lideranca-gestores-treinamento

A Importância do Treinamento de Liderança para Gestores

Por: José Roberto Marques | Blog | 17 de julho de 2019

O treinamento de liderança para gestores é um investimento essencial e que todas as empresas devem fazer. Trabalhar os pontos fortes e de melhoria deste grupo de profissionais, que tem a responsabilidade de guiar os colaboradores, é muito importante para o sucesso de seus planos e ações estratégicas.

Os líderes são os representantes da empresa junto ao seu capital humano. Através deles são disseminados os valores, a visão, missão, as regras, os comportamentos esperados, bem como as metas e objetivos de curto, médio e longo prazo. Por isso, quanto mais preparados os gestores estiverem, maiores também serão as chances de conquistar resultados extraordinários com suas equipes.

Coaching como treinamento de liderança

Atualmente, existem no mercado diversos tipos de treinamentos destinados a este fim, entre eles os treinamentos de liderança para gestores, chefes e líderes por meio do coaching. A sábia afirmação do executivo americano Jack Welch confirma isso: “No futuro, todos os líderes serão coaches. Quem não desenvolver essa habilidade, automaticamente será descartado pelo mercado”. A frase dita pelo CEO mais admirado do mundo exemplifica bem a importância do coaching na atuação dos profissionais, independente da carreira ou área de atuação.

 O coaching nada mais é do que a maior e melhor metodologia de desenvolvimento e capacitação humana da atualidade. Trata-se de um conjunto de técnicas, ferramentas e conhecimentos de ciências, tais como administração, gestão de pessoas, recursos humanos, psicologia, neurolinguística, entre outras, que visa a conquista de resultados acelerados, assertivos e permanentes seja no contexto pessoal ou profissional.

Como identificar uma boa liderança

Existem algumas características que podem fazer toda a diferença no sucesso da liderança. Confira quais são elas:

  • Empatia;
  • Humildade;
  • Altruísmo;
  • Autoconfiança;
  • Facilidade em se comunicar;
  • Facilidade em negociar;
  • Boa administração do tempo;
  • Gerenciamento de atividades;
  • Poder de tomar decisões rapidamente;
  • Criatividade.

Pensando em tudo que escrevi até agora sobre a formação Leader Coach Training e sobre as virtudes de um líder, vou mostrar alguns dos pontos que podem melhorar significamente com uma boa liderança:

  • Redução de turnover;
  • Implantação de uma cultura organizacional com foco em resultados;
  • Retenção assertiva de talentos;
  • Aumento da produtividade;
  • Aceleração de grandes resultados;
  • Desenvolvimento de habilidades e competências;
  • Feedbacks assertivos;
  • Motivação de equipes;
  • Conquista de capacidade de comunicação, negociação e delegação.

Os resultados poderão ser vistos em curto, médio e longo prazo. Além disso, não é só o beneficiado com o curso que irá perceber a diferença, mas todos que trabalham com ele e que convivem com ele também. Imagine que contaminação de positividade isso poderá se transformar no ambiente de trabalho!

Portanto, o líder, os liderados e a empresa terão vantagens de sobra! Um colaborador que investe na própria evolução para se tornar um profissional melhor, está investindo na evolução da sua carreira e no progresso pessoal, pois esses dois lados da vida devem andar juntos. E uma empresa que investe nesse tipo de curso para os seus funcionários está buscando por excelência. Invista em sua carreira profissional, faça o LCT e torne-se um líder com ótimos resultados!

Exemplos de Treinamento de Liderança Para Gestores

Leader Coach Training – A formação LCT é um curso extraordinário, que além de desenvolver novas habilidades, competências técnicas, emocionais e comportamentais relativas ao seu liderar, também ensina os gestores como utilizar as ferramentas, técnicas e metodologias do Coaching para potencializar os resultados de sua liderança. Este treinamento de liderança para gestores é muito utilizado pelas empresas para desenvolver de forma rápida e acelerada, seus líderes, aprimorar sua visão estratégica, comunicação, habilidades interpessoais e de gestão de pessoas.

Professional & Self Coaching – PSC – Este curso de Coaching também é um método poderoso para desenvolver líderes e futuros gestores e desenvolver, de forma sistêmica, seus dons, talentos e habilidades em todos os níveis. O PSC é uma formação que ajuda a expandir seus conhecimentos sobre o ser humano, pois também apresenta técnicas e ferramentas do Coaching que podem ajudar os gestores e entenderem melhor a forma de pensar e agir de seus liderados e desenvolver melhores formas de comunicação, relacionamento e gestão nos mais diferentes contextos.

