ocio-produtivo-importancia

A Importância do Ócio Produtivo nas Empresas e na Vida

Por: José Roberto Marques | Blog | 16 de julho de 2019

Quando falamos em ócio produtivo, existe uma frase que resume esta ideia e que diz – “O ócio é necessário para a realização de grandes invenções, pois para se criar algo, é preciso uma mente aberta e descansada para pensar e criar.” Portanto, para nos mantermos efetivamente produtivos, precisamos de momentos ociosos, onde possamos descansar nossa mente e aproveitar nossas conquistas.

Sim, parece um tanto contraditório, pois numa era em que tudo acontece de forma tão rápida e, em que somos exigidos ao extremo, parar para descansar a mente nem sempre surge como a primeira alternativa. Neste sentido, o sociólogo italiano, Domenico de Masi é um dos principais defensores do chamado: ócio criativo.

Em seu livro, também intitulado – Ócio Criativo, o professor explica seu conceito da seguinte maneira – “Existe um ócio alienante, que nos faz sentir vazios e inúteis. Mas existe também outro ócio, que nos faz sentir livres e que é necessário à produção de ideias, assim como as ideias são necessárias ao desenvolvimento da sociedade, esclarece.

O Papel do Ócio Produtivo nas Empresas e na Vida

Seguindo a lógica de Domenico, estar ocioso em alguns momentos seria tão importante quanto manter-se em movimento. Este tempo para nós mesmos é essencial a que possamos processar o que acontece à nossa volta, para nos conectarmos com nossas emoções e sentimentos e para reabastecermos as nossas energias com aquilo que nos faz bem.

É exatamente este equilíbrio entre uma agenda cheia e uma agenda vazia, que faz com que sejamos: mais felizes, plenos, autoconfiantes, mais criativos e, consequentemente, mais produtivos em nosso trabalho. Na prática, isso não quer dizer que vamos simplesmente passar o final de semana curtindo preguicinha, esparramados no sofá, pois ócio e preguiça são coisas diferentes.

O ócio produtivo diz respeito ao tempo que temos para aproveitar os resultados gerados por nosso trabalho; os conhecimentos adquiridos para ele, por meio dele e ao longo da vida e, nos dá a possibilidade real de poder desfrutar de tudo isso com prazer e satisfação. Portanto, se durante cinco dias da semana no dedicamos quase que integralmente aos nossos afazeres profissionais, também precisamos de alguns momentos de lazer, descanso e, claro, tempo livre para relaxar e aproveitar nossas conquistas. Não por acaso, temos nossos dias de folga!

A controvérsia dos dias atuais é que, quanto mais trabalhamos, mais trabalho nós temos. E isso, claro, também é bom. Entretanto, quando nossas demandas ultrapassam os limites e não temos mais um tempo para nós mesmos é preciso ligar o alerta e desacelerar.

Isso é importante para podermos semear, colher e apreciar nossas conquistas e crescimentos; se não as coisas começam a perder o sentido, nossas responsabilidades passam a ser um fardo e a nossa produtividade, ao invés de aumentar, acaba caindo, pois a chave de tudo se chama – equilíbrio. Lembre-se disso e use o ócio produtivo e criativo a favor do seu sucesso e paz interior.

A importância do descanso 

É fato: corpo e mente precisam descansar para repor as energias perdidas diariamente. No trabalho ou nas demais atividades semanais, empregamos muita força física e mental e, para estar bem, é preciso ter momentos para relaxar também.

Entretanto, descansar não se resume a simplesmente dormir de 6 a 8 horas por noite. A qualidade do sono é importante para nos sentirmos renovados, mas também precisamos fazer pausas quando estamos acordados.

O descanso físico e mental é necessário para evitar danos à saúde. Estresse, problemas no coração e na coluna, insônia e sensação de estafa constante são alguns dos principais males causados pela falta de descanso.

Dicas para descansar bem

Cada um tem seu modo de descansar. Para alguns, não fazer nada é a melhor opção, enquanto outras pessoas entendem que fazer uma atividade esportiva ou artística é a melhor maneira de desafogar a mente. Confira algumas dicas para relaxar:

Regule seu sono

Para descansar bem, é fundamental ter boas noites de sono. Caso contrário, a sensação ao amanhecer é de que você está mais cansado do que quando se deitou. Tente ir para a cama sempre no mesmo horário e, caso esteja com dificuldades para pegar no sono, consulte um especialista.

Faça atividades físicas

Além de cuidar da sua saúde, as atividades físicas oferecem a oportunidade de desconectar sua mente de outras demandas e focar apenas em si mesmo e no exercício.

Evite bebidas estimulantes

Bebidas com cafeína, chás e até mesmo chocolate podem elevar sua atividade cerebral e prejudicar sua desconexão. Evite o consumo excessivo destes alimentos, especialmente à noite.

Aprenda a relaxar

Ficar remoendo problemas do trabalho, mesmo quando o expediente já terminou, só prejudica seu descanso. Aproveite cada lugar e cada momento, e limpe sua mente quando estiver longe dos problemas. Renovado, você terá mais condições de resolver as questões pendentes.

Invista no seu lazer

Quem disse que descansar é ficar parado? Aproveite seu tempo de descanso para fazer as atividades que você gosta, como ir ao cinema, ao teatro, a um bom restaurante, shows e até mesmo encontrar seus amigos. Lembre-se que, ao fazer programas de que gosta, suas energias também estão se renovando.

Faça uma coisa de cada vez

Faça uma coisa de cada vez, concentre-se completamente em uma atividade e só passe para a próxima quando a primeira estiver concluída. Se precisar desabafar, fale com alguém próximo a você, pois esta é uma forma bastante eficaz de aliviar a mente.

Respire profundamente e anote tudo

Respire profundamente várias vezes, concentrando-se na própria respiração. Se você está com a cabeça cheia de pensamentos e coisas que você tem que fazer, então anote tudo em um papel e deixe sua mente vazia para descansar de verdade.

Benefícios das pausas no trabalho

– Descansar a mente;

– Descansar a vista;

– Incentivar a inspiração;

– Aliviar o estresse;

– Fazer o tempo passar mais depressa;

– Evitar o cansaço extremo.

Se dedicar a horas de trabalho, extrapolando o limite do corpo e da mente não é o caminho certo para encontrar o sucesso. O descanso aumenta a produtividade além de ser muito importante para a reposição de energias e renovação das ideias.

Por isso, descanse. Mas faça isso verdadeiramente, se desligue por completo do trabalho quando chegar ao fim do expediente, e procure distrair sua mente, dedique tempo à família, aos amigos, ao relacionamento amoroso e o mais importante: a Você.

Copyright: Africa Studio/Shutterstock

Deixe seu Comentário: