Em uma escala de 0 a 10, o quanto costuma questionar as coisas antes de tê-las como verdade? Já parou para pensar que é um indivíduo livre para seguir qualquer caminho que desejar, sem precisar seguir a maioria? Para alguns, a resposta para esse questionamento pode até ser óbvia, entretanto, muitos ainda vivem sem se questionar a respeito do que realmente querem para suas vidas.

Convido você a refletir a respeito da importância da arte de questionar, enquanto faz a leitura deste artigo.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante desenvolvimento!
Clique aqui e descubra como isso é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

Por que é importante questionar?

O mundo tem oito bilhões de habitantes, dos quais pouco mais de 200 milhões são brasileiros. Você acha que todas essas pessoas são iguais e desejam as mesmas coisas para as suas vidas? Certamente que não, contudo, muitos acham que sim ou que deveriam desejar as mesmas coisas, com isso, acabam por seguir caminhos que não gostariam, o que gera frustração e infelicidade.

É fato que grande parte das pessoas segue uma sequência de etapas na vida que são semelhantes, como estudar, trabalhar, conhecer uma pessoa especial, se apaixonar, casar e ter filhos. Para muitos, essas realizações fazem sentido, para outros, não. Existem aqueles que vão preferir abrir seu próprio negócio, viajar pelo mundo, se casar mas não ter filhos, se dedicar a uma missão em outros país, são muitas as possibilidades.

Lembrando que não há problema algum em seguir as etapas consideradas como padrão, desde que o faça por um desejo genuíno e não para se encaixar. Esse é um dos motivos pelo qual se questionar é tão importante, para refletir e buscar dentro de si respostas antes de tomar decisões importantes, evitando correr o risco de colocar os desejos dos outros na frente dos seus.

PSC

Mais uma razão pela qual devemos sempre questionar é para evitar nos deixarmos levar pela opinião de terceiros, sem nos dar a chance de discernir o que realmente pensamos sobre o assunto. Hoje, com a facilidade de compartilhar ideias através das redes sociais, é fácil se deixar levar por influências externas.

Mais do que nunca, é importante exercer o questionamento, para que não se contente com informações prontas que chegam até você e vá buscá-las na fonte. Assim, poderá pesar os lados, consultar os seus valores e, finalmente, formar a sua opinião que, de qualquer maneira, poderá sofrer influências, mas sempre com a sua confirmação final, sem permitir que terceiros pensem no seu lugar.

7 Motivos para dominar a arte de questionar em sua vida

Veja, abaixo, sete motivos pelos quais dominar a arte de questionar é fundamental para ter uma vida plena, alcançando a satisfação pessoal e o sucesso profissional.

1 – Leva ao aprendizado

Existe uma fase do desenvolvimento infantil em que a criança começa a fazer muitas perguntas. Esses questionamentos as ajudam a explorar o mundo e aprender uma série de coisas novas. Conforme crescem, muitos deixam o questionamento de lado, se esquecendo do quanto evoluíram através dele. Uma pessoa questionadora é, acima de tudo curiosa e interessada, ela quer saber mais sobre as coisas e isso é fantástico, gerando benefícios para todas as áreas da vida.

2 – Mostra o caminho para a felicidade

Aqueles que dominam a arte de questionar e a utilizam para fazer perguntas a si mesmos conseguem, dessa forma, encontrar o caminho para a própria felicidade. O fato de sempre se perguntarem o que desejam para a vida pessoal, a carreira e até mesmo situações pequenas, como ir ou não a determinado lugar, permite que sejam sempre fiéis à sua essência e esse é o único caminho para ser feliz.

3 – Ajuda a saber o que deve priorizar

Na vida, estamos sempre cercados por opções, é quase como se vivêssemos em um jogo de videogame, em que precisamos escolher o que fazer e em qual ordem fazer. E o questionamento é uma ferramenta fantástica para você saber o que deve ou não priorizar, porque, em vez de simplesmente fazer as coisas, irá se perguntar se aquilo é verdadeiramente importante e está alinhado com os seus objetivos.

4 – Evita que meça sua vida pela régua dos outros

Se não nos policiarmos, corremos o grande risco de medirmos a nossa vida pela régua dos outros e isso começa logo no final da infância e início da adolescência. Começamos querendo o brinquedo igual dos amigos, depois as roupas, ir aos mesmos lugares e assim por diante. Isso é natural até certo ponto, mas é importante se manter alerta e se questionar para evitar seguir a cartilha dos outros e deixar de lado as suas vontades.

5 – Estimula o diálogo nos relacionamentos

O diálogo é a base dos relacionamentos saudáveis e isso se aplica a casamentos, amizades e a relação com a família. Questionar o outro sobre suas atitudes, seus pensamentos e, também, quando algo não vai bem é essencial para que os ponteiros se acertem, as divergências se resolvam e possam seguir em harmonia, crescendo e aprendendo um com o outro.

6 – Você se torna uma pessoa aberta ao novo

O questionamento é, também, um convite para explorar o novo, conhecer mundos diferentes e, então, escolher o que fizer sentido para sua vida. Adotar essa postura é extremamente positivo porque evita que viva seguindo moldes predeterminados por terceiros e faça escolhas para sua vida pessoal e carreira com consciência.

7 – Permite que contribua para um mundo melhor

Até aqui falei sobre o quanto a arte de questionar é positiva do ponto de vista pessoal, mas é preciso lembrar que ela também é fantástica em relação à sociedade. Se não houvesse pessoas questionadoras no mundo, certamente estaríamos agindo até hoje como no passado, com os mesmos preconceitos e tabus.

O questionamento amplia nossa visão sobre o mundo, nos permite conhecer, explorar, descobrir o que faz sentido para nós e o que não faz. A partir do momento em que você se torna uma pessoa questionadora, está influenciado aqueles com os quais convive a fazerem o mesmo e isso é libertador! Quanto mais as pessoas se questionarem e buscarem sua felicidade, sem prejudicar os outros, melhor será o mundo em que vivemos.

Aproveite para compartilhar sua opinião a respeito do tema abaixo e compartilhar este conteúdo em suas redes sociais, levando a arte de questionar adiante!