Com o objetivo de agregar conhecimento e aperfeiçoar seus processos, as empresas têm investido cada vez mais no desenvolvimento de seus colaboradores. E, para facilitar o processo de aprendizagem, o Coaching cumpre um papel fundamental nas organizações.

O que é Coaching?

Coaching é uma poderosa ferramenta utilizada para construir e potencializar equipes de alta performance. Trata-se de um conjunto de técnicas e ferramentas com foco em conhecimentos amplos em gestão e produtividade, que são aplicadas por um profissional que identifica pontos fortes e de melhoria a fim de obter um desempenho mais efetivo do conjunto.

A metodologia utilizada pelo profissional Coach ajuda no crescimento pessoal e profissional, trazendo diversos benefícios para os colaborares e para a empresa de maneira geral.

Cada vez mais procurado pelos profissionais de recursos humanos, o Coaching é capaz de liberar o potencial do indivíduo, maximizando seu desempenho. Esta metodologia favorece o alcance de metas, solução de problemas e desenvolvimento de novas habilidades. Trata-se de um processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal direcionado à conquista de objetivos e obtenção de resultados.

Conheça mais a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Baixe agora mesmo meu eBook “Tudo sobre Coaching”. É um presente!

O que faz um coach?

O coach é um profissional que cumpre o papel de contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de seu cliente, de forma que ele possa potencializar suas habilidades em determinadas áreas. Trata-se de uma pessoa que observa tudo o que o coach faz e fala, apontando uma perspectiva de como os outros enxergam o indivíduo.

PSC

processo de coaching cria um ambiente seguro, dando mais clareza de valores e definição de metas, facilitando a tomada de decisão, planejamento de vida, carreira e, principalmente, a execução de ações.

O mercado de trabalho está sempre buscando meios de desenvolver seus colaboradores de diversas formas, agregando conhecimentos e aperfeiçoando suas capacidades. Levando em consideração que são as pessoas que fazem as empresas andarem, é função da organização se preocupar com os seus colaboradores e oferecer a eles oportunidades para se desenvolverem e se capacitarem.

O que é preciso para implantar a cultura de coaching nas organizações?

  • Formar gestores, diretores de RH e líderes como coaches e consultores internos da empresa;
  • Apoiar e supervisionar a atuação desses profissionais como multiplicadores das técnicas, pressupostos e ferramentas de coaching;
  • Aplicar e desenvolver processos de Coaching com o alto escalão da organização.

Como o método influencia na cultura organizacional

O coaching é tão poderoso que pode ser usado em diversos ambientes. Com planos de curto, médio e longo prazo, ele é capaz de transformar vidas e tornar os desafios mais fáceis de serem superados. Para a gestão de uma empresa, por exemplo, o método se torna uma ferramenta de evolução e de desenvolvimento dos liderados. Conhecer o perfil dos colaboradores é muito vantajoso, pois essa percepção pode contribuir com a construção da cultura organizacional.

As áreas de recursos humanos e departamento pessoal podem basear o desenvolvimento de regras e condutas a partir de como o quadro de funcionários pensa e se comporta. Além disso, uma vez que cada um possui capacidades e talentos diferenciados, as áreas responsáveis conseguem entender e utilizá-los da melhor maneira possível. Dessa forma, cria-se um ambiente altamente produtivo e satisfatório para a maioria. Por exemplo, imagine que o coach identifique um colaborador que é muito tímido, mas com alta capacidade de concentração em suas atividades, e outro que é mais comunicativo e expansivo, mas com dificuldades de concentração. Então, ele será capaz de trabalhar as dificuldades de cada um, respeitando e priorizando suas particularidades.

O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) possui a formação de Consultor em Análise Comportamental que é ideal para gestores, os profissionais de recursos humanos e de treinamento e desenvolvimento, terapeutas, psicólogos, coaches e líderes. Mas, claro, se você não se encaixa e decidir fazer o curso pode ter certeza de que terá os mesmos benefícios e ainda poderá adaptá-los para o seu método de trabalho e vida pessoal.

Com carga horária de 20 horas, o curso transmite todas as ideias de maneira profunda por meio de aulas teóricas e práticas. Durante o aprendizado, você terá o seu mapeamento pessoal de Perfil Comportamental e domínio completo da Teoria dos Perfis Comportamentais. Além disso, a formação ensina sobre como melhorar o processo de gestão de pessoas; como fazer a leitura comportamental de funcionários e candidatos; como contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores; como otimizar os resultados da área de treinamento e desenvolvimento; como maximizar os processos de recrutamento e seleção; e como ajudar a criar e sustentar relacionamentos interpessoais na empresa.

