Quando um casal começa um relacionamento, a proximidade costuma ser intensa. Principalmente hoje, com as facilidades oferecidas pela tecnologia, a troca de mensagens ao longo do dia é frequente. Com o tempo, isso tende a diminuir, o que não é nada negativo ou preocupante, apenas uma consequência natural, já que a relação já se consolidou. Porém, existem casos em que a proximidade é comprometida por conta do abandono emocional de um dos envolvidos, que deixa de se esforçar para manter a conexão.

Se sente que o seu par está distante, que só você está investindo no relacionamento, pode ser um sinal de abandono emocional. Continue a leitura e saiba como identificar isso.

Entenda o que é o abandono emocional

Um relacionamento entre duas pessoas precisa ser alimentado constantemente com amor, respeito, dedicação e paciência. Quando apenas um dos envolvidos se doa, a relação entra em desequilíbrio, se desgasta e perde sua essência. E é exatamente isso que acontece quando há abandono emocional de uma das partes, pois, mesmo que o indivíduo permaneça ali fisicamente, deixa de se dedicar emocionalmente ao outro.

O abandono emocional faz com que se crie um muro entre o casal, que deixa de partilhar sentimentos, momentos, fazer planos. Se nada for feito, a tendência é que a distância se torne cada vez maior e o muro se torne um abismo entre os dois. Por isso é tão importante manter o diálogo aberto em um relacionamento, para que quando um problema surgir possam identificar rapidamente e resolver.

5 Sinais do abandono emocional em um relacionamento

Para quem está de fora, identificar o abandono emocional em um relacionamento é bastante simples. Porém, temos que considerar que, quando se está diretamente envolvido, muitas vezes a negação e a mistura de emoções impedem que se enxergue a situação com clareza. Se está em dúvida se isso está acontecendo no seu namoro ou casamento, veja a seguir cinco sinais do abandono emocional.

1 – Ausência de presença física

Se você percebe que anda passando mais tempo sozinho do que com a pessoa amada, é provável que exista uma desconexão entre vocês. Afinal de contas, mesmo que um ou ambos tenham uma rotina agitada de trabalho, quando o relacionamento é priorizado, sempre há tempo para estar com quem se ama, mesmo que seja aos finais de semana.

PSC

Demonstrar estar mais feliz no trabalho, entre amigos ou fazendo qualquer outra coisa longe da outra pessoa é um grande sinal de abandono emocional. Por mais que seja importante que cada um tenha a sua vida e faça as coisas que goste, o excesso de distância não é saudável para a relação, porque a presença física é fundamental para manter o sentimento vivo.

2 – Longos períodos de silêncio quando estão juntos

Quando há abandono emocional em um relacionamento, é bastante comum que um pare de compartilhar suas experiências com o outro. Isso pode ocorrer porque um dos envolvidos parou de ouvir e não dá nenhuma atenção, então, não há motivação para, por exemplo, dizer que conseguiu concluir um projeto no trabalho ou comentar sobre um filme que irá entrar em cartaz e que gostaria de assistir.

Nesse caso, as duas pessoas estão fisicamente ao lado uma da outra, seja no sofá, na mesa fazendo as refeições ou em qualquer outra situação, mas não há qualquer presença emocional. E, mesmo que o abandono parta de apenas um lado, acaba contagiando o outro, que se sente totalmente desestimulado por não receber qualquer tipo de retorno.

3 – As conversas mais parecem monólogos

Existem casos em que uma das partes ainda tenta manter o diálogo, mas as conversas mais parecem monólogos porque apenas uma pessoa fala. Esse silêncio da outra parte é mais um indício de abandono emocional porque, mesmo que seja um indivíduo de poucas palavras, não é natural não dizer nada, principalmente quando se ouve algo de positivo que o parceiro compartilha.

4 – Um dos dois demonstra estar totalmente autocentrado

Uma pessoa que abandonou emocionalmente seu parceiro, tende a se concentrar apenas em seus próprios sentimentos. Assim, não percebe lágrimas, frustração ou mesmo raiva no comportamento do outro, o que realmente demonstra uma grande desconexão. Afinal de contas, quando existe amor entre dois indivíduos, é natural que um se preocupe com o bem-estar do outro, quando não há mais essa preocupação de uma das partes é necessário ligar o sinal de alerta.

5 – Negação de que há um problema

Existem situações em que o abandono emocional não ocorre por falta de sentimento e sim por negação. Assim, o indivíduo não quer aceitar que seu par está se relacionando com outra pessoa ou que demonstra estar prestes a pedir a separação, por exemplo, e se afasta emocionalmente, como uma forma de se proteger. O resultado disso é que o problema tende a se tornar cada vez mais intenso, reduzindo as chances de entendimento.

O que fazer ao identificar o abandono emocional por parte da pessoa amada?

É sempre bom manter a atenção para identificar sinais de abandono emocional logo no início, o que não significa que irá ficar todo o tempo procurando problemas e sim que conhecerá a si mesmo e o seu par a ponto de perceber rapidamente quando algo não estiver bem. Assim, se evita que mágoas deteriorem o sentimento entre o casal e aumenta as chances de uma reconciliação.

Porém, caso tenha se dado conta da situação apenas depois que as coisas chegaram a um ponto insustentável, acalme-se e evite se culpar. Lembre-se que um relacionamento é formado por duas pessoas, então, não faz sentido que se responsabilize sozinho. Certas coisas acontecem porque precisam acontecer, deixe suposições sobre o que poderia ter feito de lado e concentre-se no que pode fazer agora.

A primeira atitude deve ser chamar a outra pessoa para uma conversa, que precisa ser franca, mas com muita calma, sem acusações. Assim será possível sentir quais são as vontades dela, se demonstra querer tentar ou se parece estar realmente distante. É fundamental que ambos sejam sinceros um com o outro e, principalmente, consigo mesmos. Se decidirem ficar ou partir devem fazer isso de todo o coração, para evitar arrependimentos.

Estar em um relacionamento onde há abandono emocional por parte de quem se ama é extremamente doloroso. Porém, é o tipo de experiência pela qual qualquer pessoa está sujeita a passar e que pode trazer ensinamentos valiosos sobre amor-próprio, compartilhamento e sinceridade.

Se este conteúdo te ajudou de alguma maneira, compartilhe com uma pessoa que possa estar precisando dessas palavras.

Copyright:  1440358496 – https://www.shutterstock.com/pt/g/loonapark888