Businessman,Running,To,The,Success,Flag,On,Top,Of,The

8 Passos para conquistar a Ascensão Profissional

Por: José Roberto Marques | Blog

O mercado de trabalho anda cada vez mais competitivo e conquistar um lugar de destaque demanda empenho. A tão sonhada ascensão profissional é o resultado de uma série de ações relevantes para se tornar mais interessante para o mercado.

Para quem está em busca do sucesso na carreira, apresentaremos a seguir 8 passos para alcançar esse lugar diferenciado.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante desenvolvimento!
Clique aqui e descubra como isso é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

Ascensão Profissional: 8 Passos para conquistá-la

Você sonha em se destacar na carreira profissional? Então, vai gostar de conhecer com mais detalhes os passos necessários para alcançar a sua ascensão!

1. Elabore seu plano de carreira

O plano de carreira nada mais é do que um mapa que indica os passos que precisam ser dados rumo ao sucesso. Defina e coloque no papel quais são as suas metas e objetivos, indicando prazos e investimentos necessários.

Através desse planejamento você conseguirá definir quais cursos de qualificação e idiomas precisa fazer para ser promovido, por exemplo. É fundamental que o seu plano de carreira tenha metas e objetivos realistas e que sejam periodicamente revisados para se alinhar à sua trajetória profissional.

2. Mantenha-se atualizado

Todo dia ocorre alguma mudança no mundo e em diferentes segmentos de atuação. Para alcançar a ascensão profissional é essencial estar atualizado com essas transformações. Além de conhecer as inovações tecnológicas do seu setor, é essencial se atualizar acompanhando livros, blogs, workshops, entre outros.

Para ser alguém de destaque em seu mercado, você deve estar pronto para oferecer o que o setor necessita. As empresas desejam ter em seus quadros de funcionários pessoas que agreguem aos seus produtos ou serviços. Sendo assim, se dedique a aprender sobre as últimas tecnologias desenvolvidas no seu setor.

3. Invista em uma pós-graduação

Se você almeja a ascensão profissional, conquistando cargos mais elevados, com salários melhores, é essencial que invista em uma pós-graduação. Sua qualificação apenas com a graduação pode significar estagnar a sua posição no mercado de trabalho. O seu currículo precisa ser enriquecido para que você seja alguém mais relevante em seu setor.

Além de ser positivo para o seu currículo, a pós-graduação permite contato com professores especialistas que, muitas vezes, atuam no mercado. Isso te ajuda a estabelecer networking de forma que possa expandir seus horizontes. Duas boas opções são a especialização e o MBA.

O foco da especialização é aprimorar técnicas e conhecimentos de uma área específica. O MBA possui o mesmo foco, mas é direcionado à área de gestão. Boa opção para quem deseja cargos de liderança. Para quem tem uma rotina atribulada, mas deseja estudar, é interessante conhecer opções de ensino à distância (EAD).

4. Invista no networking

Como já citamos, o networking é fundamental para conquistar a tão sonhada ascensão profissional. Estabelecer uma rede sólida de contatos profissionais te ajudará a trocar experiências com outras pessoas e ficar a par de oportunidades. Há oportunidades de fazer networking através de outro curso de graduação, uma pós-graduação, participando de eventos ou até através de sua rede de amizades.

Você é feliz?

Dentre as vantagens que o networking oferece para a carreira profissional estão trocar experiências e poder estabelecer parcerias profissionais. Por meio de contatos da sua network é possível ampliar sua capacidade de negociação comercial e, até, conseguir uma recolocação no mercado de trabalho.

5. Potencialize sua inteligência emocional

Tão importante quanto ser academicamente qualificado para vagas de maior responsabilidade é ter um comportamento corporativo adequado. A rotina de trabalho pode ser bastante estressante, sendo relevante saber como lidar com a pressão. Os prazos apertados e colegas sem muito tato estão presentes em quase todos os ambientes de trabalho.

Para passar bem por essas situações é importante estar com a sua inteligência emocional blindada. Manter a serenidade, mesmo nos momentos mais difíceis, é imprescindível para tomar decisões melhores para o seu desempenho e para a sua carreira. Ser um bom mediador e uma pessoa tranquila, mesmo diante de conflitos, te ajudará a alcançar posições de gestão e liderança.

6. Foque em ser proativo

A proatividade é um passo muito importante para quem deseja conquistar a ascensão profissional. Se você deseja ganhar destaque em seu setor é importante estar preparado para resolver as principais pendências da companhia para a qual trabalha. Além de cumprir as suas tarefas dentro dos prazos predeterminados, é preciso se mostrar disponível para os colegas.

Também é importante ser proativo no tocante ao desenvolvimento de boas relações com seus companheiros de trabalho. Disponha-se a ajudar quem estiver com dificuldade e crie laços que podem te ajudar a ascender profissionalmente com mais facilidade. A forma como você contribui para o bom desempenho dos seus colegas também é observada. Trata-se de algo essencial para assumir um cargo de liderança.

7. Seja produtivo e não ocupado

Esse é outro passo bastante importante que te ajudará a criar diferenciais no mercado. Pessoas ocupadas não são produtivas, pois estão o tempo todo com alguma ocupação que não, necessariamente, é relevante. O indivíduo produtivo é aquele que tem ciência de tudo o que precisa fazer e em que tempo irá fazer.

O mercado está cada vez mais voltado para quem foca na produtividade e não na ocupação. Empregue seu tempo na criação e realização de soluções práticas que ajudarão a companhia a se posicionar mais competitivamente.

Ser observador é essencial para compreender e atender as necessidades dos consumidores. Ao oferecer boas respostas, você demonstra todo o seu potencial para se posicionar da melhor maneira.

8. Esteja aberto para desafios

Se você almeja ter uma carreira direcionada para o sucesso, deve estar aberto para os desafios. Não se subestime, toda a dedicação que tem para se qualificar se reverterá em ferramentas para resolver intrincadas questões. O ideal é trabalhar com foco em sempre fazer algo diferente e de dimensão maior para consolidar sua carreira.

Sempre que você investe em se qualificar, cria mecanismos para resolver desafios. Essa é uma forma relevante de criar diferenciais para se dar bem no mercado. A ascensão só acontece para aqueles que estão preparados para responder de forma correta aos estímulos e necessidades do seu setor.

Gostou de conhecer os 8 passos para conquistar a ascensão profissional? Coloque em prática! Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

Imagem: Por pichit

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: