O treinamento de liderança para gestores é um investimento essencial e que todas as empresas devem fazer. Trabalhar os pontos fortes e de melhoria deste grupo de profissionais, que tem a responsabilidade de guiar os colaboradores, é muito importante para o sucesso de seus planos e ações estratégicas.

Os líderes são os representantes da empresa junto ao seu capital humano. Através deles são disseminados os valores, a visão, missão, as regras, os comportamentos esperados, bem como as metas e objetivos de curto, médio e longo prazo. Por isso, quanto mais preparados os gestores estiverem, maiores também serão as chances de conquistar resultados extraordinários com suas equipes.

Quer saber como motivar e potencializar os resultados de sua equipe?
Clique aqui e baixe agora meu ebook “Leader Coach”!
É um presente!

Coaching como treinamento de liderança

Atualmente, existem no mercado diversos tipos de treinamentos destinados a este fim, entre eles os treinamentos de liderança para gestores, chefes e líderes por meio do coaching. A sábia afirmação do executivo americano Jack Welch confirma isso: “No futuro, todos os líderes serão coaches. Quem não desenvolver essa habilidade, automaticamente será descartado pelo mercado”. A frase dita pelo CEO mais admirado do mundo exemplifica bem a importância do coaching na atuação dos profissionais, independente da carreira ou área de atuação.

 O coaching nada mais é do que a maior e melhor metodologia de desenvolvimento e capacitação humana da atualidade. Trata-se de um conjunto de técnicas, ferramentas e conhecimentos de ciências, tais como administração, gestão de pessoas, recursos humanos, psicologia, neurolinguística, entre outras, que visa a conquista de resultados acelerados, assertivos e permanentes seja no contexto pessoal ou profissional.

Como identificar uma boa liderança

Existem algumas características que podem fazer toda a diferença no sucesso da liderança. Confira quais são elas:

  • Empatia;
  • Humildade;
  • Altruísmo;
  • Autoconfiança;
  • Facilidade em se comunicar;
  • Facilidade em negociar;
  • Boa administração do tempo;
  • Gerenciamento de atividades;
  • Poder de tomar decisões rapidamente;
  • Criatividade.
PSC

Pensando em tudo que escrevi até agora sobre a formação Leader Coach Training e sobre as virtudes de um líder, vou mostrar alguns dos pontos que podem melhorar significamente com uma boa liderança:

  • Redução de turnover;
  • Implantação de uma cultura organizacional com foco em resultados;
  • Retenção assertiva de talentos;
  • Aumento da produtividade;
  • Aceleração de grandes resultados;
  • Desenvolvimento de habilidades e competências;
  • Feedbacks assertivos;
  • Motivação de equipes;
  • Conquista de capacidade de comunicação, negociação e delegação.

Os resultados poderão ser vistos em curto, médio e longo prazo. Além disso, não é só o beneficiado com o curso que irá perceber a diferença, mas todos que trabalham com ele e que convivem com ele também. Imagine que contaminação de positividade isso poderá se transformar no ambiente de trabalho!

Portanto, o líder, os liderados e a empresa terão vantagens de sobra! Um colaborador que investe na própria evolução para se tornar um profissional melhor, está investindo na evolução da sua carreira e no progresso pessoal, pois esses dois lados da vida devem andar juntos. E uma empresa que investe nesse tipo de curso para os seus funcionários está buscando por excelência. Invista em sua carreira profissional, faça o LCT e torne-se um líder com ótimos resultados!

Exemplos de Treinamento de Liderança Para Gestores

Leader Coach Training – A formação LCT é um curso extraordinário, que além de desenvolver novas habilidades, competências técnicas, emocionais e comportamentais relativas ao seu liderar, também ensina os gestores como utilizar as ferramentas, técnicas e metodologias do Coaching para potencializar os resultados de sua liderança. Este treinamento de liderança para gestores é muito utilizado pelas empresas para desenvolver de forma rápida e acelerada, seus líderes, aprimorar sua visão estratégica, comunicação, habilidades interpessoais e de gestão de pessoas.

Professional & Self Coaching – PSC – Este curso de Coaching também é um método poderoso para desenvolver líderes e futuros gestores e desenvolver, de forma sistêmica, seus dons, talentos e habilidades em todos os níveis. O PSC é uma formação que ajuda a expandir seus conhecimentos sobre o ser humano, pois também apresenta técnicas e ferramentas do Coaching que podem ajudar os gestores e entenderem melhor a forma de pensar e agir de seus liderados e desenvolver melhores formas de comunicação, relacionamento e gestão nos mais diferentes contextos.

