
Blog do JRM
Avaliar para identificar, medir e melhorar os processos internos. Este é um dos principais benefícios da avaliação de desempenho em uma organização. Seja como empresário ou líder é fundamental conhecer quais são os pontos fortes e de melhoria de sua empresa, tanto no que tange os profissionais quanto ao gerenciamento como um todo.
Esta ferramenta serve para mensurar o desempenho dos colaboradores e avaliar se a sua performance está condizente com os resultados esperados. Além de fazer este diagnóstico, sobre a eficiência e eficácia do trabalho de cada avaliado, este estudo também permite reconhecer os talentos e os profissionais de destaque, bem como a identificar aqueles que precisam ser acompanhados, mais de perto, ou que precisam de maior capacitação, por exemplo.
Continue lendo o artigo para conferir mais benefícios do feedback!
As avaliações de desempenho são feitas de acordo com a necessidade da empresa. Elas devem ser realizadas regularmente e podem ser aplicadas em todos os colaboradores ou apenas em determinado setor.
É essencial que o conteúdo seja construído pela área de recursos humanos (RH) em conjunto com a gestão e liderança. Além disso, parte do documento deve ser feito de forma diferente, pois se aplica somente para o setor que o criou. Afinal, de nada adianta criar um super questionário que não contribui para a melhoria de determinado setor, apenas para outro.
Antes de aplicar a avaliação de desempenho todos os profissionais que participam do processo devem ser comunicados e receber todas as informações necessárias para compreender suas razões e finalidades. Isso deixa tudo mais transparente o processo e aumenta a credibilidade da execução do mesmo.
Independentemente da área que usa, é importante que ele seja dividido em em 5 partes. Confira quais são elas para entender a importância de cada uma:
Esse pode ser o momento, por exemplo, para que o funcionário peça por uma formação para desenvolver habilidades técnicas e outras que ele acredita que possa contribuir para o cumprimento de metas. Como líder, é interessante já aproveitar para sugerir o coaching, um método que é capaz de transformar positivamente a vida de uma pessoa, sem que ela perca a essência.
O processo de coaching, com suas técnicas e ferramentas, ajuda na formatação de planos de capacitação para ajudar as empresas a melhorar aspectos no que tange o desempenho das lideranças, dos liderados e sua capacitação técnica e emocional, por exemplo.
Por isso, muitas empresas contratam formações Coaching in Company, para desenvolver e aprimorar seus gestores e profissionais e melhorar seu desempenho e a eficiência de seu trabalho, atendendo especificamente seus objetivos e necessidades.
Isso influencia diretamente nos resultados, pois melhora: a comunicação e os relacionamentos interpessoais, a gestão do tempo, aumenta a visão estratégia e a capacidade de atender, de forma assertiva, as demandas.
A conversa em que o gestor direto e o funcionário discutem as informações deve acontecer em um local privado dentro da empresa. Para cada uma das 5 partes que o avaliado descrever, é importante que o gestor dê sua opinião de forma construtiva.
Com os resultados em mãos, os líderes devem avaliar os indicadores e resultados. Baseados nestes dados, eles devem se programar para tomar as medidas necessárias para corrigir as falhas, melhorar os processos, a capacitação e tudo relacionado à melhoria da gestão de pessoas.
Esse também é o momento de dar feedbacks entre eles a respeito do próprio time, indicando os pontos fortes e de melhoria de seus liderados e também reconhecer aqueles funcionários que têm um excelente desempenho.
Entre os quesitos avaliados, destaco itens como: assiduidade, formação escolar, produtividade, engajamento, comprometimento, relacionamento e comunicação interpessoal, habilidades técnicas e comportamentais, eficiência na realização das tarefas e atendimento ao cliente, por exemplo.
Agora que você já sabe mais a respeito da importância do processo de feedback é hora de aplicar na sua equipe. Converse com o departamento de RH para começar a trilhar os caminhos desse projeto.
Caso você seja o liderado, sugira isso ao seu superior direto, usando os argumentos deste texto. Com certeza, ele vai gostar da ideia e ainda considera sua atitude como proativa.
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Até a próxima!
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