A principal habilidade que um Coach precisa ter é saber fazer perguntas inteligentes, que gerem reflexão no coachee, que é o seu cliente. Assim, o próprio indivíduo irá buscar dentro de si as respostas e, consequentemente, encontrar o caminho para o seu desenvolvimento. Entretanto, é importante ressaltar que não é qualquer tipo de pergunta, são questionamentos poderosos, direcionados para uma pessoa específica, a fim de fazê-la pensar a respeito de sua vida atual, suas crenças, medos e, claro, sobre onde ela deseja chegar.

A grosso modo, o Coach ensina o seu coachee a pescar ao invés de simplesmente lhe entregar os peixes. Assim, através de perguntas inteligentes e diversas outras ferramentas fantásticas, esse profissional irá preparar o seu cliente para que ele se torne um pescador extraordinário e possa continuar o seu caminho sozinho, pescando peixes cada vez maiores. Se deseja saber mais a respeito de como essas perguntas são feitas e dos seus resultados, continue acompanhando.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

Principais Características das Perguntas Inteligentes Feitas Por um Coach

Como o próprio nome sugere, as perguntas inteligentes não são questionamentos sem fundamento, pois possuem um propósito, que é levar o interlocutor a refletir a respeito de determinado assunto. Confira, a seguir, as principais características das perguntas feitas durante as sessões de Coaching.

1 – Criam uma Conexão

A relação entre o Coach e o seu coachee precisa ser positiva para que o segundo se sinta à vontade para se abrir e fornecer as informações que o primeiro precisa para seguir com o processo. As perguntas têm um papel importante na criação dessa conexão porque, através delas, o profissional demonstra o seu interesse no que o cliente diz e, como os seres humanos gostam de serem ouvidos, o indivíduo se sente confortável para compartilhar seus pensamentos, receios e sonhos.

2 – Geram Reflexão

Além de criarem conexão, as perguntas inteligentes levam o coachee a refletir e, através das respostas que ele der, o Coach terá a oportunidade de conhecê-lo melhor e definir os caminhos a serem seguidos durante o processo. E, também, enquanto reflete, o indivíduo passa a se conhecer melhor, descobrir em seu interior qualidades que não havia se dado conta que possuía, pontos a serem melhorados, crenças limitantes que estejam comprometendo seu desenvolvimento e mais uma série de informações valiosas.

3 – São Personalizadas

PSC

Um bom Coach jamais irá para uma sessão com uma lista de perguntas decoradas, pois cada indivíduo é único e é essencial que as questões sejam personalizadas para cada caso. É claro que é interessante se preparar previamente e ter algumas ideias em mente, um repertório a ser consultado, mas sempre com o pensamento de que é necessário deixar o processo fluir naturalmente. Por mais clientes que o profissional já tenha atendido, cada um que surge é uma pessoa nova, completamente diferente das anteriores.

4 – Têm Ligação Entre Si

As perguntas poderosas e inteligentes são aquelas que têm algum tipo de ligação entre si, afinal não se trata de uma entrevista e sim de uma conversa de Coaching, que tem um objetivo. Aqui, voltamos ao item anterior, porque é fundamental que o próximo questionamento a ser feito tenha ligação com a resposta dada pelo coachee e, por isso, é muito importante que não sejam perguntas prontas e decoradas. O profissional precisa ser criativo e estar preparado para conduzir esse diálogo de modo que ele tenha um significado maior e não seja apenas uma sucessão de questões sem conexão.

5 – São Questões Abertas

Para que o coachee se sinta motivado a se abrir, é essencial que as perguntas sejam abertas. Questões fechadas devem ser evitadas porque não geram reflexão, pelo contrário, geralmente são feitas com o intuito de induzir o indivíduo a responder de determinada maneira, concordando com o locutor. Então, se a intenção é realmente abrir a cabeça do indivíduo, as perguntas feitas pelo Coach devem ser abertas, para que ele tenha liberdade de compartilhar o que pensa e sente. Confira os exemplo a seguir.

  • Questão fechada: você deseja mesmo realizar essa mudança em sua vida?
  • Questão aberta: como você deseja realizar essa mudança em sua vida?

Perceba que no primeiro exemplo o natural é que a pessoa responda apenas “sim” ou “não”. Já na segunda ela tem a possibilidade de falar mais e se expressar livremente.

6 – São Livres de Julgamento

Outra característica importante das perguntas inteligentes feitas por um Coach é que elas são livres de julgamento. Desse modo, ao ouvir cada questão, o coachee não se sentirá envergonhado ou induzido a dar determinada resposta. Uma pergunta do tipo: “você acha correto ter determinada postura?”, vem carregada de uma certa ideia de que aquilo não é o certo. Por essa razão, uma pergunta verdadeiramente poderosa deve sempre seguir uma linha aberta, como, por exemplo: “o que você acha de determinada postura?”.

7 – As Respostas São Ouvidas

Além de todas as características citadas, as perguntas poderosas feitas pelo Coach devem ter suas respostas ouvidas na essência, com o máximo de atenção. Afinal, não basta perguntar, é preciso realmente ter interesse em escutar o coachee para conhecê-lo melhor e, assim, definir os caminhos que o processo irá seguir para que os objetivos desejados sejam alcançados. Além disso, é através da escuta de uma resposta que o profissional será capaz de identificar a próxima pergunta inteligente a ser feita durante a conversa de Coaching.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

A Importância das Perguntas Inteligentes Durante o Processo de Coaching

As perguntas assumem um papel tão importante dentro do processo de Coaching por alguns motivos, veja quais são eles.

  • Elas tornam as sessões mais interativas;
  • Ajudam o Coach a entender o que está impulsionando determinados comportamento do coachee;
  • Através das perguntas o Coach cria condições para que o coachee encontre as respostas;
  • Quando o indivíduo encontra as respostas sozinho, o ensinamento se torna muito mais forte do que se aquilo fosse dito a ele na forma de um conselho;
  • As perguntas acionam as capacidades cognitivas do ser humano, gerando a inquietação necessária para se chegar ao desenvolvimento.

Espero que tenha gostado de saber mais a respeito dessa arte fantástica dominada pelos Coaches de fazer perguntas inteligentes e poderosas. Aproveite para enviar este artigo aos seus amigos e compartilhar o conhecimento!

Créditos da Imagem: Por GaudiLab – ID da foto stock livre de direitos: 552386818