Business And Executive Coaching – BEC – Este treinamento focado no desenvolvimento de executivos e lideranças apresenta as ferramentas do Coaching só que aplicadas num contexto mais estratégico, ou seja, na expansão de sua visão empresarial e no aprimoramento de habilidades no que tange à gestão administrativa da empresa. Também auxilia na identificação dos pontos fortes do líder, daqueles onde precisa melhorar e também dos aspectos técnicos, emocionais e comportamentais que devem ser eliminados de seu dia a dia como gestor de uma organização. Os benefícios do BEC se refletem diretamente nos comportamentos e resultados dos líderes, o que evidencia a importância de investir continuamente em treinamentos de liderança para gestores.

O que está esperando então? Contrate cursos de Coaching para seus liderados e obtenha resultados extraordinários.

Cursos de gestão de pessoas e liderança: como funcionam?

Tendo maior clareza sobre as diferenças existentes entre cada um destes processos, tanto de liderança, quanto de gestão de pessoas, convido você a conferir abaixo alguns pontos fundamentais que um curso de liderança e gestão de pessoas deve abordar para ser realmente efetivo:

Conhecimento e Prática

Antes de se inscrever em um curso, certifique-se de que o mesmo é pautado em conteúdo, práticas e dinâmicas, para que traga, verdadeiramente, os resultados que se espera no dia a dia, ou seja, quando se estiver realmente em contato com os colaboradores, bem como desenvolvendo os processos e atividades do cargo de liderança e gestão de pessoas em si. 

Conhecimento e prática se fazem importante neste contexto, pois a neurociência explica que a emoção interfere positivamente na retenção da informação, sendo assim o processo de aprendizagem torna-se substancialmente mais efetivo quando há um estímulo de cocriação e envolvimento do participante de forma prática também.

Autoconhecimento

Um curso de liderança que realmente gera resultado é aquele vai além das ferramentas, e promove também o autoconhecimento.

O entendimento sobre si mesmo, propicia consciência clara de suas habilidades e capacidades. Consequentemente, há a identificação das características e habilidades que precisam de melhoria de maneira pontual. Assim, é possível descobrir quais pontos precisam ser aprimorados para você se desenvolver e se tornar um líder cada vez melhor e quais precisam ser potencializados no dia a dia.

Comunicação e Relacionamento Interpessoal

Treinamentos de qualidade enfatizam o desenvolvimento da comunicação e relacionamento interpessoal do líder, afinal um dos papéis do gestor é justamente direcionar pessoas em prol de um objetivo comum. Sendo assim, ter a habilidade de se comunicar clara, objetiva e assertivamente, bem como de lidar com pessoas torna-se uma necessidade básica para quem assume o papel de liderança dentro de uma empresa.

Assim, para que a equipe esteja em sintonia, é imprescindível que todos se entendam de maneira clara, a partir de uma comunicação efetiva e um bom relacionamento entre todos os envolvidos nos processos organizacionais.

Gerenciamento da equipe

Entre as habilidades de um líder de alta performance, está a de saber delegar. Mas não basta apenas distribuir tarefas, é necessário ser estratégico, com foco em resultados sustentáveis e duradouros, direcionando demandas, de acordo com as competências de cada integrante da equipe, extraindo, assim, o melhor de cada um.

Para isso, é necessário conhecer o perfil de cada liderado e identificar quem possui maior competência para assumir determinada responsabilidade. Uma ferramenta extraordinária para este fim é o software Coaching Assessment, um mapeador de talentos exclusivo do, que se tornará um braço direito para a sua gestão.

Gestão de Tempo

Todo líder deseja, ao final do mês, entregar um resultado excepcional. Uma vez que a sincronia da equipe é fundamental para realizar as atividades variadas, dentro de metas e prazos definidos, também vale a pena investir em treinamentos que trabalham a gestão do tempo.

Um curso de liderança e gestão de pessoas vai ajudá-lo a entender que correr com as demandas diárias nem sempre leva a maiores e melhores resultados. Muito pelo contrário: a pressa pode prejudicar o desempenho de todos, gerando estresse, ansiedade, além de erros e frustrações.

Feedback

Considerando que parte da sua missão como líder é conduzir seus liderados a se tornarem cada vez melhores em suas funções, é sempre interessante aprimorar sua habilidade de dar e receber feedbacks.

Um dos erros mais comuns ao dar e também de receber feedbacks é a falta de clareza, que pode ser ocasionada por um acompanhamento desfalcado do desempenho do profissional ou pela comunicação inadequada. Dessa maneira, o ideal é que se aborde este tópico em todo curso de liderança e gestão, já que ele será de grande auxílio no desenrolar das atividades no dia a dia.

A felicidade é imprescindível para uma boa gestao empresarial !
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Reconhecimento

Por fim e não menos importante, exercite o hábito de reconhecer sua equipe, pois é ela que presta todo o suporte para que você chegue a patamares cada vez mais altos.

Um profissional que é reconhecido por seu desempenho se sente competente e mais confiante na realização de seu papel, naturalmente aumentando seu engajamento e resultados. Portanto, dar o devido crédito aos seus colaboradores é fundamental para o crescimento contínuo de todos ao redor.

Copyright: Matej Kastelic/Shutterstock