Incentivar a cultura empreendedora em um país é uma forma de aumentar seu potencial para a abertura e consolidação de pequenos empreendimentos que representam um dos principais motores da economia. No Brasil, mais de 60% dos postos de trabalho são gerados por pequenas empresas e muitos municípios se mantêm com base na atividade das mesmas. Continue lendo para entender mais sobre como esse incentivo pode significar uma grande diferença para a economia.

O que é cultura empreendedora?

Você já deve ter ouvido algo como “fulano tem espírito empreendedor” ou “sicrano tem visão empreendedora”, como se essa facilidade para identificar e aproveitar oportunidades de negócios fosse resultante de um dom especial. Na verdade, é possível desenvolver e fortalecer qualidades direcionadas para o empreendedorismo, é aí que entra a chamada cultura empreendedora.

Trata-se de um meio em que os indivíduos são estimulados a pensar sob um viés empreendedor, deixando de lado as respostas simples para encontrar soluções formuladas em inovações. Os empreendedores se diferenciam por ter iniciativa e autoconfiança para planejar e executar os seus projetos. Contudo, para que as pessoas, de uma forma geral, possam agir assim, precisam ser incentivadas e ter a criação de oportunidades.

Somente em um ambiente em que as ideias não são tolhidas e existe uma ação positiva mesmo diante dos erros é possível se tornar empreendedor. As características mais relevantes para empreender como ser um bom líder, acreditar em suas ideias, saber se reerguer após um fracasso e ter uma visão inovadora podem ser moldadas e incentivadas através de metodologias e comportamentos aplicados à sociedade.

Por que é importante incentivar a cultura empreendedora?

As pequenas e médias empresas representam mais de 98% do mercado corporativo brasileiro e, dessa forma, são um importante motor para a economia do país. Incentivar a atitude empreendedora é uma forma de estimular o crescimento econômico. Além disso, como mencionei no início do artigo, as companhias de menor porte são responsáveis por gerar mais de 60% dos postos de trabalho.

Ressalto, ainda, que o comportamento empreendedor não se restringe somente aos donos de empresas, também pode fazer a diferença para tornar os colaboradores de companhias mais produtivos e assertivos, assim como gerar melhores soluções no setor público.

PSC

O empreendedorismo é um conjunto de ações focadas para desenvolver soluções melhores para uma causa ou situação específica. Uma sociedade formada por cidadãos com pensamento empreendedor é uma sociedade com muito mais oportunidades de prosperidade.

Novo modelo empresarial

O incentivo ao desenvolvimento de uma cultura empreendedora funciona como uma estratégia assertiva em um momento em que o cenário empresarial sai de uma situação em que havia apenas um número reduzido de companhias de médio e grande porte para entrar em um cenário dominado por pequenos negócios.

Em parte, esse movimento de aumento do número de pequenas empresas se deve a um conjunto de fatores favoráveis que incluem a maior difusão de informações a respeito de empreendedorismo. Há mais oportunidades para se qualificar por meio de cursos online gratuitos, por exemplo. O empreendedorismo vem sendo fomentado pelo maior acesso à informação e difusão da ideia de que todo mundo pode empreender.

Incentivo à cultura empreendedora de crescimento: esse é o futuro

Se a abertura de pequenas empresas fortalece a economia, imagine se esses empreendimentos fossem incentivados a crescer continuamente. Além de criar um ambiente propício para que mais empreendedores desenvolvam suas ideias, é fundamental incentivar que esses empresários realizem reinvestimentos em seus negócios para fortalecê-los.

O incentivo ao desenvolvimento dos empreendimentos de pequeno porte é o passo seguinte ao do investimento em uma cultura empreendedora forte. Mais do que incentivar os empresários a assumir riscos para colocar suas empresas para funcionar, é necessário dar a eles as ferramentas para se posicionarem com mais contundência em seus segmentos.

O que ainda pode melhorar

A internet e a otimização de processos, como os de acesso a crédito, por exemplo, permitiram uma maior ocupação do mercado por pequenos empreendedores. No entanto, ainda há fatores que podem ser melhorados, como a redução da carga tributária para pequenas empresas e diminuição da burocracia para formalizar um negócio. O desejo de empreender cresce em uma sociedade que cria mecanismos que favorecem o sucesso de quem começa com pequeno porte.

Se existem mais chances de sucesso e facilidades de acesso, é natural que os empreendedores se sintam mais estimulados a ocupar um lugar no mercado. Quanto mais empreendimentos o país tem funcionando, mais sua economia gira e faz com que o dinheiro circule, chegando até mesmo a regiões menos favorecidas.

O incentivo à cultura empreendedora na prática

Dentre as medidas que contribuem para que a sociedade tenha uma atitude mais empreendedora estão oferecer melhores condições para a formalização de pequenos empreendimentos, estabelecer acesso democrático a informações e qualificação para gerenciar um negócio, reconhecer e recompensar ações de empreendedorismo entre outros.

É interessante, ainda, estimular que pessoas que tenham o hábito de compartilhar seus conhecimentos com os demais. Assim, uma pessoa que teve contato com medidas educativas de empreendedorismo pode repassá-las para outros indivíduos. Empreender também significa dividir conhecimentos para aumentar as chances de empreendimentos de sucesso e bom retorno.

Empreender: uma oportunidade para crescer

A difusão da cultura empreendedora em uma sociedade contribui para o surgimento de mais empreendedores que têm plena confiança em suas ideias e potencial de realização. O empreendedorismo deve ser apresentado para as crianças desde cedo para que elas possam assumir uma postura mais inovadora e questionadora diante dos desafios.

Como mencionei, ter um perfil empreendedor não significa necessariamente abrir uma empresa, mas sim ter uma atitude focada na busca por melhores soluções em diferentes aspectos da vida. O estímulo ao desenvolvimento e uso da criatividade corrobora para que os empreendedores possam crescer em um mercado que é marcado por uma acirrada competição.

Sem pessoas com atitude empreendedora não sairíamos do lugar e, como estagnação não é uma opção para quem deseja crescer, é essencial investir no aumento do potencial empreendedor do país como um todo.

A cultura empreendedora deve ser estimulada para fortalecer o país a se consolidar economicamente.