Temos poucas certezas na vida, mas uma delas é a de que nada é definitivo, já que tudo está em constante transformação. Até mesmo a nossa permanência na Terra tem seus dias contados, pois somos parte da natureza e de seu poderoso ciclo.

Por essa razão, costuma-se dizer que a vida é um sopro. Hoje estamos aqui e não sabemos o que acontecerá amanhã. Você não precisa se desesperar e sofrer, mas se alegrar com a oportunidade de estar vivendo este dia e desfrutar dele ao máximo.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente e na Essência!

Devemos valorizar o que realmente importa

Renato Russo cantou que devemos amar as pessoas como se não houvesse amanhã. Em um primeiro momento, ouvir algo assim pode parecer assustador, mas a realidade é que a única certeza que temos é que um dia vamos partir, o que pode acontecer na semana que vem ou daqui a 50 anos. Então, tudo o que podemos fazer é nos conectarmos cada vez mais com o momento presente para que ele possa ser desfrutado ao máximo.

Adotar esse mindset de viver cada dia como se não houvesse amanhã permitirá que situações simples do cotidiano sejam vistas com outros olhos. O jantar com a família de todo dia, por exemplo, pode deixar de ser algo banal para tornar-se um momento de conexão com as pessoas que amamos. Isso evita que as famílias e amigos dediquem mais tempo ao celular e à televisão do que àqueles com os quais construíram laços de amor.

Quantas pessoas, muitas vezes jovens e saudáveis, perdem a vida em acidentes automobilísticos, por exemplo. A efemeridade da vida nos traz a lição sobre o quanto devemos viver cada dia ao máximo, demonstrar nosso carinho aos entes queridos, pedir perdão e ser gratos por tudo.

7 maneiras de desfrutar cada instante ao máximo

PSC

Se a vida é repleta de incertezas, devemos dar o nosso melhor para desfrutar de cada oportunidade e sermos gratos por cada dia vivido. As dicas a seguir te ajudarão nessa missão tão especial e que certamente dará um novo significado para a sua existência. Confira.

1. Conecte-se com o aqui e agora

Conectar-se ao momento presente é uma ação que parece simples, mas que é bastante desafiadora. Entretanto, todo o seu esforço será recompensado por meio de benefícios poderosos, como: aproveitar cada instante ao máximo, reduzir os pensamentos ansiosos e fortalecer laços com aqueles que você ama.

Para isso, proceda da seguinte maneira, sempre que perceber que está com as ideias vagando para longe e que sua presença é apenas física nos lugares, traga a sua atenção de volta. Repita isso quantas vezes forem necessárias, sem se julgar ou se culpar.

Isso não significa que você não deva olhar para o passado de vez em quando ou planejar seu futuro. No entanto, saiba distribuir bem seus pensamentos entre esses três tempos, lembrando-se de que o único que realmente existe é o presente.

2. Utilize os seus cinco sentidos

Uma forma bastante eficaz de desfrutar de cada instante ao máximo é utilizando os seus cinco sentidos, que são a audição, o olfato, o tato, o paladar e a visão. Quando você os aciona, automaticamente passa a se atentar aos detalhes ao seu redor, deixando de lado os pensamentos intrusivos.

Nesse sentido, procure sempre ouvir as pessoas e os sons do ambiente, sentir os aromas, tocar em objetos, desfrutar dos sabores e apreciar as paisagens. Assim, as experiências que você viver serão muito mais intensas e significativas.

3. Evite guardar mágoas

As mágoas são como correntes que prendem uma pessoa a situações ruins que ela viveu no passado, e apenas ela mesma tem a chave para libertar-se disso. Desse modo, procure refletir a respeito dos ressentimentos que você carrega: eles te trazem algo de positivo? Dificilmente, já que sentimentos negativos não agregam em nada e ainda ocupam um espaço que deveria ser usado para conservar emoções positivas, como amor, amizade e gratidão.

Portanto, prefira guardar apenas o que for bom, deixando ir todo o restante. O que passou, passou. Perdoe aqueles que algum dia te fizeram algum mal. Mesmo que eles não tenham se arrependido do fizeram, perdoe-os mentalmente para que você recupere sua paz de espírito.

4. Faça tudo com amor

Sempre que for realizar uma atividade, seja preparar uma refeição para sua família ou resolver questões burocráticas no banco, procure fazê-la com amor. Se você considera uma tarefa chata ou trabalhosa, você se sentirá ainda pior se realizá-la com raiva.

Ninguém gosta de lavar a louça, por exemplo. No entanto, lembre-se do quanto você é privilegiado por ter acabado de fazer uma refeição gostosa com seus familiares e por ter objetos bonitos em sua casa. Muita gente gostaria de estar em seu lugar.

Por essa razão, procure sempre encontrar maneiras de viver aquele momento de forma positiva, afinal, reclamar não te ajudará a terminar antes. Ao contrário, apenas desviará o seu foco.

5. Desapegue-se do passado

O seu passado realmente é parte da sua história, e é por conta de tudo o que você viveu que se tornou a pessoa que é hoje. Por outro lado, o que aconteceu não pode mais ser alterado e, assim, não há razões para ficar relembrando, a não ser que sejam memórias positivas.

Quanto às memórias negativas, elas devem ser consultadas apenas como fonte de aprendizado, ou seja, do que não deve ser feito. Fora disso, revisitar essas lembranças desagradáveis só trará dor, raiva ou tristeza — sem qualquer utilidade. Portanto, desapegue-se do ontem para focar no hoje, que é o único momento em que você pode efetivamente agir, transformar e fazer a diferença.

Uma dica importante nesse sentido é não ter medo de cortar relações com quem não traz nenhum valor à sua vida. Sabe aquelas pessoas que só trazem problemas, conversas vazias e comentários desnecessários? Saia da vida delas e aproxime-se de quem realmente desperta em você a sua melhor versão e a sua felicidade.

6. Liberte-se de vícios

Quando você tem um vício, acaba perdendo sua liberdade, já que tem uma relação de dependência com algum tipo de objeto, substância ou comportamento. Então, se deseja desfrutar de cada instante ao máximo, é importante que busque se libertar disso, de modo que possa se sentir livre para fazer escolhas.

Quando falamos em vício, automaticamente pensamos em drogas e bebidas alcoólicas. No entanto, você já pensou que há vários outros vícios prejudicando a sua qualidade de vida? Comer demais, dedicar muito tempo à televisão e às redes sociais, comprar itens sem necessidade, falar da vida alheia, reclamar, trabalhar em excesso — tudo isso está “roubando” o seu tempo. Fique atento.

Dependendo do nível de vício que possui, é interessante procurar ajuda especializada. Procurar o auxílio de psicólogos e psiquiatras não é, de modo algum, sinal de fraqueza. Ao contrário, é um importante indicativo de que você está disposto a encontrar e adotar um estilo de vida mais saudável e feliz.

7. Demonstre o que sente

Por fim, citando uma vez mais a canção de Renato Russo, é importante que você demonstre seus sentimentos pelas pessoas que ama, afinal, a vida é um sopro para elas também.

Se hoje você está ao lado de seus amigos e familiares, amanhã não sabemos o que pode acontecer. Por isso, sempre deixe as pessoas que ama com palavras carinhosas e evite fomentar discussões e intrigas. Paute suas decisões sempre pelo bem e estará fazendo excelentes escolhas.

A vida é um instante, e daqui levaremos apenas o amor que damos e recebemos, além da diferença que fazemos na vida das pessoas. Portanto, viva sempre o momento presente ao máximo e seja grato por ele.

 

Copyright: 617684894 – https://www.shutterstock.com/pt/g/flynt