O que é ser feliz? Essa pergunta é simples, mas muito profunda. O mesmo acontece com o próprio conceito de felicidade. As pessoas sabem o que é ser feliz e reconhecem quando essa emoção toma conta de seu ser. No entanto, na hora de explicar para alguém o que significa essa palavra, ninguém sabe ao certo como dizer.

O tema da felicidade é muito antigo e já foi pauta de debates filosóficos de grandes pensadores, em diferentes épocas e em diferentes lugares do mundo. A verdade é que a felicidade é um estado de bem-estar, de prazer, de alegria. Contudo, só conseguimos identificá-lo exatamente porque existem também os momentos em que não estamos felizes.

Portanto, o que se sabe é que ninguém é feliz 100% do tempo, mas que a felicidade é algo que devemos buscar sempre que possível. Quanto ao que nos leva a ser feliz, também são muito diversos os pontos de vista. A seguir, você confere algumas das mais célebres frases sobre felicidade.

“Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente” — Érico Veríssimo

Na visão do autor gaúcho Érico Veríssimo, a felicidade está intimamente ligada à nossa capacidade de dar significados à nossa existência. Ser feliz é ser útil, e isso pode ocorrer de diferentes formas.

Ajudar o próximo, estudar, exercer uma profissão, ensinar algo a alguém, deixar algum tipo de legado ao mundo — tudo isso significa ser útil e, consequentemente, ser feliz. Para isso, você não precisa revolucionar o planeta. Basta ser importante para as pessoas que fazem parte do seu convívio, como os seus amigos e os seus familiares.

“A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira” — Léon Tolstói

Léon Tolstói foi um dos maiores escritores russos de todos os tempos. A sua frase reflete uma visão peculiar sobre a felicidade, que é compartilhada por muita gente, inclusive por alguns líderes religiosos. Para ele, ser feliz é simplesmente fazer o bem.

PSC

Ainda que para muitas pessoas a felicidade consista em ser algo ou em ter algo, nada supera a alegria de ver o sorriso estampado no rosto de alguém a quem você ajudou. Essa sensação é única e mostra como somos capazes de utilizar as nossas forças pessoais para que possamos fazer felizes as outras pessoas. E isso, em retribuição, também nos deixa felizes.

“A felicidade depende mais do que temos nas nossas cabeças do que nos nossos bolsos” — Arthur Schopenhauer

Filósofo alemão do século XIX, Schopenhauer é considerado um dos mais pessimistas da história, mas, mesmo assim, ele também manifestou o seu ponto de vista acerca da ideia de felicidade. Com a frase acima, ele fez questão de criticar o materialismo, ou seja, a ideia de que ser feliz depende do dinheiro ou dos bens que uma pessoa possui.

Para o filósofo, a felicidade depende do que temos em nossas cabeças, ou seja, de nossas ideias, pensamentos, sentimentos e lembranças. Muito mais do que o que uma pessoa tem, a sua felicidade se traduz naquilo que ela viveu, nos lugares que conheceu, nas pessoas que amou e nas coisas que aprendeu.

“Aquele que nunca viu a tristeza nunca reconhecerá a alegria” — Khalil Gibran

Essa é uma daquelas frases que parecem bastante simples, mas que trazem consigo um significado mais profundo. Ela reflete a visão de Khalil Gibran, poeta de origem libanesa, radicado nos Estados Unidos.

Uma pessoa só reconhece um momento de alegria porque sabe o que é a tristeza. Da mesma forma, nós jamais teríamos consciência do conceito de luz se a escuridão não existisse. Isso quer dizer que a vida é naturalmente feita de altos e baixos, mas ambos são importantes, afinal de contas, um momento dá a referência para o outro. Quando passamos por momentos difíceis, desenvolvemos a capacidade de dar cada vez mais valor aos momentos felizes.

“Felicidade é ter algo o que fazer, ter algo o que amar e algo o que esperar” — Aristóteles

Aristóteles dispensa apresentações. Filósofo grego, dedicou a vida ao questionamento e à reflexão sobre diversos temas, como ética, democracia, amor, existência e felicidade.

Podemos resumir a sua frase em três palavras: propósito, amor e esperança. Propósito significa compreender o porquê de você existir, procurando ser útil de alguma forma. Amor significa compartilhar os bons e os maus momentos com amigos, familiares e todos aqueles por quem desenvolvemos afeto. Por fim, a esperança é o sentimento de espera; de otimismo porque dias melhores sempre estão por vir.

“Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho” — Thich Nhat Hanh

Se você já acessou alguma rede social em algum momento da sua vida, certamente já se deparou com essa frase, não é mesmo? Ela é de autoria de Thich Nhat Hanh, um monge budista, poeta e escritor vietnamita.

A ideia central dessa frase é a de que a felicidade consiste muito mais em aproveitar o percurso do que em cruzar a linha de chegada. É claro que é importante alcançar os nossos objetivos, mas não podemos associar a ideia de felicidade apenas a esses momentos. Ao longo de toda a jornada, é possível vivenciar momentos positivos ao lado daqueles que caminham conosco.

“Se quer viver uma vida feliz, amarre-se a uma meta, não às pessoas, nem às coisas” — Albert Einstein

Para o físico alemão Albert Einstein, a felicidade depende de nossas metas. Uma pessoa que não tem objetivos desistiu de viver, não é mesmo? Por isso, sempre que alguém tem algum objetivo, essa pessoa vive com ânimo, com motivação e com propósito. Seja criar um filho, conduzir uma carreira, aprender um idioma, comprar um imóvel ou ajudar alguma causa específica, todas essas missões dão sentido à nossa existência, tornando cada pessoa mais feliz e realizada.

Segundo Einstein, não podemos associar a nossa felicidade às coisas ou às pessoas, pois ambas são passageiras. Nenhuma pessoa ou objeto é eterno. No entanto, o nosso propósito de vida, desde que seja verdadeiro, pode nos acompanhar do começo ao fim.

“A suprema felicidade da vida é ter a convicção de que somos amados” — Victor Hugo

Victor Hugo foi um célebre romancista e artista francês. Ele associa a ideia de felicidade ao amor, isto é, à nossa capacidade de amarmos e de sermos amados. Como se diz popularmente, ninguém é feliz sozinho. Aliás, ninguém pode viver sozinho.

Todos nós precisamos de amigos, amores, familiares, vizinhos, colegas — e é possível amar essas pessoas, cada uma à sua maneira. Cada relação que estabelecemos é sempre uma relação de troca, em que todos nós temos algo a dar e algo a receber. A beleza da vida está nessa troca, e ela o que nos faz verdadeiramente felizes.

“Liberdade é o espaço que a felicidade precisa” — Fernando Sabino

Escritor e jornalista mineiro, Fernando Sabino defende que a felicidade depende da nossa liberdade. O conceito de liberdade consiste em fazermos tudo aquilo que desejamos, desde que essas ações não sejam prejudiciais a nós mesmos ou a qualquer outra pessoa.

É impossível que alguém seja feliz se não se sentir livre — e isso vale para a vida familiar, para os relacionamentos amorosos, para a carreira e até mesmo para as amizades. Seja livre e dê liberdade àqueles que convivem com você, pois ninguém é posse de ninguém.

Retomando a pergunta do primeiro parágrafo, o que é ser feliz em sua opinião? Agora que você já teve contato com diferentes pontos de vista, qual deles mais fez sentido para você? Deixe o seu comentário no espaço abaixo.

Por fim, como a felicidade é sempre maior quando compartilhada, que tal compartilhar este artigo com todos os seus amigos, colegas e familiares?

Imagem: Por pathdoc