Imagine uma empresa que tem um funcionário com todo esse conhecimento! Com certeza, essa sabedoria irá ajudar nos processos de contratação, desenvolvimento, construção de plano de carreira e na formação das regras de conduta e da cultura organizacional. Mais do que isso, o coachee será capaz de identificar talentos; enxergar onde cada trabalhador pode evoluir; compreender como uma pessoa faz as próprias regras de conduta e quais são os fatores motivadores; reagir positivamente em situações de pressão; exercitar o autoconhecimento; otimizar os processos internos da equipe e da empresa como um todo; contribuir com o crescimento dos índices positivos de clima organizacional; avaliar tendências comportamentais de indivíduos ou grupos; definir habilidades e necessidades básicas do indivíduo; aumentar a produtividade de equipes (team-building); e muito mais.

Outro curso super interessante do IBC é o Professional & Self Coaching (PSC) que forma pessoas que querem transformar suas vidas, tornando-os profissionais capacitados a atuar como coaches de outras pessoas e empresas.  No fim da formação você terá 6 certificações: Life Coach, Professional, Extensão Universitária (reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, do Rio Grande do Sul), Analista Comportamental, Leader e Self Coach. E também terá certificação e reconhecimento internacional de 5 renomados institutos de coaching: International Association of Coaching, Global Coaching Community, European Coaching Association, International Coaching Council e Behavioral Coaching Institute.

Durante o curso, você aprender sobre a história, bases, conceitos e fundamentos do coaching; o que é processo evolutivo; como exercitar o autoconhecimento e o autodesenvolvimento; o que é e como desenvolver a inteligência emocional; quais são as crenças limitadoras e como ficar longe delas; quais são os princípios e como aplicar a psicologia positiva e da programação neurolinguística; quais são as características de um bom líder; o que são roteiros estruturados e formulários de atendimento; como executar o processo de identidade; e muitos outros temas importantes.

Durante as 180 horas de curso, você terá vivência com ferramentas eficazes, tais como o Teste de Perfil Comportamental, Roda da Vida, Teste de Perfil de Personalidade, Tríade do Tempo, Roda das Competências, Rapport, Feedback 360º Projetivo, Autofeedback, Roda da Inteligência Emocional, auxiliares linguísticos, Teste de Sistemas Representacionais, Aprendizagem Acelerada entre outras.

Conheça esses e outros cursos do IBC e todos os benefícios que eles podem oferecer. Junte-se ao time que busca por conhecimento! Afinal, aprender mais é sempre bom.

Lembre-se de que o método não é apenas uma maneira de evoluir no âmbito de carreira ou de investir na sua educação contínua, é muito mais do que isso! O coaching é mais que uma formação ou sessão é uma transformação pessoal e profissional poderosa. As sessões e os cursos irão levar você além do que você jamais achou que poderia ir com as suas habilidades e personalidade. As vantagens poderão ser sentidas em todas as áreas da sua vida, em diferentes momentos e para sempre. E isso só pode acontecer porque o coaching ensina sobre a necessidade do progresso diário e da melhoria pessoal constante.

Não pense que ao fazer coaching, você estará agindo de forma egoísta. Pelo contrário! As pessoas a sua volta irão se beneficiar com as suas mudanças. O seu novo jeito ainda mais empoderado poderá servir até como fonte de inspiração para que os outros também mudem. Pense que incrível seria poder estimular que outros seres humanos também queiram evoluir e serem melhores dentro ou fora do trabalho. 

Com o Coaching é possível acelerar suas conquistas!
Clique e descubra como alcançar seus objetivos mais rapidamente!

Coaching nas empresas

O curso de Coaching tem sido muito procurado pelos profissionais de Recursos Humanos, que cumprem funções relacionadas ao gerenciamento de pessoas. O papel do coach dentro da organização é ser facilitador do aprendizado, possibilitando o desenvolvimento e aperfeiçoamento das competências e habilidades do colaborador.

O processo de Coaching também é um ótimo investimento para desenvolvimento de liderança, já que é um recurso que produz mudanças positivas. O processo proporciona momentos únicos de interação e reflexão, permitindo a descoberta de novas e melhores formas de desenvolver o trabalho.

Grandes empresas como a Petrobrás, Fiat e Banco do Brasil já adotaram os processos personalizados do Coaching como parte de sua cultura, por meio das formações e treinamentos In Company.

E você? Quer levar essa cultura para dentro da sua empresa? Invista na melhor formação em Coaching do País, faça a formação Professional & Self Coaching.

Gostou deste artigo? Quer contribuir com mais alguma informação? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais.

Copyright: © Depositphotos.com / ivelin