Muitas pessoas sonham em ter uma casa própria, trocar de carro, viajar para o exterior, escrever um livro, montar seu próprio negócio, quitar dívidas, fazer um novo curso, formar uma família e por aí. Esses são apenas os desejos mais comuns, mas existem muitos outros. Cada um tem objetivos diferentes de vida e isso é maravilhoso!

O artigo de hoje vai mostrar a importância de se colocar os pés no chão para avaliar e realizar os seus maiores sonhos. Continue lendo para acompanhar!

Qual é o seu sonho?

Qual é o seu maior sonho de vida e o que você tem feito para realizar este sonho? O dinheiro funciona como um facilitador para a maior parte da realização dos sonhos, independentemente de ser algo material ou não.

Do lado material, podemos considerar alguns exemplos como comprar a própria casa, ter um carro e viajar. Do outro lado, podemos considerar a chegada de um bebê e a graduação completa. Todos esses casos necessitam que se tenha dinheiro.

Apesar de estarmos vivendo em um mundo que se importa muito com bens materiais, vale lembrar que sentimentos não tem valor! Nenhum dinheiro se compara a sensação de realização ao comprar um bem material, conseguir sustentar uma criança ou se formar.

Análise financeira

Responda rápido: como está sua situação financeira? Reflita se você tem conseguido manter a poupança em dia, economizar e controlar os gastos regularmente.

PSC

Poupar dinheiro é uma das tarefas mais difíceis que existem. Existem muitos fatores internos e externos que influenciam no modo como você gasta seu dinheiro.

Do lado interno está a impulsividade. Existem muitas pessoas que não consegue controlar a compra de bens materiais; a obtenção de experiências constantes, tais como jantar fora; vício em jogos de azar; a ajuda a um familiar ou amigo que está passando por necessidades; e mais.

Já os fatores externos não podem ser gerenciados pela pessoa. São fatos como uma crise financeira no país; roubo; trapaça de amigos ou familiares; aumento do custo de vida; e muitos outros.

Como guardar dinheiro

Saiba que um bom planejamento financeiro pode auxiliar a tirar seu sonho do papel e colocá-lo cada vez mais perto de você. Não é necessário economizar rios de dinheiro por mês, é preciso apenas administrar corretamente o que você tem.

Claro que a teoria é mais fácil que a prática, pois a realidade exige ultrapassar todos aqueles fatores internos que falei antes. Mas, se você continuar lendo esse artigo, vai conferir algumas dicas bem valiosas. Vamos lá?

8 dicas para investir em um bom planejamento financeiro

Confira 8 passos para fazer um planejamento de investimento pessoal eficaz:

  1. Acompanhe suas receitas e despesas regularmente: o primeiro passo para fazer um planejamento de investimento pessoal é analisar sua atual vida financeira. Verifique suas despesas e débitos vencidos e pense em como poderá quitá-los antes de fazer novas dívidas.
  2. Compare preços antes de comprar: antes de ficar comprando tudo o que você quer ou necessita, analise e compare os preços. Você pode fazer uma boa economia optando por produtos ou serviços com maiores descontos, por exemplo.
  3. Compre apenas o que é realmente necessário: faça o possível para adquirir apenas os itens que realmente necessita. Ao ir ao supermercado, por exemplo, leve uma lista com os produtos que precisa comprar. Quando for ao shopping, evite passar em frente de lojas que despertam seu desejo de compra. Ainda está difícil? Lembre-se de qual é o seu objetivo maior e evite fazer mais gastos.
  4. Evite pagamentos parcelados: os pagamentos parcelados esticam as dívidas por vários meses, o que pode ser uma cilada. Isso porque, quando você tem muitas compras parceladas e precisa adquirir alguma coisa, a tendência é parcelar novamente e fazer ainda mais despesas. Por isso, o ideal é evitar o parcelamento e, caso seja necessário, tente dividir em poucas parcelas, que levarão menos tempo para serem sanadas.
  5. Tenha metas: não adianta ter sonhos, sem definir metas e prazos para que eles sejam concretizados. Por isso, tenha em mente o que deseja realizar e coloque no papel as metas que deverão ser cumpridas para ficar mais próximo do seu objetivo. Defina o que você deve fazer e, principalmente, quanto tempo isso vai levar. Um cronograma detalhado pode ajudar muito.
  6. Seja realista: planeje seus orçamentos e despesas de acordo com a sua realidade e não faça débitos absurdos para concretizar seus objetivos de uma forma mais rápida. Tenha paciência e calcule tudo antes de fazer qualquer coisa, planeje seus investimentos e evite ficar no vermelho no futuro.
  7. Analise sua evolução financeira mensalmente: se você conseguiu administrar seus débitos e sobrou uma graninha para poupar todo mês, não se esqueça de acompanhar sua evolução até alcançar a meta estabelecida. Para isso, utilize uma planilha com todos os seus gastos e lançamentos.
  8. Viva de acordo com a sua realidade: não queira ter mais do que pode. Viva de acordo com o seu próprio padrão de vida, e se informe sobre investimentos e como realizá-los de acordo com a sua atual condição financeira.

Quer mais uma recomendação extra que vale ouro? Faça coaching financeiro. O profissional do setor (coach) ajuda você (coachee) a entender sua situação financeira atual, criar objetivos, estabelecer metas, elaborar um planejamento e dicas para se manter na linha. O intuito não é resolver sua vida econômica, mas fazer com que você entenda mais sobre si mesmo para identificar quais são os pontos sabotadores que não lhe deixam ter um cotidiano financeiro saudável. Aqui você encontra mais informações a respeito desse método transformador.

E você, quais outras dicas considera importantes para fazer um planejamento pessoal financeiro? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe o conhecimento nas suas redes sociais!

 

Copyright: 1020271345 – https://www.shutterstock.com/pt/g/tashatuvango