Business And Executive Coaching – BEC – Este treinamento focado no desenvolvimento de executivos e lideranças apresenta as ferramentas do Coaching só que aplicadas num contexto mais estratégico, ou seja, na expansão de sua visão empresarial e no aprimoramento de habilidades no que tange à gestão administrativa da empresa. Também auxilia na identificação dos pontos fortes do líder, daqueles onde precisa melhorar e também dos aspectos técnicos, emocionais e comportamentais que devem ser eliminados de seu dia a dia como gestor de uma organização. Os benefícios do BEC se refletem diretamente nos comportamentos e resultados dos líderes, o que evidencia a importância de investir continuamente em treinamentos de liderança para gestores.

O que está esperando então? Contrate cursos de Coaching para seus liderados e obtenha resultados extraordinários.

Cursos de gestão de pessoas e liderança: como funcionam?

Tendo maior clareza sobre as diferenças existentes entre cada um destes processos, tanto de liderança, quanto de gestão de pessoas, convido você a conferir abaixo alguns pontos fundamentais que um curso de liderança e gestão de pessoas deve abordar para ser realmente efetivo:

Conhecimento e Prática

Antes de se inscrever em um curso, certifique-se de que o mesmo é pautado em conteúdo, práticas e dinâmicas, para que traga, verdadeiramente, os resultados que se espera no dia a dia, ou seja, quando se estiver realmente em contato com os colaboradores, bem como desenvolvendo os processos e atividades do cargo de liderança e gestão de pessoas em si. 

Conhecimento e prática se fazem importante neste contexto, pois a neurociência explica que a emoção interfere positivamente na retenção da informação, sendo assim o processo de aprendizagem torna-se substancialmente mais efetivo quando há um estímulo de cocriação e envolvimento do participante de forma prática também.

Autoconhecimento

Um curso de liderança que realmente gera resultado é aquele vai além das ferramentas, e promove também o autoconhecimento.

O entendimento sobre si mesmo, propicia consciência clara de suas habilidades e capacidades. Consequentemente, há a identificação das características e habilidades que precisam de melhoria de maneira pontual. Assim, é possível descobrir quais pontos precisam ser aprimorados para você se desenvolver e se tornar um líder cada vez melhor e quais precisam ser potencializados no dia a dia.

Comunicação e Relacionamento Interpessoal

Treinamentos de qualidade enfatizam o desenvolvimento da comunicação e relacionamento interpessoal do líder, afinal um dos papéis do gestor é justamente direcionar pessoas em prol de um objetivo comum. Sendo assim, ter a habilidade de se comunicar clara, objetiva e assertivamente, bem como de lidar com pessoas torna-se uma necessidade básica para quem assume o papel de liderança dentro de uma empresa.

Assim, para que a equipe esteja em sintonia, é imprescindível que todos se entendam de maneira clara, a partir de uma comunicação efetiva e um bom relacionamento entre todos os envolvidos nos processos organizacionais.

Gerenciamento da equipe

Entre as habilidades de um líder de alta performance, está a de saber delegar. Mas não basta apenas distribuir tarefas, é necessário ser estratégico, com foco em resultados sustentáveis e duradouros, direcionando demandas, de acordo com as competências de cada integrante da equipe, extraindo, assim, o melhor de cada um.

Para isso, é necessário conhecer o perfil de cada liderado e identificar quem possui maior competência para assumir determinada responsabilidade. Uma ferramenta extraordinária para este fim é o software Coaching Assessment, um mapeador de talentos exclusivo do, que se tornará um braço direito para a sua gestão.

Gestão de Tempo

Todo líder deseja, ao final do mês, entregar um resultado excepcional. Uma vez que a sincronia da equipe é fundamental para realizar as atividades variadas, dentro de metas e prazos definidos, também vale a pena investir em treinamentos que trabalham a gestão do tempo.

Um curso de liderança e gestão de pessoas vai ajudá-lo a entender que correr com as demandas diárias nem sempre leva a maiores e melhores resultados. Muito pelo contrário: a pressa pode prejudicar o desempenho de todos, gerando estresse, ansiedade, além de erros e frustrações.

Feedback

Considerando que parte da sua missão como líder é conduzir seus liderados a se tornarem cada vez melhores em suas funções, é sempre interessante aprimorar sua habilidade de dar e receber feedbacks.

Um dos erros mais comuns ao dar e também de receber feedbacks é a falta de clareza, que pode ser ocasionada por um acompanhamento desfalcado do desempenho do profissional ou pela comunicação inadequada. Dessa maneira, o ideal é que se aborde este tópico em todo curso de liderança e gestão, já que ele será de grande auxílio no desenrolar das atividades no dia a dia.

Reconhecimento

Por fim e não menos importante, exercite o hábito de reconhecer sua equipe, pois é ela que presta todo o suporte para que você chegue a patamares cada vez mais altos.

Um profissional que é reconhecido por seu desempenho se sente competente e mais confiante na realização de seu papel, naturalmente aumentando seu engajamento e resultados. Portanto, dar o devido crédito aos seus colaboradores é fundamental para o crescimento contínuo de todos ao redor.

Copyright: Matej Kastelic/Shutterstock

Deixe seu Comentário: