pertencimento-dicas

A Importância do Sentimento de Pertencimento

Por: José Roberto Marques | Ativadores Mentais | 17 de julho de 2019

Quando falamos em pertencimento, eu paro para refletir sobre a sociedade e nossa vida eu compreendo que mesmo sendo indivíduos únicos e singulares nós somos parte integrante de um sistema maior, universal, de um plano que transcende nossa experiência como seres. Para compreender melhor como pertencemos a determinados grupos faremos uso da Pirâmide que apresenta os 7 níveis da Teoria do Processo Evolutivo, ilustrada pela imagem abaixo.

 

Pirâmide do processo evolutivo e o sexto nível do pertencimento

A Pirâmide de do Processo Evolutivo mostra cada uma das etapas evolutivas do ser humano

A Pirâmide do Processo Evolutivo tem origem nos Níveis Neurológicos de Aprendizagem e Mudanças, a partir da teoria desenvolvida por Robert Dilts e adaptada por Berned Isert e expandida por mim. A Pirâmide pode ser melhor analisada a partir da leitura do livro – “Os 7 Níveis da Teoria do Processo Evolutivo” (2015) escrito por mim. Aqui focaremos em compreender o sexto nível da Pirâmide que fala sobre Pertencimento/Visão sistêmica.

A partir de um processo de autoconhecimento passamos a compreender que somos indivíduos únicos, singulares e que carregamos dentro de nós uma essência única. Mas esse processo também nos mostra que fazemos parte de um sistema muito maior que nós mesmos, uma consciência grupal e universal.

Conheça o Coaching, uma metodologia capaz de mudar sua vida!
Acesse gratuitamente minha aula e descubra como isso é possível!

Pertencimento – O Sexto Nível do Processo Evolutivo!

O sexto nível evolutivo nos convida a observar quem somos e a quais grupos pertencemos. Pensar que vivemos em uma sociedade grupal nos leva a refletir quais grupos seriam estes. Há diversos tipos de grupos, sejam eles institucionais como o trabalho, a igreja, a escola, os partidos políticos as ONG’s, ou grupos sociais como os de amigos, de festas, de passeios etc., e nós podemos pertencer a mais de um grupo.

O importante não é a natureza do grupo, se é mais ou menos formal. O importante é a conexão do indivíduo com esses grupos. Para estarmos conectados e inteiros com as outras pessoas é preciso primeiro termos conseguido acessar nossa mais pura essência e potencialidade interior. Sem saber quem nós somos, amar, respeitar e valorizar nossa história de vida, dificilmente seremos bons coletivamente.

Nossa vida é feita de relações, então é muito importante que o indivíduo consiga se relacionar com maestria com outros indivíduos. O trabalho desenvolvido pelo coach tem como objetivo aproximar as pessoas de si mesmas e dos outros. Nesse sentido, o pertencimento ou a afiliação é um patamar em que se observa o quanto essa aproximação produz a edificação das pessoas.

Pertencer a um grupo é permitir verdadeiramente ser tocado e tocar as outras pessoas. É uma evolução mútua, em conjunto, com o intuito de criar grupos cada vez mais sinérgicos e extraordinários.

A Importância de Se Sentir Parte de Algo, Um Grupo ou Alguém

Thomas Merton disse, certa vez, uma frase que se tornou célebre e que afirma que nenhum homem é uma ilha. E ele tinha toda a razão, pois todos nós precisamos ter outras pessoas ao nosso redor para sermos plenamente felizes. Mesmo para aqueles indivíduos que são mais reservados, ter companhia é sempre algo reconfortante, que transmite segurança e amor.

Alguma vez você já esteve em um local em que não conhecia ninguém e se sentiu como um peixe fora d’água? Esse tipo de situação gera muito desconforto, principalmente entre aqueles mais retraídos, que demoram até se sentirem à vontade com pessoas novas. Caso já tenha passado por algo parecido, saiba que, mesmo que não tenha percebido, vivenciou uma experiência que foi capaz de comprovar a importância do pertencimento.

Você é feliz?

Geralmente, indivíduos que passaram por problemas familiares na infância e não tiveram a oportunidade de viver em um lar acolhedor, tendem a se sentir assim, deslocados, onde quer que vão. Isso acontece, basicamente, porque não aprenderam a confiar, a se tornar parte de um grupo, dar e receber carinho, atenção e amor. Caso tenha se identificado, saiba que sempre é tempo de ressignificar memórias do passado e começar novos capítulos na sua vida.

7 Dicas Para Fortalecer o Sentimento de Pertencimento

Assim como tudo o que envolve emoções, o sentimento de pertencimento precisa ser cultivado, através de gestos que mantenham forte a conexão que possui com os seus entes queridos. Veja, a seguir, dicas para cultivar e estreitar cada vez mais esses laços que são tão importantes.

1 – Dedique Tempo aos Seus Relacionamentos

Assim como é preciso dedicar tempo para cultivar um jardim e vê-lo florescer, é necessário fazer o mesmo com os seus relacionamentos. Entendo que, com a correria do dia a dia, muitas vezes seja desafiador encontrar um tempinho para visitar familiares e amigos, mas é importante que saiba priorizá-los e evite deixar esse compromisso para depois. Contudo, não veja essas visitas como uma obrigação, mas sim como um gesto que irá fazer bem tanto para eles quanto para você, afinal o que mantém os relacionamentos vivos é exatamente essa troca.

2 – Desfrute de Cada Momento em Plenitude

Vale dizer que de nada adianta ir visitar os seus entes queridos se passar todo o tempo olhando no relógio ou verificando mensagens no seu celular. Lembra do que eu disse anteriormente sobre não ser uma obrigação? Então, para que seja algo verdadeiramente positivo para todos é necessário que desfrute daquele momento em plenitude, contando as novidades, ouvindo o que eles têm a dizer, enfim, conversando sobre temas que sejam importantes para vocês.

3 – Demonstre Sua Gratidão

Ah, a gratidão! Um sentimento extremamente poderoso e capaz de transformar a forma com a qual uma pessoa enxerga o mundo. Ser grato é muito mais do que apenas dizer “obrigado” e inclui, principalmente, sentir uma grande alegria por tudo o que possui. Quando esse sentimento vem de dentro, naturalmente é expressado por meio de atitudes e palavras, que te ajudarão a demonstrar o quanto se sente feliz por pertencer àquela família ou grupo de amigos e isso, com certeza, irá fortalecer cada vez mais a conexão que possuem.

4 – Evite Fazer Coisas Apenas Para Agradar

Um ponto bastante importante a ser lembrado é que se dedicar para fortalecer o seu sentimento de pertencimento e, consequentemente, seus relacionamentos não precisa e nem deve incluir passar por cima das suas próprias vontades apenas para agradar. Uma relação, para que seja positiva para todos os envolvidos, deve ter como base a verdade. Aqueles que gostam verdadeiramente de ti, o fazem exatamente pela sua essência e personalidade, então não faz sentido se transformar em um personagem.

5 – Peça Desculpas e Perdoe

Ninguém é perfeito, todo ser humano está sujeito a falhar e isso inclui você e aqueles que ama. Dessa maneira, para que consiga cultivar e manter fortes os laços que os unem, é fundamental que saiba pedir desculpas quando cometer erros e, também, que perdoe quando fizerem algo que te magoar. É claro que, dependendo do acontecimento, pode ser necessário tirar um tempo para refletir, mas, de qualquer forma, busque prezar sempre pelo perdão, mantendo o foco nas coisas positivas que já viveram e ainda poderão viver.

Conheça o Coaching, uma metodologia capaz de mudar sua vida!
Acesse gratuitamente minha aula e descubra como isso é possível!

6 – Comunique-se de Forma Clara e Gentil

A comunicação é um ponto de extrema importância em qualquer tipo de relacionamento, pois é por meio dela que os envolvidos podem se entender. Nesse sentido, é necessário que adote o hábito de falar sobre o que sente, suas necessidades, dizer quando algo que o outro fizer lhe incomodar e, claro, incentivá-lo a fazer o mesmo. Assim, você e seus entes queridos irão se conhecer melhor e ficará mais fácil sintonizar as estações para se manterem sempre unidos.

7 – Tenha Interesse Pelas Pessoas

Até aqui falei de pontos importantes voltados para relacionamentos que já existem, entretanto, devemos nos lembrar que a vida está em constante movimento. Com isso, pode acontecer de você precisar se integrar a um novo grupo, como uma empresa, por exemplo. Então, uma forma bastante eficaz de construir esse sentimento de pertencimento em novos ambientes é demonstrando interesse pelas pessoas. Seja gentil, se aproxime, pergunte, ouça com atenção, porque é assim que novas conexões poderão acontecer e agregarem ainda mais para a sua felicidade.

Depois de ler o artigo, reserve um momento para refletir sobre os grupos mais importantes aos quais você pertence e o que pode fazer para manter esses laços ainda mais fortes. Se, por outro lado, estiver se sentindo sozinho, procure se conectar com pessoas, participando de ações comunitárias, entrando em contato com a sua família e com velhos amigos. Tenho a certeza de que muitos irão se alegrar com a sua presença e, assim, um irá fazer bem ao outro, formando uma poderosa corrente de acolhimento e amor.

 

Copyright:Shutterstock

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: