Iniciar uma carreira é uma tarefa ousada. Isso vale tanto para quem está começando a idade adulta e ingressando no mercado de trabalho como para quem já tem mais idade, mas está se aventurando numa nova área profissional.

O mercado atual nunca esteve tão concorrido e competitivo. As exigências que se fazem para as vagas, mesmo para um estágio, não são poucas. No meio desses desafios, às vezes parece não haver espaço para nós. Quando essa ansiedade bater, respire fundo e lembre-se das dicas a seguir para que você seja muito bem-sucedido nos caminhos que escolher percorrer.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um Presente!

1. Escolha uma carreira que faça sentido para você

Quando saímos da escola aos 17 ou 18 anos, achamos que sabemos muito bem quem somos e o que queremos. No entanto, somente a vida adulta e as experiências que acumulamos dizem de fato o que nos faz verdadeiramente felizes — e isso inclui as nossas escolhas profissionais.

Acabamos escolhendo profissões que pagam salários mais altos, que sejam recomendações de amigos e familiares, ou simplesmente que sejam as ocupações “da moda”. No entanto, nos esquecemos do principal: aliar o que fazemos bem ao que gostamos de fazer.

Ninguém merece dedicar a vida profissional a algo que não dê o mínimo de prazer ou que não faça sentido. Por isso, leve outros aspectos em consideração, mas foque naquilo que você gosta e que sente que pode passar a vida fazendo.

2. Estude sempre

PSC

Para que uma pessoa seja bem-sucedida numa profissão, ela precisa estudar e adquirir o máximo possível de conhecimentos. Por mais que algumas pessoas defendam a ideia de que ninguém precisa de diploma para se dar bem, é melhor não arriscar e estudar.

O ensino médio, o ensino técnico, o ensino superior, as especializações, os cursos livres, os mestrados, os doutorados e os cursos de idiomas seguem sendo importantes elementos de um currículo. Aproveite cada uma dessas oportunidades e aprenda. Cada conhecimento é válido na construção de uma carreira de sucesso. E nunca (nunca mesmo!) pare de aprender, pois todo profissional precisa se atualizar com frequência para não ficar para trás.

3. Não tenha medo de começar por baixo

Na juventude, é natural que surja uma ambição de crescer e de vencer na vida. No entanto, é preciso compreender que essa trajetória de sucesso não será construída de uma hora para a outra. Ela exigirá alguns sacrifícios, especialmente no início.

Os salários do começo serão mais baixos, e as atividades não serão assim tão estimulantes. Entretanto, esses primeiros anos são essenciais para adquirir alguma experiência no mercado de trabalho. Os estágios, por exemplo, são as portas de entrada para a carreira e fazem muita diferença no início.

No começo da jornada, não temos muito o que escolher (dentro do bom senso, é claro!). O jeito é abraçar as oportunidades que surgirem e extrair de cada uma delas todo o aprendizado que for possível.

4. Administre a sua ansiedade e confie em si mesmo

Como citamos anteriormente, a jornada do sucesso não é uma trajetória linear, mas gradativa e lenta, passo a passo, degrau a degrau. Nesse processo, muitas vezes surge a sensação de que os sacrifícios não compensam ou de que os esforços não valem a pena. Estágios, escola, faculdade, são tantas as cobranças e tão poucos os retornos, não é mesmo?

É natural que essa ansiedade surja. Quando ela aparecer, respire fundo e entenda que é assim mesmo, para todo mundo. Aos poucos, você acumula conhecimento, obtém formações e consegue progredir para posições melhores em sua carreira. No entanto, isso não vai acontecer da noite para o dia.

Ah, e evite comparar a sua vida profissional com a de outras pessoas. Siga o seu caminho e não se preocupe com as trajetórias dos outros. Cada um tem o seu momento de crescer!

5. Cuide das suas redes sociais

Você sabia que boa parte dos recrutadores acessa as redes sociais das pessoas antes de contratá-las? Portanto, cuide da sua imagem, pensando sempre no tipo de texto que você escreve, de informação que compartilha e de foto que publica. No Facebook e no Instagram, por exemplo, você tem liberdade para ser quem é, desde que não ofenda a liberdade de ninguém.

É o Linkedin, contudo, a rede social de que você mais deve cuidar no que diz respeito à sua carreira. Ele permite que você construa o seu currículo online, publique conteúdos profissionais relevantes e candidate-se a diversas vagas. No entanto, como essa rede é exclusivamente profissional, faça interações apenas profissionais, OK? Deixe a vida pessoal para outras redes.

6. Aprenda a fazer networking

Networking significa rede de contatos. Quanto mais pessoas você conhecer, mais terá a chance de fazer parcerias com elas na busca por um emprego. Todo mundo precisa de algum tipo de ajuda, especialmente no início de uma carreira. Portanto, mantenha contato com os seus colegas de empregos antigos e dos tempos de escola ou de faculdade. Além disso, utilize as redes sociais para ampliar a sua rede e fazer novos contatos. Participar de eventos em sua área também é uma ótima dica nesse sentido!

Da mesma forma que essas pessoas podem ajudá-lo, porém, lembre-se de que você também deve ajudá-las. O networking é sempre uma via de mão dupla. Não apareça apenas quando estiver necessitado de algo.

7. Entenda que os “nãos” fazem parte do processo

Especialmente no início da carreira, quando as pessoas ainda não têm muita experiência no mercado de trabalho, é natural ouvir um “não” atrás do outro em processos seletivos. Contudo, não desanime. Talvez o seu perfil não tenha sido compatível com aquela vaga, mas isso não quer dizer que não exista espaço para você no mercado.

Procurar um emprego numa nova carreira é um trabalho que exige estudo, determinação, persistência e muita paciência. Apenas certifique-se de que você esteja procurando por vagas compatíveis com as suas competências e siga em frente. Seja resiliente, pois, quando menos esperar, a oportunidade certa vai aparecer.

8. Aproveite todas as oportunidades de conhecimento que surgirem

Por fim, lembre-se de que o seu desempenho na sua carreira é diretamente proporcional aos conhecimentos que você adquire e desenvolve. Conhecimento, entretanto, não significa apenas o que se aprende na escola, na faculdade e nos cursos técnicos. As formações são importantes, mas não são tudo.

Viagens, filmes, livros, passeios culturais, exposições, peças de teatro, intercâmbios, notícias, conversas e experiências de vida em geral são muito enriquecedoras, pois ampliam o seu repertório cultural. Isso faz de você uma pessoa com mais conhecimentos gerais, comunicação eficaz e criatividade — competências exigidas em basicamente qualquer profissão hoje em dia!

E você, tem colocado as dicas acima em prática? Tem mais alguma sugestão de comportamento útil para quem está iniciando uma nova carreira? Então, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, não se esqueça de levar estas informações a quem mais estiver precisando delas. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Imagem: Por garagestock