segundos pode ser a forma mais prática de estabelecer vínculos de afeto mais intensos e duradouros. Saber que com apenas um gesto simples é possível devolver a paz para alguém não tem preço. Ao perceber que uma pessoa querida está cabisbaixa e distante, se aproxime, abra os braços e a acolha em um carinhoso abraço de urso.

4 – Retribuição espontânea

Quanto mais você abraça os outros para obter a força que precisa para enfrentar determinadas situações, mais essas pessoas terão o ímpeto de te abraçar, devolvendo aquele gesto de carinho. A retribuição de abraços não é forçada, trata-se de algo feito espontaneamente, pelo simples fato de que se quer dar ao outro aquilo que se recebeu. Além disso, é um gesto que faz bem tanto para quem o oferece quanto para quem o recebe, ambos são beneficiados pela troca de afeto e boas energias.

5 – É bom para seu coração

Abraços prolongados têm efeitos bastante positivos para a saúde física do ser humano, pois faz com o que corpo produza mais hormônios ligados ao bem-estar, como é o caso da ocitocina, por exemplo. Quanto mais abraços são dados, mais se melhora o sistema cardiovascular. Essa é uma informação bastante interessante, pois mostra que os benefícios não se restringem ao âmbito emocional da pessoa que abraça ou é abraçada, e envolvem o indivíduo como um todo.

Descubra como anda o grau de felicidade em seus relacionamentos!
Acesse gratuitamente nosso Teste ” O Termômetro da Felicidade”!

Distribuindo abraços de 40 segundos

Para aqueles que se interessaram em colocar essa ideia em prática, mas acham estranho chegar abordando as pessoas para abraçá-las por 40 segundos, fica a dica de que não precisa sair por aí abraçando olhando para o relógio. A ideia está em tornar esse contato mais longo, então, é só se atentar a isso, a abrir os braços e acolher aqueles que ama sem pressa. É fundamental que não seja algo forçado e que sua atitude represente um desejo genuíno.

Gostou de conhecer os benefícios do abraço de 40 segundos? Esse hábito faz parte da sua rotina? Deixe suas experiências e percepções no espaço para comentários abaixo!

 

Copyright:  587516615 – https://www.shutterstock.com/pt/g/mavo